segunda-feira, 30 de agosto de 2021

COELHO NETO: A PERICLITANTE SITUAÇÃO DE BRUNO SILVA

A conjuntura pode ficar desfavorável para o Prefeito Bruno Silva-PP- e seus aliados ainda neste ano ou, no máximo, no início de 2022. Segundo analistas políticos da capital o racha no grupo político de Flávio Dino-PSB-, é inevitável. São quatro candidatos a governador, porém dois nomes disputam a vaga ferrenhamente: o vice-governador Carlos Brandão-PSDB- e o senador Weverton Rocha-PDT-. Para alguns é questão de tempo para Flávio Dino anunciar o nome de Carlos Brandão, porém Weverton Rocha já afirmou que não abre mão da candidatura e que vai com ou sem o aval do atual governador.

E é na separação do grupo dinista que a onça vai beber água, pois Bruno Silva já declarou apoio ao senador, inclusive aliados do mandatário local já fazem campanha antecipada nas redes sociais. Pois bem, se Brandão for o candidato oficial, Bruno Silva seguirá o senador Weverton na oposição? Se não, vai precisar voltar atrás no apoio declarado. E vem mais um agravante: Carlos Brandão será o governador do Estado a partir de abril de 2022, com o desligamento de Dino que vai concorrer ao Senado Federal. A situação não oferece a alternativa, tipo: “ficar em cima do muro”, pois é “língua ou beiço”.

Atualmente, obras e ações importantes estão sendo realizadas pelo Governo do Estado em Coelho Neto: construção do IEMA, construção do Centro Educa Mais Albert Einstein, reforma do mercado(shopping), viaturas para polícia civil e militar, ambulâncias, recuperação de estradas vicinais e, agora, o asfaltamento de vias públicas, algo em torno de 2,5 milhões, entre outras coisinhas de menor valor orçamentário como: motores para barcos, cheques minha casa, cestas básicas e até equipes de futebol.

O que vai fazer Brandão quando sentar na cadeira em abril?  E se, porventura, for reeleito? Vai continuar agraciando o oposicionista Bruno Silva com tanto esmero quanto Dino? No momento são apenas conjecturas, por isso não chegou a hora de pensar na máxima: aos meus o céu, aos contrários os grilhões do inferno. É aguardar...

Imagem da internet: Carlos Brandão e Bruno Silva

sábado, 28 de agosto de 2021

NEM LULA NEM BOLSONARO

 

Acompanhando as discussões, nas redes sociais, sobre a escolha do presidente da República, na eleição do próximo ano, é fácil constatar que em Coelho Neto e região, praticamente, não existe alternativa fora de Lula e Bolsonaro ou prevalece uma esmagadora maioria que externa a polarização. Eis a minha sincera opinião, isso sem querer criticar o ponto de vista de ninguém, pois cada um toma o caldo com a quantidade de pimenta que quiser.

Já sabemos como Eles- Bolsonaro e Lula - pensam e agem. Temos consciência (embora alguns não queiram admitir) que ambos, se fizeram alguma coisa louvável nos seus governos, por outro lado, cometeram erros (crimes) repugnantes. Fanatismo, alienação ou qualquer coisa do gênero não resolverão os problemas angustiantes que a nossa população enfrenta, fruto da ação ou omissão deles que já tiveram a oportunidade e mostraram do que são (ou não) capazes.

Percebo uma enorme incapacidade crítica, de análise da questão sob um novo prisma, tomando por base a realidade vivida. Polarizar entre uma coisa e outra é uma tremenda falta de memória e (des)conhecimento. Ainda mais quando se coloca em campo a questão ideológica, sendo que uma enorme parcela de debatedores nem sabe o que é isso. Paixões à parte, batalhar por Lula, Bolsonaro e seus aliados (na maioria criminosos) é jogar no lixo a esperança, que muitos ainda guardam no peito, por um País melhor. Pense!


quarta-feira, 18 de agosto de 2021

MUNICÍPIO COM PREFEITO CASSADO POR TER RÁDIO PIRATA TERÁ NOVAS ELEIÇÕES


 O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), marcou para o dia 3 de outubro de 2021, a data da realização das eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Juazeiro do Piauí, distante 158 quilômetros de Teresina.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia indeferido o registro de candidatura de Antônio José Oliveira (PT), prefeito eleito nas eleições municipais de 2020, por ter sido condenado em 2015, por operar uma rádio clandestina.

O TSE entendeu que o crime de desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicações é capaz de atrair a inelegibilidade por atentar contra a Administração Pública.  

A decisão da nova data das eleições suplementares, que antes estava prevista para ser realizada no dia 11 de abril, foi aprovada por unanimidade. A alteração do calendário ocorreu em consonância com a manifestação do Ministério Público Eleitoral (MPE) que levou em consideração o agravamento da crise sanitária no Brasil e o colapso do sistema de saúde no Piauí registrados no mês de abril. 

O TRE informou que a designação da nova data de votação não enseja a reabertura das etapas já encerradas do calendário eleitoral.

 

Cidadeverde.com/Rebeca Lima

Imagem internet

terça-feira, 17 de agosto de 2021

POLÍCIA INVESTIGA ROUBO DE JUMENTOS NO LITORAL DO PIAUÍ

 

Já faz algum tempo que a população do litoral piauiense denuncia o roubo de jumentos na região. E o que era uma simples suspeita virou caso de polícia. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente está investigando o que seria uma ação organizada do roubo e abate desses animais para envio ao Estado do Ceará, de onde partiriam para exportação.

O delegado Emir Maia já teria até identificado os vaqueiros responsáveis pelo sumiço dos jumentos naquela região, mas eles não foram localizados para prestar depoimento. Segundo alguns levantamentos preliminares, os homens receberiam cerca de R$ 30 a R$ 50 por animal abatido. Este era o valor pago na Bahia, onde também estava ocorrendo prática semelhante. A carne do animal seria exportada supostamente para a China.

A polícia já localizou até mesmo os currais onde os animais eram guardados antes do abate, situado na zona rural de Luís Correia. Mas o crime de roubo e maus tratos aos jumentos também já foi denunciado em Barra Grande.

 

Fonte: Cidade verde. com/Cláudia Brandão


sábado, 14 de agosto de 2021

DETRAN FARÁ 1º CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS EM MUNICÍPIOS DO MA

 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) lançou edital para pedido de concessão do primeiro credenciamento de Centro de Formação de Condutores, Clínicas Médicas e psicológicas e empresas de despachantes para municípios do Maranhão.

Pelo edital, só haverá autorização para pedido de primeiro credenciamento para os Centros de Formação de Condutores nos municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito. Para as empresas de Despachantes, em qualquer município. Para as Clínicas Médicas e Psicológicas haverá autorização para o município de Coelho Neto, entre outros.

De acordo com o diretor-geral do Detran-MA o edital era muito esperado pelas empresas. “A instalação dessas empresas prestadoras de serviços nos municípios, principalmente onde já instalamos Postos Avançados, significa a finalização da prestação de serviços do Detran aos cidadãos na própria cidade, visto que, o usuário fará ali mesmo em sua cidade os exames médicos obrigatórios para concluir a emissão de sua CNH, por exemplo, sem precisar se dirigir para outro município. Isso também agiliza a finalização do atendimento”, afirma Francisco Nagib.

Fonte: Gilberto Leda


AL- MA PROMULGA LEI SOBRE ISENÇÃO DE IPVA

 

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão promulgou a Lei 11.523/21, do Poder Executivo, que trata do Sistema Tributário do Maranhão, dispensando do pagamento de IPVA proprietários de veículos nos casos de roubo, furto ou sinistro. A lei foi publicada, na quinta-feira (12), no Diário Oficial da Casa.

a Lei, que trata do Sistema Tributário do Maranhão, além de dispensar do pagamento de IPVA aos proprietários de veículos nos casos de roubo, furto ou sinistro, dispõe, ainda, da arrematação de veículos em leilões, por conta de débitos gerados por IPVA.

Fonte: Gilberto Leda