.

.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

COELHO NETO: UM POUCO DA HISTÓRIA DOS 119 ANOS


O Município de Coelho Neto possui uma extensão territorial de 976,1 km², faz parte da Mesorregião Leste, Microrregião de Coelho Neto, que compreende, além do próprio, os municípios de Afonso Cunha, Aldeias Altas e Duque Bacelar.

Diz a lenda que a cidade surgiu de um ajuntamento de "currais" as margens do rio Parnaíba, onde "nômades aventureiros" punham o gado para descansar, para depois seguir viagem por via fluvial ou tangendo por terra os animais.

O "Sítio Curralinho" foi fundado em 9 de julho de 1738, pelo sesmeiro Paulo Vaz Freire, que recebeu dos governantes portugueses as terras para cultivo. Elevado à condição de Vila em 1874, somente em 31 de outubro de 1893 foi oficialmente transformado no município de Sant"Anna do Curralinho. Foi a Câmara de Buriti de Inácia Vaz que instalou o município dando cumprimento à Lei nº 1.053 de junho de 1874.
No mesmo ano da emancipação, 1893, realizaram-se as primeiras eleições para a escolha de vereadores e do 1º Intendente ( nome que até cerca de 1930 se deu aos chefes do poder Executivo Municipal, hoje prefeitos).

No ano de 1910 foi extinto o Município de Sant"Anna do Curralinho ficando à administração sob responsabilidade do Município de Buriti de Inácia Vaz. Quatro anos depois, em 1914, foi restabelecido o direito do município decidir a sorte de seu destino. Foi a "reconquista" da emancipação obtida em 1893.

A substituição do nome Sant" Anna do Curralinho por Coelho Neto deu-se através do Decreto-Lei nº 746 de 22 de dezembro de 1934, em homenagem ao escritor, prosador, jornalista, professor, romancista, poeta, teatrólogo e político, "principe dos prosadores brasileiros", Henrique Maximiniano Coelho Neto, que morreu naquele mesmo ano.
Fonte: A Cidade de Coelho Neto no Estado do Maranhão - Milson Coutinho
Fotos: Acervo Nonato Sampaio (antigas), Josiel (recente).

PARABÉNS, COELHO NETO, PELOS 119 ANOS


Por: Carlos Eduardo Costa Machado – 10 anos

            I

Coelho Neto, terra querida,
Nos teus 119 anos
Te quero protegida.

              II

Terra amada que nos dá guarida,
Quero cuidar de ti por toda vida.

               III

Aqui nasci e estou a crescer,
Aqui vivo, estudo e quero vencer.

                 IV

Parabéns, Coelho Neto, e feliz aniversário,
Que seja abençoada por Deus
E nunca abandonada pelos teus.
Obs. 1ª fotografia do post: HCC

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

COELHO NETO: 119 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


Coelho Neto, terra de sonhos e esperança. Nos teus tempos idos, alcançastes a glória através do suor e das mãos fortes de tua gente. A grandiosidade do teu nome atravessou fronteiras voando, docemente, sobre as asas do poeta que encanta a todos com a beleza de suas rimas.

Hoje, te recupera da maldade humana que ao perceber quão reluzente era a tua riqueza, usurparam a tua gente, relegando-os à condição de coadjuvantes. Mas, o teu povo guerreiro e forte não se submeteu às agruras impostas pelos desejos ambiciosos dos que não te veneram.

Nos teus 119 anos, te mostra revigorada. Assim como a fênix, ressurgistes para resplandecer diante dos olhos de todos e mostrar a tua grandeza, a tua soberania e a garra do teu povo. Brilhas, novamente, graças ao esforço daqueles que fazem deste pequeno pedaço de chão um santuário.

Estás sendo preparada para, novamente, ser polo econômico. Geradora de riquezas, de emprego e renda para o teu povo. Serás, também, polo educacional e de saúde e, atenderás a quem de ti precisar. Estás ficando mais bela com tuas ruas asfaltadas, calçadas e limpas. Darás aconchego, tranquilo, para os teus e aos que te visitam.

 As águas murmurantes do “Velho Monge”, que margeiam o nosso chão, não tardarão a entrar em nossos lares pela canalização, trazendo fartura e suavidade nas tardes quentes de verão. A tua história, as tuas tradições culturais e religiosas estão sendo valorizadas e a tua gente percebida e respeitada.

 O teu futuro está desenhado no caderno do destino. Está determinado por Deus que a tua gente será, sempre, vitoriosa e alcançarás através dos braços dos que te amam a plenitude de todos os sonhos. Os raios do sol que te iluminam serão sempre reluzentes e te protegerão da escuridão que apavora.
 Parabéns, Coelho Neto, pelos 119 anos de emancipação política.

sábado, 27 de outubro de 2012

O GRANDE MEDO


Um leitor assíduo de nosso blog, atento aos movimentos da oposição, nos enviou um e-mail relatando o grande medo dos opositores do Prefeito Soliney Silva nos próximos 4 anos. Leia-o:
De:
"Coelho neto"
Para:
carlosmachado65@yahoo.com.br deixou um novo comentário sobre a sua postagem "RIO PARNAÍBA: UMA BELEZA INIGUALÁVEL":

Entregue essa mensagem ao prefeito soliney silva;
... e essa carta descreve o medo da oposição, do Américo de sousa e da Cristiane bacelar veja o que eles disseram ""O nosso maior medo nesses 4 anos é ver que o prefeito soliney estar no comando da prefeitura e que pode fazer muita coisas e conseguir mais votos para o seu possivel sucessor bem que se ele conseguir fazer o projeto habtacional e canalizar a agua do Rio Parnaiba não tem pra ninguem infeslismente é soliney de novo em 2016."" finalizou (A.S).Cristiane Bacelar ""mais não iremos desistir buscaremos forças em 2014 nas eleições estaduais o meu maior medo é que o soliney possa trazer uma UPA isso seria uma tragedia para as pretenções de nossa oposição""..


Diante do que foi exposto pelo nosso leitor, eis algumas informações, bastante, pertinentes e que, certamente, deixarão os pretensos “lideres” oposicionistas de cabelo em pé.

Além das grandes realizações do primeiro mandato (não as citarei, pois todos sabem quais são), nos ateremos, somente, nas sugeridas pelo leitor:

O Projeto Habitacional de mil moradias em parceria com a Caixa foi aprovado, o terreno doado, e por uma questão de documentação da área que foi cedida pelo Grupo Industrial João Santos ainda não foi iniciado. Mais logo, logo será resolvido. E, na área habitacional vem mais coisa por aí. Todos saberão no devido tempo;

É de conhecimento público que a água do Rio Parnaíba já era para estar nas torneiras de nossas casas. Entrementes, por causa de erros no projeto inicial (do ex-prefeito) que não contemplava, por exemplo, o flutuante (uma espécie de boia gigante que fica dentro do Rio com as bombas em cima) e outros, o projeto precisou ser refeito. A boa notícia é que a FUNASA aprovou o Projeto do atual Governo, inclusive a empresa vencedora no processo licitatório já está trabalhando a confecção do flutuante;

Com relação a UPA- Unidade de Pronto Atendimento-. Esse é um grande sonho do Prefeito Soliney Silva. Todos nós sabemos que a ex-prefeita Márcia Bacelar fechou a Policlínica São Raimundo e o ex-prefeito Magno Bacelar fechou o Hospital Ivan Rui. Ficamos, somente, com a Casa de Saúde que precisou ser alugada no inicio do atual Governo para que a população não ficasse sem local de atendimento. Mas, para quem consegui um Centro de Imagens não é impossível conseguir uma UPA. Vêm novidades por aí.

Portanto, caro leitor, se o grande medo da oposição de Coelho Neto são as realizações citadas no e-mail, certamente, Eles ficarão muito desgostosos. Não tenho dúvidas! Só lamento em um ponto: que pessoas que dizem amar o povo de Coelho Neto não queiram que obras, tão importantes, para o nosso povo sejam realizadas na atual gestão. É muita hipocrisia! Que venha a UPA.
Obs. Alguns itens foram omitidos do e-mail para resguardar o anonimato do nosso leitor.
Imagem: massuti.blogspot.com


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

RIO PARNAÍBA: UMA BELEZA INIGUALÁVEL


O Rio Parnaíba, também, conhecido como “Velho Monge” é uma dádiva de beleza inigualável. Sem contar com a importância econômica, social e turística para os habitantes de nossa região. Neste período de intensa estiagem, principalmente, no Nordeste brasileiro chegamos a triste constatação: o nosso “Velho Monge” está secando. Em alguns pontos entre Coelho Neto e Duque Bacelar banhistas estão atravessando toda a extensão do Rio, caminhando, por entre as águas. Parece brincadeira, mas não é.

A cada ano, o Parnaíba fica mais fininho, mais cheio de areia. A balsa que atravessa veículos e pessoas entre Duque Bacelar e Miguel Alves quase que, diariamente, encalha na travessia. São muitos os problemas enfrentados pelo Rio Parnaíba, entre eles se destacam, também: a intensa poluição e a ausência de mata ciliar. Mas, apesar de tudo o nosso “Velho Monge” continua espetacular. Veja uma fotografia que foi encontrada na página do facebook do Vila Nova, que reside em Duque Bacelar. Que obra prima da natureza!



EX-CANDIDATO A PREFEITO CONFIRMA INSATISFAÇÃO NO FACEBOOK


Tentando responder à postagem: oposição de Coelho Neto “racha” com Roseana Sarney, publicada, ontem (25.10), o ex- candidato a prefeito de Coelho Neto, Américo de Sousa-PT-, comentou em sua página na rede social facebook, o seguinte:

A bem da verdade esclareço que nas eleições municipais de 2012, com exceção de nossas 
lideranças coelhonetenses, os únicos mandatários parlamentares ou executivos de expressão estadual que 
participaram minimamente de nossa campanha ao cargo de prefeito de Coelho Neto foram o deputado estadual Zé Carlos - PT e o deputado federal Waldir Maranhão - PP. 

Fica, portanto, evidente a insatisfação do oposicionista com a Governadora Roseana e com o Vice, Washington Luís, ao dizer que, somente, os deputados Zé Carlos e Valdir Maranhão participaram, minimamente, da campanha em Coelho Neto. O Portal Leste Maranhense acertou ao anunciar uma possível debandada de integrantes do grupo para o lado do comunista Flávio Dino em 2014.

A seguir, o petista, assegura que a oposição vai continuar firme e unida para 2014 e 2016, leia:

Reforço, ainda, que não há e nem haverá “racha” na oposição em Coelho Neto, nem 
para 2014 e muito menos para 2016, estamos todos tranquilos e firmes em 
nosso posicionamento de permanecer unidos defendendo os interesses do povo coelhonetense.

Por mais ingênuo que seja o leitor/eleitor, nem assim, acredita-se nessa união, tão sólida, que o petista tenta passar. Conhecendo, como conhecemos, Antônio Bacelar, Márcia Bacelar, Magno Bacelar, Antônio Cruz e Américo de Sousa sabemos que é balela a afirmação. Olhe, lá, se a tal união permanecer até 2014. Ceticismo, no caso, não é pessimismo. É a certeza do que vai acontecer antes do que se imagina.


Incêndio em equipamento pode ter causado apagão no NE, diz ONS


O apagão que afetou os nove estados do Nordeste do país desde o final da noite de quinta-feira (25) e início da madrugada desta sexta (26) pode ter sido causado por um incêndio em um equipamento entre duas subestações de energia, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional.

“Em princípio, sem identificação de causa com precisão ainda, houve um incêndio numa chave seccionadora de um equipamento, que é um capacitor-série do circuito 2 da linha de transmissão de 500 KV, entre as subestações de Colinas e Imperatriz, na interligação que liga os sistemas Norte/Nordeste ao sistema Sul/Sudeste”, disse o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, em entrevista nesta sexta-feira ao “Bom Dia Brasil”. Segundo o órgão, a falta de energia na região teve início à 0h14.

A origem e a causa do apagão só serão identificados com clareza depois que a ocorrência for analisada, o que deverá ocorrer ainda na manhã desta sexta, durante reunião convocada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, conforme informou Chipp. De acordo com ele, o circuito atingido pelo incêndio é relativamente novo. “Não foi problema de idade, manutenção. Nada disso. As coisas estão todas em dia.”

Fonte: Blog do Gilberto Leda

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Pedro Fernandes assumirá a Seduc


Está confirmado. O deputado federal licenciado e secretário, Pedro Fernandes, assume, na próxima segunda-feira, 29, a poderosa Secretaria de Educação (Seduc).

Atualmente, Fernandes comanda a Secretaria de Cidades (Secid). Ele irá substituir o secretário João Bernardo Bringel, que também comanda a Secretaria de Planejamento.

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, até o momento, ainda não definiu quem ocupará a Secid. É grande a movimentação entre os governistas para emplacar algum aliado na pasta.

Fonte: Blog do Luís Pablo

OPOSIÇÃO DE COELHO NETO “RACHA” COM ROSEANA SARNEY


Portal de Coelho Neto destacou em sua página de hoje (25.10) que lideranças oposicionistas, insatisfeitas com a Governadora Roseana Sarney já anunciam apoio ao comunista Flávio Dino nas eleições de 2014.

Segundo o Portal (Leste Maranhense) o motivo da revolta está relacionado à falta de apoio da Governadora Roseana e do Vice-Governador, Washington Luís, ao candidato petista Américo de Sousa nas eleições municipais de 2012.

Na verdade essa história vai servir de argumento para a desagregação da oposição nas próximas eleições. Nas eleições de 2010 surgiram fortes comentários que o petista Américo de Sousa, que foi candidato a Deputado Estadual na "chapa" de Roseana, mudou de lado nos últimos dias. Dizem até que “santinhos” foram encontrados com o número do comunista e do petista. Resta saber se o PT vai se aliar a Flávio Dino na esfera estadual.

Analistas políticos “tupiniquins”, inclusive, já adiantam que a briga entre os líderes da oposição começa em 2014 e chega ao ápice em 2016. Dizem, alguns, que a Vereadora eleita, Cristiane Bacelar (querendo dar uma de Márcia), vai sair candidata a prefeita; que Márcia Bacelar já estará livre dos processos na Justiça (que a tornaram ficha suja) e com o título de eleitor na mão, também, vai concorrer e o Américo de Sousa se achando dono de 10.040 votos, também, não vai abrir mão da candidatura a prefeito. Aí, meu amigo, vai ficar “molin...molin”...

Post refeito às 17:05 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A ESPERA DE ALGUÉM QUE NÃO VEM


Esperança, já disse, arte de esperar, 
Todo dia no quintal
Os olhos olham o vento, 
Sentem o sol, 
Leem as nuvens. 
Nem sinal, 
Asa branca, mandacaru que floriu faz tempo, 
Cadê as águas de março?
E Esperança não morra de sede, de sol. 
Todo Nordestino sente cheiro de chuva no vento. 
Sabe procurar água com graveto... 
E reza mesmo sem querer, com os olhos, 
Quando vê o chão rachar, 
Doido para que o céu chore, 
Enchendo bacias, bolsos e 
Tachos de alegria 
E verde. 
Lá dentro Mãe sorri dizendo: 
- Num chora não e umbora rezar pra chuvê mulhé!

Texto: Preta Guerra
Foto: UOL

IFMA publica, nesta semana, novo edital de processo seletivo


SÃO LUÍS – O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) anuncia, nesta semana, o novo edital para o processo seletivo para vagas dos cursos técnicos, depois que o governo federal regulamentou a "Lei de Cotas" no ensino público federal. Publicado na última segunda-feira (15) no Diário Oficial da União, o decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff regulamenta a lei que garante a reserva de 50% das vagas nas universidades federais. A reserva das vagas será feita em um prazo progressivo de até quatro anos, para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. A seleção será feira com o resultado dos estudantes no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A lei será válida pelo período de dez anos.


Pela lei, 12,5% das vagas de cada curso e turno devem ser reservadas aos cotistas nos processos seletivos para ingressantes em 2013. Universidades têm prazo de até 30 dias para adaptar seus editais à nova lei de cotas. Atualmente, 27 das 59 universidades federais não contam com cota social em seus processos seletivos. Apenas 25 delas possuem reserva de vagas ou sistema de bonificação para estudantes pretos, pardos e indígenas. No Maranhão, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) já conta com sistema de cota social.


De acordo com a pró-reitora de Ensino do IFMA, Ximena Bandeira Maia, o instituto já contava com um sistema de cotas. "Cinquenta por cento das nossas vagas eram previstas para cotas. Houve o cancelamento do edital em determinação ao cumprimento da Lei nº 12.711 – que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Havia uma expectativa de que ela fosse implementada em quatro anos, mas, nos últimos dias, mais precisamente no dia 15 de outubro, foram publicados a portaria e o decreto que determinam a implementação, já, da ‘Lei de Cotas’, prevendo, inclusive, a suspensão dos editais em curso. Então, em atendimento ao que a lei determina, nós suspendemos o edital. As alterações foram no item nº 4, relativo, justamente, ao sistema de cotas", disse em entrevista à reportagem do Imirante na manhã desta segunda-feira (22).


Ainda segundo a pró-reitora, em virtude d suspensão do edital, haverá mudança no cronograma do processo seletivo. "Vai haver alteração no prazo, mas o edital que será publicado até sexta-feira foi trabalhado de tal forma a minimizar as alterações no cronograma", explica. Ela esclarece, entretanto, que os candidatos selecionados pelo processo de isenção de taxa devem estar atentos para as novas regras. "É importante tranquilizar os candidatos que passaram pelo processo de isenção. Essa classificação será mantida, mas é necessário que eles retornem ao nosso site, o www.ifma.edu.br, para se autodeclararem em algumas das situações – pretos, pardos e indígenas. Do contrário, eles entrarão na cota universal", completa.

Fonte: Imirante.com

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Susto de morte: Homem chega em casa e interrompe o 'próprio' velório em Alagoinhas (BA)


Uma família de Alagoinhas, cidade a cerca de 100 Km de Salvador, levou um susto ao descobrir, no meio do velório, que o corpo que seria sepultado por eles não era do lavador de carros Gilberto Araújo, de 41 anos. Gilberto surpreendeu a todos e provocou corre-corre ao aparecer no velório em casa, onde estavam muitos amigos e parentes.

“Teve muito susto. As meninas caindo ali, desmaiando, gente correndo. A rua encheu de moto, de carro, de tudo”, conta a vendedora Maria Menezes.

Gilberto disse que soube na rua, por um amigo, de toda a confusão. Ele conta que ligou para falar com alguém no velório, mas quem atendeu achou que era um trote. Então, ele resolveu ir pessoalmente mostrar que estava vivo.
“Um colega me ligou [dizendo] que tinha um caixão, que era eu que estava morto. Aí eu disse ‘gente, mas eu tô vivo, me belisca aí”, conta Gilberto.

Segundo um irmão de Gilberto, o último encontro da família com o lavador de carros tinha ocorrido há cerca de quatro meses."Ele só aparece de ano em ano, a gente fica muito tempo sem encontrar. Ele mora aqui em Alagoinhas, mas cada dia está em um lugar diferente", diz José Marcos Santana Santos, irmão de Gilberto.

O corpo que a família reconheceu na manhã de domingo (21), no Departamento de Polícia Técnica local, é de um homem muito parecido fisicamente com Gilberto, o que provocou o equívoco entre os familiares, desde a liberação do corpo até a cerimônia de velório. Ninguém percebeu a troca até que Gilberto aparecesse na casa.
“Eu fiquei muito alegre porque qual é a mãe que tem um filho que dizem que está morto e depois aparece vivo?”, diz a mãe Marina Santana.

Após o susto, Gilberto celebra a vida ao lado de amigos e
familiares.

O corpo, ainda com identidade desconhecida, foi liberado do DPT na manhã de domingo e velado durante toda a noite na casa da mãe do lavador de carros. O enterro estava previsto para o final da manhã de segunda-feira (22). Depois que a situação foi esclarecida, o corpo foi devolvido à Polícia Técnica.
“Vai ser ter tudo desconstituído e mais trabalho para a Justiça, tanto documental, quanto processual. Iremos começar do zero mais uma vez”, diz o delegado Glauco Suzart.

Fonte: Blog Interligado

Apoio da filha de Lula pode ter sido vendido no interior…


Pode ter sido uma farra financeira o passeio da filha de Lula, Lurian, em apoio a candidatos em vários municípios do Maranhão.

Ex-candidatos e prefeitos eleitos já denuciaram à Polícia Federal que foram obrigados a pagar entre R$ 20 mil e R$ 30 mil por um pacote que incluía a presença de Lurian, um caminhão com o Cine Lula e a gravação de uma suposta voz de Lula em apoio ao candidato.

O golpe pode ter rendido mais de meio milhão aos negociadores do apoio.

Lurian passou em vários municípios com delcarações de apoio a candidatos. Sempre acompanhada por dois militantes petistas, ela pedia votos e apresentava o vídeo com a história de Lulz.

Os prefeitos que denunciam dizem suspeitar que a voz de Lula nas gravações também pode ter sido uma fraude.

A direção nacional do PT, e o próprio Lula, já foram comunicados da história.,.

Fonte: Blog do Marco D'eça

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

SAMPAIO É CAMPEÃO INVICTO


A torcida do Sampaio já pode comemorar o títulode campeão brasileiro da Série D. O tricampeão maranhense conseguiu chegar de forma invicta ao terceiro título da competição nacional repetindo o feito de 1997. O Sampaio venceu o Crac por 2 a 0, no Castelão completamente lotado.

O primeiro gol foi marcado por Eloir, de cabeça numa cobrança de falta de Cleitinho, aos 17 minutos do primeiro tempo. O segundo gol foi marcado pelo atacante Pimentinha, aos 32 minuros do segundo tempo.

A renda da partida foi divulgada antes mesmo da bola rolar e somou R$ 700.175,00 e público de 40.234 torcedores, sendo 37.383 pagantes e 2.860 não pagantes.

Além de Sampaio e Crac-GO, garantiram vaga na Série C em 2013, Baraúnas-RN e Mogi-Mirim-SP.

Fonte: Blog do Zeca Soares

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

UMA DOR QUE NUNCA PASSA



Sexta-feira, 16 de outubro de 2009. Foi um longo dia de trabalho na assessoria de comunicação.  Às 17h30min, estava indo para casa quando recebi uma chamada telefônica. Era minha irmã, Meire, que aos gritos, perguntou:

-Carlinhos, tú já sabe o que aconteceu?

-Não! Que desespero é esse, menina? O que foi que aconteceu?

- A Eveline tomou veneno! Na casa de dona Josefa já estão entrando na van pra ir para Teresina, disse.

Começou, assim, a nossa via-crúcis, o nosso calvário. Era o início de um sofrimento interminável que culminou com a morte de uma pessoa linda, inteligente, meiga, trabalhadora, sensível e dotada de uma capacidade extraordinária de sorrir das dificuldades da vida.

Com a notícia entrei em choque. O desespero tomou conta da alma, mas a esperança de que tudo se resolveria alentava-me o coração. Os telefonemas não paravam de chegar. Meu Pai, minha irmã, Edilene, minha mãe. Havia muito desencontro, pois Eles estavam em Duque Bacelar e, também, não sabiam do que acontecia em Teresina. Tudo muito vago.

Enquanto, isso, providenciava um carro para viajar para Teresina. O desespero, o choro, a angústia estavam destruindo minhas entranhas. O apoio das pessoas amigas que já sabiam do que tinha ocorrido foi fundamental para reunir forças e seguir ao encontro de minha filha. A Anahilda, mãe do meu filho, Carlos Eduardo foi uma dessas pessoas. Ela responsabilizou-se por tudo que não podíamos fazer naquele momento e, depois. Foi uma aliada insubstituível. Serei eternamente grato.

Chegamos ao HUT- Hospital de Urgência de Teresina por volta das 20h30min. Lá, já se encontravam os familiares: Clélia- a mãe, dona Josefa- avó materna, tias, primos, minha irmã, Rosilene e muitos amigos de Eveline.

 Com poucas informações médicas, todos estavam desolados, porém confiantes de que o quadro seria revertido. Passei, então, de forma determinada a procurar uma maneira de entrar no hospital. Precisava ver milha filha, pois a última vez que tínhamos conversado, pessoalmente, foi no dia 16 de agosto, dois meses antes da fatídica tragédia que se abateu sobre nossas vidas.

A mão amiga do ex-prefeito de Duque Bacelar, Stênio Cesário Elias, foi providencial. Depois de meia hora, consegui chegar à enfermaria onde estava a minha menina.

Um total estado de nervosismo tomava conta do meu corpo, não conseguia parar de tremer. Tive dificuldades de encontrar a enfermaria, até que orientado por um funcionário cheguei lá. Entrei! Quando vi Eveline, o pânico tomou conta de mim, mas tentei me controlar para não transmitir insegurança, falta de fé e de esperança.

Ela tinha uma sonda no nariz por onde escorria um líquido esverdeado para um balde debaixo da maca. Dois soros pingavam velozes, não sei com quais medicamentos, para suas veias. Era a minha filha que se encontrava naquela situação: totalmente debilitada, magérrima, os ossos da face pontiagudos, como se quisessem sair. Coberta por dois ou três lençóis, pois o local estava congelando. Não resisti e chorei, sem alarde, só comigo, engolindo aquele choro silencioso de quem pressentia o pior. Aproximei-me, cheguei bem perto. Ela estava com os olhos fechados:

- Eveline! Eveline! Eveline! Eveline! Vel sou eu, teu pai!- Nada, nenhuma resposta.

Continuei chamando, mais umas três vezes. Quando ouvi aquela voizinha arrastada e quase sussurrando que, disse:

-Paaiii! Paaii! Oh! Pai!

-Oh! Meu amor vai dar tudo certo. Todos os que te amam estão torcendo muito por você. Nós te amamos muito, muito. Você vai sair dessa e vamos fazer uma grande festa para comemorar, disse.

Eu segurava a mão gélida de minha filha. Apesar de tentar demonstrar segurança, estava desesperado. O quadro clínico, a olho nu, era gravíssimo, dava para perceber.

Durante o tempo em que estive na enfermaria tentei mantê-la acordada, tarefa difícil, pois a todo instante Ela serrava os olhos. Os olhos me chamaram muito à atenção, pois não tinham brilho, algum. Através deles dava para ver, lá dentro, a dor cruel e o profundo arrependimento que assolava a alma de minha Carla Eveline.

Quando Ela fechava os olhos Eu ficava alucinado de medo, achava que naquele momento a vida esvair-se-ia. Chamava-a, desesperadamente:

-Eveline! Eveline! O que meu bem tá sentido? E, Ela respondia com uma voz distante, sussurrada:- frio, Pai! Muito frio.

As tentativas para aquecê-la foram várias: nas mãos, nos braços e nos pés. Passei a mão por baixo dos lençóis e percebi água, tudo molhado. Era urina.

Enquanto tentava de todas as formas passar calor para o corpo sofrido, Ela, de rompante arrancou a sonda do nariz. A enfermeira reclamou bastante, pois aquela era a quinta vez que acontecia. Então, pedi:

-Eveline, por favor! Não retire mais a sonda. É para o seu bem, você vai ficar boa, mas precisa fazer esse sacrifício!

-Pai, dói demais! Ela disse.

A sonda foi, novamente, colocada. Ela não retirou mais, aceitou passivamente, resignadamente o suplício para obter a cura.

Depois de algum tempo, dormiu. Foi à última vez que ouvi a voz, que falei com a minha amada filha Carla Eveline. Não tem um dia, sequer, em que não recorde desses últimos momentos. A voz triste e arrastada, as últimas palavras a ressoar, diariamente, na minha cabeça.

O meu tempo havia terminado. Retornei ao leito, apertei-a nas mãos, beijei-a na face fria e, disse colado ao ouvido Dela:- vai dar tudo certo, meu amor! Ao dirigir-me para a saída, olhei para uma pequena mesa de aço, branca, e, em cima algo chamou minha atenção. Era o frasco do maldito veneno que Eveline tomara. Olhei, detidamente, para aquilo, ali. Havia uma mancha escura, que, possivelmente, escorreu quando foi colocado o líquido no copo. Como odiei aquele assassino. Parecia sorrir com o sofrimento, com o desespero que estávamos passando e que nos atormentará todos os dias de nossas vidas.

Nunca perdemos a fé e a esperança. Tínhamos uma certeza tão grande de que sairíamos com a Eveline viva, que às vezes nos pegávamos sorrindo.

As nossas histórias, dos meus familiares e dos da Clélia, dos amigos, se entrelaçam. Mas, com cada um de nós aconteceu um fato, uma situação. Existem os ocorridos inerentes a todos. Entretanto, cada um, individualmente, viveu de sua maneira aqueles dias de sofrimento. A dor varia e cada pessoa reage à sua maneira. O que está sendo narrado nestas páginas diz respeito ao que aconteceu comigo, ao que eu vi, ao que eu vivi. Muitos dos acontecimentos foram comuns a todos, outros não.

São três anos-20 de outubro- sem a nossa querida Carla Eveline Lopes Machado. A saudade continua insuportável, mas a fé está sendo revigorada.Pois, temos certeza que Ela está no paraíso olhando por todos nós que a amamos. Continuaremos te amando, Meu Amor, para sempre.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Saiu no Blog do Gilberto Léda:Soliney Silva também na disputa pela Famem

                                                                        Soliney, Gastão Vieira e Max Barros


Depois do post “Cinco prefeitos na disputa pela Famem” o prefeito reeleito de Coelho  Neto, Soliney Silva, entrou em contato com o titular do blog, ontem (17), para dizer que também é candidato.

Soliney, que é ex-deputado estadual, garante que tem mais de 70 colegas prefeitos já apoiando a sua empreitada.

“Estou colocando meu nome à disposição porque, como prefeito de segundo mandato, e com a bagagem que já adquiri entendo que reúno as condições para comandar a entidade que nos representa”, declarou.

Outra mudança no cenário, um dia após a postagem, é que já tem gente graúda trabalhando para que Gil Cutrim (S. J. de Ribamar) e Chico Gomes (Viana) unam-se uma única chapa. O primeiro seria o candidato a presidente, o segundo, a vice.

QUEREM DAR UMA DE JOÃO-SEM-BRAÇO


Depois da reeleição de Soliney Silva-PSD-, no último dia 07 de outubro, não havíamos tecido nenhum comentário sobre os acontecimentos pós-eleição. Mas, hoje, em breves palavras direi algo sobre três pontos que não posso deixar passar em branco.

Primeiro- a nota de agradecimento da ex-prefeita Márcia Bacelar. Nela, a digníssima ex-mandatária se intitula como a melhor prefeita de todos os tempos de Coelho Neto. Em nossa opinião, até que a ex-prefeita não pode ser considerada a pior. Agora, dizer-se a melhor de todos os tempos só pode ser ironia. Acredito que em vez de julgar-se, assim, seria importante ter esclarecido duas coisas na campanha: uma, a situação do feudo Ivan Rui e a de ficha suja, inclusive foi à última que possibilitou o apoio ao ex-desafeto Américo de Sousa. Não consigo entender como um gestor considerado pela Justiça Eleitoral como ficha suja tenha a coragem de se declarar o melhor de todos os tempos. É cômico!!!

Segundo- certo blogueiro vermelho, no retorno, postou com sua foto algo incrível: “o gigante voltou”. É muita petulância, levando-se em consideração que o maior homem de todos os tempos, sempre, pregou a humildade. Ah! Lembrei-me, também, do gigante Golias que foi abatido por um simples homem com uma pedra atirada de uma funda. Que homem foi esse? Davi- Rei dos israelitas- o preferido de Deus. No caso do “gigante”, o orgulho e a vaidade são a pedra que podem estilhaçar o ego doentio de qualquer um.

Terceiro- outro blogueiro anunciou em post que o Prefeito havia determinado aos Secretários que demitissem todos os contratados e que uma fonte (Dele) que ninguém sabe quem é havia passado a informação. É a velha mania de fazer terrorismo, de noticiar o que não sabe. Mas, quer a minha opinião? Um Prefeito tem a obrigação de trabalhar para todos, indistintamente, coletivamente, não pode fazer acepção.  Agora, tem um detalhe: querem que o prefeito mantenha em cargos comissionados servidores que votaram contra, que não queriam a permanência do gestor e, aí, não é justo. Pois, existem àqueles que foram às ruas, que batalharam pela permanência, pela continuidade do chefe do executivo. Com igual competência, essas pessoas, também, precisam de uma oportunidade. O quê fazer? Deixar os que foram contrários ou substituí-los pelos que foram favoráveis? O blogueiro pode perguntar para os ex-prefeitos Antônio Cruz, Márcia Bacelar e Magno Bacelar o que Eles fizeram. Ou pode perguntar para o Américo de Sousa e seu grupo o que Eles fariam se tivessem logrado êxito na eleição. Deixariam os contrários ou substituiriam pelos que os apoiaram? Todo mundo sabe o que aconteceria. Quer saber?  Chega de querer dar uma de João-sem-braço.

Washington Oliveira passa vergonha na inauguração da Hidrelétrica de Estreito


O vice-governador do Maranhão, Washington Oliveira (PT), passou o maior vexame, hoje (17), na cerimônia de inauguração da Usina Hidrelétrica de Estreito.

Representando o Governo do Estado como governador em exercício – Roseana tirou licença por continuar debilitada em virtude de uma crise de labirintite que lhe acometeu dois dias antes do 1º turno das eleições, WO não foi reconhecido nem mesmo pela presidente Dilma, a quem espalha ser íntimo do fundo da cozinha.

Logo no início da cerimônia, o presidente do grupo GDF-Suez Brasil, Maurício Bahar, ao discursar, chamou Washington de Zé Oliveira, mostrando que não conhece, não sabe quem é, e nunca ouviu falar do vice-governador do Maranhão.

Pra piorar a situação, feio foi quando o secretário Executivo de Ministério das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, representando o ministro Edison Lobão, ao discursar, como manda o protocolo, agradeceu a presença das autoridades presentes.

Zimmermann olhou para Washington Oliveira, olhou, olhou, olhou… E lembrou apenas que WO participava da cerimônia como governador em exercício, mas o nome de Macaxeira, nada.

A vergonha maior foi quando a presidente Dilma Rousseff, do mesmo partido de Washington, foi agradecer a presença do petista. Dilma ficou olhando para WO por um certo tempo, tentando lembrar quem se tratava, e acabou chamando-o de governador em exercício… do Tocantins.

Washington Oliveira vive espalhando pelos quatro cantos do Maranhão que é conhecido e íntimo de Dilma. Depois dessa…

Agora, se fosse Zé Dirceu, chefe da quadrilha do Mensalão, este, sim, teria lembrando de seu bom e velho amigo, WO.

Visivelmente nervoso, Washington ainda quase derrubou tudo na hora do descerramento da placa que marcou a inauguração da hidrelétrica. Que vergonha!

Fonte: Blog do Luis Cardoso
Foto: Blog do Robert Lobato

Homem atira no próprio pé após ser abandonado pelas duas esposas


Parece que o personagem Cadinho, vivido pelo ator Alexandre Borges, na novela Avenida Brasil, da TV Globo, está mesmo "fazendo escola". Depois de alguns casos de homens que viviam com mais de uma mulher em cidades do sul do país, foi a vez do Maranhão revelar o seu "Cadinho".

O homem em questão é morador da zona rural do município de Chapadinha, a 247 Km de São Luís. O lavrador Leôncio Ferreira da Silva Filho, de 43 anos, vivia com duas mulheres, com quem teve nove filhos.

Na tarde do último domingo (14), as duas esposas de Leôncio o abandonaram, deixando com ele os nove filhos. O "Cadinho" maranhense ficou deseperado e deu um tiro no próprio pé, utilizando uma espíngarda que ele usava para caçar.

Segundo informações, Leôncio já havia sido vítima de um tiro de espingarda há alguns anos. Na ocasião, o disparo foi feito por um colega que o confundiu com uma caça, e atingiu seu olho esquerda, tirando-lhe a visão.

Leôncio foi levado ao Hospital Antônio Pontes de Aguiar, no centro de Chapadinha, onde recebeu atendimento e logo após recebeu alta. A técnica em enfermagem, Janaina de Castro, que atendeu o lavrador, informou que o ferimento não foi grave e que ele está indo todos os dias ao hospital fazer a troca de curativo.

Fonte: Jornal O Imparcial

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CURTIÇÃO TRÁGICA: Passou feriadão com a amante e quando voltou esposa queimou o pinto


Um homem teve os órgãos genitais queimados pela mulher na noite de domingo, no Lobato,em Salvador, após passar o feriadão na casa de sua amante.

A esposa jogou água fervente no corpo de Emerson Carlos Ramos enquanto ele estava deitado na cama, segundo a Central de Polícia. 

Além da região genital, o jovem de 23 anos sofreu queimaduras também nos braços e abdômen. 

Ele havia passado quatro dias desaparecido. Socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), o jovem permanece internado na unidade médica. Seu estado de saúde não foi divulgado. 

A 5ª Delegacia Territorial (DT/Periperi) investiga o caso. A mulher de Emerson não foi presa até o momento.

Fonte: Blog Interligado

Caso Décio Sá:MPF recebe documentos que envolvem políticos com agiotagem


O Secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes, entregou, na manhã desta terça-feira (16), ao procurador-chefe do Ministério Público Federal do Maranhão, José Leite Filho, uma cópia de toda a documentação referente aos crimes de agiotagem no estado que vêm sendo apurados pela Polícia Civil desde a morte do jornalista e blogueiro Décio Sá, em abril deste ano.

O material contém talões de cheques, notas fiscais, documentos de empresas fantasmas, e comprova os desvios de verbas federais de vários municípios do estado.

Toda a documentação foi apreendida pela Polícia Civil durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão na Operação Detonando, que investigava a morte do jornalista, e envolve prefeitos, vice-prefeitos, além de vários políticos maranhenses.

Na ocasião, foi firmada uma parceria para o compartilhamento de informações sobre a continuidade das investigações que estão sendo feitas pela Secretaria de Segurança Pública e pelo MPF-MA. A partir de agora, as duas instituições devem trabalhar de forma conjunta na apuração e conclusão do inquérito.

Segundo José Leite, são tantos municípios envolvidos que a Procuradoria deve montar uma força tarefa para apurar os indícios de crime.

“Montaremos esta força tarefa tendo em vista o grande número de municípios supostamente envolvidos na fraude, e esperamos em curto espaço de tempo poder apresentar à sociedade maranhense um resultado positivo dessa investigação”, comentou.

Fonte: Blog do Gilberto Leda

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Bandidos rendem motorista e esposa e roubam 37 pneus de caminhão


Um novo tipo de ataque de bandidos tem assustado os motoristas de caminhão que trafegam diariamente as estradas federais: o roubo de pneus. Um caso recente aconteceu na madrugada desta segunda-feira (15), enquanto um caminhão rodotrem estava estacionado em um posto de combustível, localizado no Km 536 da BR-316, em Caxias.

Segundo informações da PRF, por volta das 00h15, dois elementos portando arma de fogo abordaram os ocupantes do caminhão, que no caso eram o condutor e sua esposa, e tomaram a direção do veículo sentido Peritoró. Cerca de 2 km após o posto de combustível, os criminosos entraram em uma estrada vicinal e pararam em uma localidade. Minutos depois, outros elementos, em um veículo não identificado pelas vítimas, chegaram e retiraram todos os pneus do caminhão, no total de 37.

As vítimas são oriundas do Estado de Tocantins. As mesmas registraram o ocorrido no 2º DP de Caxias, que é responsável pela investigação do caso.

Fonte: Portal do Noca- Caxias

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA


A Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia convocou todas as instituições educacionais maranhenses para participarem da semana nacional de ciência e tecnologia que acontece no período de 15 a 21 de outubro com o tema: sustentabilidade, erradicação da pobreza e economia verde.

Em Coelho Neto o evento vai acontecer nos dias 17 a 19 no Pólo da UEMA-Universidade Estadual do Maranhão- com apresentações de projetos científicos. As amostras acontecem nos turnos da manhã, tarde e noite nos três dias.

Ainda, Coelho Neto obteve a aprovação de 2 projetos que receberam verbas.

Imagem: oitopassos.com

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dilma vem ao Maranhão oficializar conclusão da Hidrelétrica de Estreito



A presidente Dilma Rousseff vem ao Maranhão, quarta-feira (17) para acionar a oitava turbina da Usina Hidrelétrica de Estreito, oficializando a conclusão deste que é o maior empreendimento em energia elétrica do estado. Participam também da solenidade a governadora Roseana Sarney e o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, além de outras autoridades e lideranças empresariais e políticas.

A UHE Estreito, no rio Tocantins, na divisa entre Maranhão e Tocantins, tem potência de 1.087 MW. O investimento no auge da sua construção gerou aproximadamente 11 mil empregos diretos e 16 mil indiretos durante a fase de implementação, totalizando 27 mil postos de trabalho. O consórcio é dividido entre Alcoa (25,49%), Tractebel Energia (40,07%), Vale (30%) e Camargo Corrêa Energia (4,44%). 

O empreendimento seguiu um cronograma dividido em três etapas. A fase zero compreendeu a instalação do canteiro de obras com alojamentos para os trabalhadores, refeitório, área de lazer e escritórios. A fase 1 englobou os serviços de escavações e movimento de terras para a construção das ensecadeiradas e do vertedouro, que possibilitaram o início da concretagem, que consistiu na construção da barragem e da usina propriamente ditas. A Fase 2, em curso, compreende entre outros, a montagem eletromecânica e o comissionamento das turbinas e de todas as instalações definitivas da usina. 

Energia

Em abril do ano passado começou a geração comercial de energia da primeira turbina. Também ocorreram os serviços de aquisição de propriedades, remanejamento da população e realocação da infraestrutura na área do futuro reservatório, que contemplaram a construção e alteamento de pontes, realocação de linhas de transmissão, construção de estradas e atracadouros, entre outras demandas, além dos serviços voltados às diversas variáveis ambientais.

O processo do enchimento foi iniciado em 1° de dezembro, após a emissão da Licença de Operação da UHE Estreito, concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em 24 de novembro de 2010. E em abril de 2011, a usina começou a operar a primeira das oito turbinas geradoras de energia. A UHE Estreito deve estar em plena produção de energia setembro de 2012.

A energia produzida pela UHE Estreito será incorporada aos sistemas Norte/Nordeste e Norte/Sul/Sudeste de transmissão de energia, e poderá ser distribuída para todo o território nacional, para consumidores industriais e residenciais, inclusive para os moradores da região onde será construída a usina.

Fonte: Jornal O Imparcial



Ronaldo cobrou R$ 6 milhões para emagrecer na TV


Ronaldo, de 36 anos, como estrela do “Medida Certa”, do “Fantástico”, custou muito caro à Globo.
A informação é da coluna Painel FC, assinada por Bernardo Itri e publicada na Folha desta sexta-feira (12).

Para participar do quadro em que expõe sua obesidade e se propõe a emagrecer, o ex-craque cobrou R$ 6 milhões, segundo pessoas próximas ao ex-atacante. A intenção de Ronaldo, que começou o programa com 118 quilos, é perder 18 quilos. Ou seja: se cumprir a meta estabelecida, a cada quilo perdido, o ex-jogador deve ganhar R$ 333 mil.

Procuradas pela coluna, a Globo e a assessoria de imprensa de Ronaldo afirmam que a participação no quadro não envolveu dinheiro.

Quem convive com Ronaldo, porém, garante que o ex-atacante é generoso, mas não iria se expor da maneira como está acontecendo de graça. Desde que iniciou sua participação no quadro, a audiência do programa saltou e a emissora até criou um “hotsite” específico para Ronaldo.

Amigos do ex-atleta, aliás, dizem que ele se dedica muito ao programa, para cumprir a meta.

Fonte: Blog do John Cutrim