quarta-feira, 13 de março de 2019

SOBE PARA 201 O NÚMERO DE MORTOS IDENTIFICADOS NA TRAGÉDIA DE BRUMADINHO

A Defesa Civil de Minas Gerais informou, nesta terça-feira (12), que subiu para 201 o número de mortes confirmadas no desastre da Vale, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a corporação, 107 pessoas continuam desaparecidas.

No dia 25 de janeiro deste ano, a barragem da Mina Córrego do Feijão se rompeu, matando dezenas de pessoas e contaminando o Rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco. Os rejeitos devastaram a área administrativa da mineradora, incluindo o refeitório, onde muitos trabalhadores almoçavam na hora do rompimento. A usina ITM de beneficiamento também foi atingida, assim como vagões de trens e veículos que estavam na empresa. Após varrer a mineradora, a lama atingiu comunidades de Brumadinho destruindo casas, inclusive uma pousada, a atingindo propriedades rurais.

Até a noite desta terça-feira, 201 corpos foram identificados pela Polícia Civil. A busca por desaparecidos continua em Brumadinho, com 136 bombeiros militares em serviço. Nesta terça, o Corpo de Bombeiros atuou com 20 frentes de trabalho, 81 máquinas pesadas, cão farejador, uma aeronave e dois drones.

Fonte: G1

CASO MARIELLE: HÁ MAIS DÚVIDAS DO QUE RESPOSTAS

A execução da vereadora Marielle Franco e do seu motorista Anderson Gomes está sob investigação há 363 dias. A 48 horas do aniversário de um ano dos assassinatos, o Ministério Público e a polícia anunciaram com estardalhaço a prisão dos supostos assassinos: Ronnie Lessa e Élcio Vieira de Queiroz, ambos egressos da Polícia Militar. Quem mandou matar? Não há sinal dos mandantes.

Alegou-se que "provas técnicas" levaram à identificação dos executores de Marielle e Anderson. Pode ser. Mas essas provas não foram colocadas sobre a mesa nas entrevistas. Informou-se que os criminosos nutriam uma "repulsa" pela figura de Marielle e por sua pauta política. Mataram por "motivo torpe", alegou a Promotoria. Cometeram "crime de ódio", declarou o representante da polícia civil. Impossível não é. Mas faz pouco nexo.

No mundo em que as coisas fazem sentido, matadores de aluguel matam como um negócio. Não costumam se dar ao luxo de custear uma operação sofisticada para matar uma pessoa por não gostar das atividades dela. Agem por dinheiro, não por capricho. As autoridades não excluem a hipótese de surgirem os mandantes.

O governador do Rio, Wilson Witzel, soltou fogos. "É uma resposta importante que nós estamos dando à sociedade, a elucidação de um crime bárbaro…" Elucidação? Longe disso.

Se os representantes do Ministério Público e da polícia civil do Rio tivessem convocado a imprensa nacional para anunciar uma nova receita de feijoada, haveria no panelão dessa investigação de quase um ano muito caldo (dois suspeitos estão no fogo) e pouco feijão (falta mostrar as provas técnicas). Carne, nem pensar —esse gostinho, a plateia só vai sentir quando forem respondidas as perguntas centrais: quem mandou matar? Por quê? Convém lembrar que a investigação do caso Marielle está sob investigação da Polícia Federal. Isso ainda vai longe.

Fonte: Blog do Josias de Souza

terça-feira, 12 de março de 2019

POLÍCIA PRENDE PM REFORMADO E EX-PM SUSPEITOS PELOS ASSASSINATOS DE MARIELLE E ANDERSON

Policiais da Divisão de Homicídios e promotores do Ministério Público estadual do Rio de Janeiro prenderam, na manhã desta terça-feira (12), o policial militar reformado Ronnie Lessa, 48 anos, e o ex-policial militar Élcio Vieira de Queiroz, de 46 anos, apontados como suspeitos pelos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Segundo as investigações, Ronnie fez os disparos contra a vereadora e Élcio dirigiu o carro usado para levar o executor. Ronnie estaria no banco de trás do Cobalt.
O policial reformado foi levado para a Divisão de Homicídios do Rio por volta das 4h30. A investigação ainda tenta esclarecer, no entanto, quem foram os mandantes do crime e a motivação.

De acordo com os promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, o crime foi meticulosamente planejado durante três meses que antecederam o atentado. Os crimes completam um ano nesta quinta-feira (14).

Além das prisões, a operação realiza mandados de busca e apreensão nos endereços dos denunciados para apreender documentos, telefones celulares, notebooks, computadores, armas, acessórios, munições e outros objetos. Durante todo o dia, haverá buscas em 34 endereços de outros suspeitos.

A investigação aponta que Ronnie fez pesquisas na internet sobre locais que a vereadora frequentava. Os investigadores sabem também que desde outubro de 2017 o policial também pesquisava a vida do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL).

Fonte: G1

PROCON/VIVA DE COELHO NETO REALIZA SEMANA DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

O PROCON/VIVA de Coelho Neto deu início à semana de renegociação de dívidas, cuja finalidade é orientar e auxiliar o consumidor, que se encontra em situação de superendividamento, intermediando a negociação, a partir das melhores condições para a quitação de débitos. A semana de prevenção e combate ao superendividamento, no Procon/Viva, acontece de 11 a 15 de março/2019. O PROCON/VIVA fica localizado na Avenida Marechal Cordeiro de Farias, s/n, próximo ao Banco do Brasil.

NO MARANHÃO, PREFEITO INAUGURA PINTURA DE ESCADA

É surreal, mas é verdade! O prefeito de Porto Franco, Nelson Horácio (MDB), inaugurou hoje (11) na cidade a pintura de uma escadaria. Impossível classificar um ato desses. Mas não assusta vindo de um gestor que já inaugurou faixa central de via pública.
Fonte: Blog do Gilberto Léda

sábado, 9 de março de 2019

POLÍCIA MILITAR EMITE NOTA SOBRE CASO COM CRIANÇAS AMARRADAS EM CAXIAS

A Polícia Militar do Maranhão se manifestou por meio de nota sobre um vídeo que circulou nas redes sociais nesta sexta-feira (8), onde duas crianças aparecem sendo levadas por policiais com as mãos amarradas. O fato aconteceu no município de Caxias. De acordo com a nota, os policiais foram acionados para atender uma ocorrência de arrombamento de residência no bairro Seriema.

Ao chegarem no local, os PMs perceberam que os arrombadores eram duas crianças e que as mesmas já estavam com os braços amarrados com corda. Segundo a PM, os próprios populares que capturaram e amarraram os menores até a chegada da viatura. Para evitar que eles fossem hostilizados, os policiais resolveram levar os infratores direto para a delegacia, “da maneira em que se encontravam.”

A nota afirma que investigações já foram iniciadas para averiguar se houve alguma falha no procedimento e que a Polícia Militar do Maranhão não coaduna com “qualquer tipo de ação que atente contra a dignidade da pessoa humana e muito menos com maus tratos contra crianças e adolescentes.”


Fonte: Blog do Gilberto Lima

EM NOTA, FÁBIO MACÊDO EXPLICA LESÃO E AMEAÇAS A PM: “CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS”

Em nota emitida pela sua assessoria, o deputado estadual Fábio Macedo (PDT) deu a sua versão ao ocorrido em Teresina (PI), onde ele foi detido na madrugada deste sábado 9, após haver lesionado um policial e uma segunda pessoa em um buteco, e ainda ameaçar de morte por três vezes o PM que o deteve – curiosamente, citando nas falas intimidatórias o nome do próprio pai, o pecuarista Dedé Macedo.

Segundo o pedetista, que pede desculpas pelos atos, a situação foi provocada devido ao consumo excessivo de álcool, associado à ingestão de medicamentos para tratamento de depressão.

Leia abaixo:
“O deputado estadual, Fábio Macedo vem a público esclarecer que após o consumo de bebidas alcoólicas associadas à medicações para tratamento de saúde se envolveu em uma confusão em um bar na cidade de Teresina. O parlamentar há anos enfrenta problemas de depressão e alcoolismo, no momento da confusão estava sem o controle de suas faculdades mentais e estado de embriaguez. Aos maranhenses que o elegeram e lhe confiaram o mandato como representante, manifesta as mais sinceras desculpas e se compromete em assumir todas as responsabilidades legais e morais, e se desculpa também com a Corporação da Polícia de Teresina, a quem muito respeita e admira o trabalho”, diz a nota.

Fonte: Atual 7

sexta-feira, 8 de março de 2019

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER CRESCE NAS REDES SOCIAIS

A distância física da vítima não é mais uma barreira para os agressores de mulheres. Em ambientes virtuais, elas também são submetidas a violências como insulto, humilhação, ameaça, perseguição e ofensa sexual.
Uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública com o Datafolha apontou que os casos de violência contra a mulher praticados via internet aumentaram de 1,2% das 1.051 brasileiras entrevistadas em 2017 para 8,2% das 1.092 mulheres que responderam ao questionário neste ano.
Parte inferior do formulário
Para o levantamento, as mulheres foram questionadas sobre o tipo de local onde sofreram a violência mais grave nos últimos 12 meses. Em primeiro lugar, aparece a casa (42%); depois, a rua (29,1%); em seguida, lugar indefinido (9%); e a internet (8,2%).
A titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Duque de Caxias, Fernanda Fernandes, diz que o aumento no número de casos de violência virtual que chega à polícia é significativo. Entre as ocorrências mais comuns estão o “estupro virtual” — quando a vítima é coagida a produzir conteúdo sexual sob ameaça de divulgação de fotos e vídeos — e denúncias de pornografia de vingança, quando o agressor divulga vídeos íntimos das vítimas.
Fonte: G1

FATALIDADE: CRIANÇA DE 1 ANO MORRE AFOGADA EM CACIMBA

Uma menina de 1 ano morreu afogada ao cair em uma cacimba no povoado Castelo, zona rural de Aldeias Altas, por volta das 10h da manhã desta quarta-feira (6). A cacimba fica localizada na frente da residência que a criança morava. Segundo informações levantadas pela Polícia Civil, a criança saiu pela porta da frente da casa e andou cerca de 80 metros em direção da cacimba. A polícia acredita que a criança tenha escorregado e caído na cacimba.

Um homem que passava pelo local notou o corpo boiando. “A princípio, pensou até que era uma boneca”, comenta o auxiliar de perícia Kilson Araújo. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal de Caxias para ser necropsiado e em seguida liberado para os familiares.

Fonte: Blog Repasse Informativo

PROFESSOR É PRESO SUSPEITO DE ASSASSINAR ADOLESCENTE COM MAIS DE 20 FACADAS

O professor Adailson de Oliveira foi conduzido para prestar depoimento na delegacia de Lago da Pedra sobre o assassinato do adolescente Antônio Carlos Duarte, de 15 anos, morto a facadas e pauladas na terça-feira (5). O depoimento não foi convincente e o delegado Marcelo Lopes resolveu pedir a prisão do professor.

Segundo informações, as investigações apontam que existem indícios que apontam o professor como o autor do bárbaro assassinato. Ele figura como principal suspeito e permanece preso em Lago da Pedra. O adolescente foi morto com 21 facadas, uma paulada na cabeça e dois cortes no pescoço, um de cada lado.

Ao sargento Ruy, da PM de Lago do Junco, o professor Adailson relatou que ele e a vítima brincavam juntos no último dia de folia do carnaval na cidade. Durante a festa, os dois saíram para buscar uma bebida (Ice) na casa do professor, que fica próximo ao local. Ao chegar à residência, Adailson relata que foram surpreendidos por assaltantes.

Os supostos criminosos estavam armados com faca e exigiu dinheiro e o aparelho celular. O professor disse que não tinha e o assaltante, enfurecido, feriu Antônio Carlos com um golpe na mão e matou o matou com várias facadas. Em desespero, o professor afirma que correu e conseguiu fugir do criminoso pulando o muro. Após o crime, o assassino (ou assassinos), fugiu sem deixar pistas.

Adailson Oliveira tem 32 anos, é casado, pai de dois filhos (não biológico) e professor bastantes conhecido em Lago do Junco. Ele se encontra preso em Lago da Pedra e vai ficar à disposição da justiça, até que o caso seja elucidado.

Fonte: Blog do Gilberto Lima

quarta-feira, 6 de março de 2019

GASOLINA E BEBIDAS ALCOÓLICAS FICAM MAIS CARAS NO MARANHÃO

O ICMS está mais caro no Maranhão a partir desta terça-feira (5). O aumento ocorre por causa do Projeto de Lei n° 239/18, proposto pelo Governador Flávio Dino (PC do B), que entra em vigor e dispõe sobre a tarifa da gasolina, diesel, biodiesel, bebidas alcoólicas, refrigerantes, entre outros.
O aumento, que é o terceiro sob a gestão de Flávio Dino, foi aprovado no dia 8 de dezembro de 2018. Anteriormente o ICMS foi reajustado em 2015, impactando setores de produtos para pets e bebidas, e em 2017, quando atingiu serviços como energia elétrica e TV por assinatura.
Com a nova legislação, a gasolina é um dos produtos que aparece na lista das maiores altas na taxação. O ICMS sobe de 25% para 28,5%. Produtos como refrigerantes, energéticos, isotônicos, embarcações esportivas, rodas esportivas e drones completam a lista dos maiores taxados.
Fonte: Blog

RECÉM-NASCIDO É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE SACOLA PLÁSTICA EM CAXIAS

Um recém-nascido foi encontrado morto dentro de uma sacola plástica, na manhã de sábado (2), em Caxias. O bebê ainda estava com o cordão umbilical, enrolado no pescoço com duas voltas. Não há informações sobre a mãe do bebê.

Por volta das 7h30, os proprietários de uma residência no bairro Nova Caxias foram surpreendidos com o corpo da criança dentro da sacola de plástico. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Polícia Civil foram acionados.

Segundo o auxiliar de perícia, Kilson Araújo, “uma pessoa teria jogado a sacola por cima do muro e caído sobre o telhado de brasilit em direção ao solo no terraço da residência. Foi observado que a criança ainda tinha respirado antes do óbito, e que fazia poucas horas que teria sido arremessada sobre o muro”.

Com a confirmação do óbito, e que seria do sexo feminino, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Caxias, para ser necropsiado, e em seguida levado para sepultamento no cemitério da Baixinha.

Fonte: Blog do Sabá

TCE-MA NÃO PROÍBE CARNAVAL, MAS PREFEITO PODE TER CONTA REJEITADA POR DESPESAS COM A FOLIA

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) não fez qualquer alteração nos termos da Instrução Normativa nº 54, popularizada como “IN do Carnaval”, ou seja, ao contrário do que foi informado por alguns blogs e ativistas das redes sociais, não houve nenhuma proibição a realização de festas de carnaval promovidas por prefeituras, tampouco este assunto foi inserido nas pautas nas últimas sessões plenárias da Corte de Contas.

Aprovada em janeiro do ano passado, por sugestão do Ministério Público de Contas, a IN tem como base as prerrogativas conferidas pela Constituição Federal aos tribunais de Contas da União (TCU) e dos estados (TCEs), no que se refere a despesas com festividades realizadas pelo poder público.

De acordo com a medida, são consideradas ilegítimas quaisquer despesas custeadas com recursos públicos municipais para eventos festivos quando o município estiver em atraso com o pagamento da folha salarial ou em estado de emergência ou de calamidade pública decretados. As informações são do Blog do Aquiles Emir.

Fonte: Blog do Ludwig Almeida

BANDIDOS TENTAM ASSALTAR AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL EM COELHO NETO

Durante a noite de ontem (05) bandidos tentaram assaltar a agência do Banco do Brasil. A Polícia Militar foi alertada pelo alarme instalado na Agência e rapidamente foi até o local. Não foram encontrados os suspeitos e também não houve arrombamento ao cofre do banco. 

Segundo o Capitão Paulo Jamerson, comandante da Polícia Militar, não houve detonação e que os bandidos entraram pelo teto, quebraram o forro e reviraram o interior da agência a procura do cofre. Com o acionamento do alarme fugiram.

A polícia está realizando buscas pela cidade e estradas de acesso a Coelho Neto, Duque Bacelar, Afonso Cunha e também em estradas vicinais. Veículos da prefeitura de Coelho Neto foram cedidos para auxiliar na operação.

Fonte: Blog Observatório dos Cocais

terça-feira, 5 de março de 2019

IBGE: RENDA PER CAPITA DO MARANHENSE É A MENOR DO BRASIL

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (27) os valores dos rendimentos domiciliares per capita referentes a 2018 para o Brasil e unidades da Federação, calculados com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU). De acordo com os números, o menor rendimento médio é o do maranhense, apenas R$ 605.

O rendimento domiciliar per capita é calculado entre o total dos rendimentos domiciliares (em termos nominais) e o total dos moradores. São considerados os rendimentos de trabalho e de outras fontes de todos os moradores, inclusive os classificados como pensionistas, empregados domésticos e parentes dos empregados domésticos.

Os valores foram obtidos a partir dos rendimentos brutos efetivamente recebidos no mês de referência da pesquisa, acumulando as informações das primeiras entrevistas dos quatro trimestres da PNAD Contínua de 2018.

A PNAD Contínua é uma pesquisa domiciliar que, a cada trimestre, capta informações socioeconômicas e demográficas em cerca de 211 mil domicílios, em aproximadamente 16 mil setores censitários, distribuídos em cerca de 3,5 mil municípios.

Fonte: Maranhão Hoje

ÍNDI0S SÃO MORTOS AO TENTAREM ASSALTAR ÔNIBUS NO MARANHÃO

Dois índios da etnia Guajajara foram assassinados na madrugada de hoje (4), na BR-226, entre Grajaú e Barra do Corda, ao tentar assaltar um ônibus. Segundo as primeiras informações, havia um policial dentro do veículo. O caso ocorreu na área da terra indígena Canabrava. De acordo com a polícia, outros dois índios chegaram a ser baleados. Um dos mortos foi identificado como Pedrinho, que já era procurado pela polícia justamente pela prática de assaltos. Um dos baleados, identificado como Vicente, já foi preso por assalto e estava foragido.
Fonte: Gilberto Léda