sexta-feira, 29 de outubro de 2021

COELHO NETO- 128 ANOS: UMA HISTÓRIA DE AMOR, SUOR E LÁGRIMAS

 

Ainda não se havia servido tanta informação histórica sobre o Município de Coelho Neto como em 2021, em face da passagem do aniversário de 128 anos de liberdade política. As redes sociais foram abastecidas com relevantes fatos históricos, biografias de personagens ilustres, fotografias de diversas épocas (de lugares e pessoas) que nos fizeram voltar no tempo ou conhecer um pouco mais da História política, econômica, social, religiosa e cultural do antigo Curralinho. Foi um resgate histórico pujante liderado, principalmente, por Samuel Bastos e José Sampaio, e outros (em menor proporção).

Seguramente, a iniciativa aguçou a curiosidade e suscitará novas buscas pelo conhecimento da História dos homens e mulheres desta terra, que passou pela fundação do Sítio Curralinho de Paulo Vaz Freire (em 1738), emergindo para a Vila de Sant’ Anna do Curralinho (em 1874), chegando ao Município de Sant’Anna do Curralinho (em 31 de outubro de 1893) até o batizado pelo topônimo Coelho Neto (em 1934) e os fatos decorridos nas décadas subsequentes.

É uma História longeva permeada de importantes mudanças-avanços e recuos- repletas de admiráveis feitos humanos, mas que também anotam uma acirrada luta entre mandantes e mandados, baseada na usurpação violenta de direitos e bens e na exploração dos menos favorecidos. A História de Coelho Neto não foi feita só de glórias. É uma História de amor, suor e lágrimas. Conhecê-la, num passado remoto ou não, é fascinante. E, estamos extasiados e agradecidos pelo conhecimento adquirido neste outubro de 2021.

Felicitações aos coelhonetenses pelos 128 anos de emancipação política.

 

Imagem: internet


segunda-feira, 25 de outubro de 2021

COELHO NETO: CRIME DE VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE

 

O prefeito de Coelho Neto ou é pessimamente assessorado ou age de má-fé. Entre os tantos desacertos, nos primeiros 10 meses de gestão, mais um que circula nas redes sociais, e que à primeira vista pode não parecer grave, mas que causa improbidade administrativa. A marca BS, de Bruno Silva, verificada na fotografia acima é uma prova irrefutável da violação ao princípio da impessoalidade.

Leia abaixo a explicação encontrada no site jusbrasil.com.br/artigos, com o título: violacao-ao-principio-da-impessoalidade-causa-de-improbidade-administrativa.

O princípio da impessoalidade proíbe a promoção pessoal de agentes políticos ou de servidores públicos nos atos, programas, na realização de obras, na prestação de serviços e outros, que devem ser imputados ao órgão ou entidade administrativa da administração pública.

Isso significa que a atuação administrativa (atos, programas, realização de obras, prestação de serviços, etc) deve ser imputada ao Estado, jamais ao agente. Por isso mesmo, só se admitirá a publicidade dessa atuação em caráter exclusivamente educativo ou informativo, não se permitindo constar nomes, símbolos ou imagens que possam associar à pessoa do agente. (Cunha Jr., Dirley. Novelino, Marcelo. Constituição Federal para concursos – 5ª ed. – Salvador: Juspodvim, 2014, p. 305).

O artigo 37§ 1º, da Constituição Federal, é onde está previsto esse sentido do princípio da impessoalidade, o qual veda o uso de nome, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos em publicidade da administração pública.

 

Imagem: Edvaldo Alves (facebook)


sexta-feira, 22 de outubro de 2021

COELHO NETO: TEM FUMAÇA SAINDO DA PREFEITURA

 

Infelizmente, a honestidade não parece ser uma das virtudes do Governo de Coelho Neto. Em dez meses de administração as denúncias e suspeitas de mau uso dos recursos públicos permitem dizer que a probidade não anda de mãos dadas com o “amor ao trabalho”.

Em depoimento ao Ministério Público (leia aqui), no último dia 05 de outubro, o prefeito Bruno Silva disse “com todas as letras” que tinha conhecimento que a babá de sua família recebia pela Prefeitura, mas que não foi ele que contratou. De forma sumária, um duro golpe na ética administrativa e a demonstração de uma enorme confiança na impunidade. Entretanto, não é só isso...

Os super salários (para amigos próximos), a suposta prática de “rachadinha”, o pagamento de fantasmas e lagartas, no que ficou conhecido como escândalo da folha de pagamento foi só a ponta do iceberg. Não menos graves são as suspeitas que pairam sobre alguns integrantes do alto escalão de estarem enriquecendo ilicitamente: mansões, fazendas e carros de luxo (para aluguel na prefeitura) seriam algumas das conquistas repentinas do grupo privilegiado.

Embora já existam investigações do Ministério Público é prematuro dizer que haverá alguma punição contra os incendiários da honestidade governativa. Quanto as hipotéticas suspeitas, cabe à população consciente e desapegada construir barreiras de contenção para evitar que o incêndio se alastre.

Os mais velhos e sábios ficam sempre ressabiados com fumaceiro, pois eles sabem que onde há fumaça pode haver fogo.

 

Imagem da internet


segunda-feira, 18 de outubro de 2021

COELHO NETO: E O ABONO SALARIAL PARA OS PROFESSORES?

 

Por ocasião da passagem do dia do Professor, vários prefeitos do Maranhão anunciaram na blogosfera a concessão de abono salarial para a categoria. O rateio dos recursos sobressalentes do FUNDEB (já depositado nas contas) entre os profissionais da Educação variou entre R$ 1.500 a 4.200. Caxias, na Região dos Cocais, por exemplo, foi um desses Municípios.

Enquanto isso, por aqui, muito chororó nos microfones e nenhuma vela. Nos discursos emocionados elogiando os professores, zero indicativo que os profissionais serão agraciados com as sobras do FUNDEB. Well, maybe there isn’t... talvez em dezembro... resta pedir a intercessão do SINTASP/MCN. Ou será preciso a interferência divina?

Como nada foi dito, até agora, resta rememorar a inquietude do blogueiro Homero Lima, nas redes sociais: “Pergunta inquietante do Dia. Alguém daqui saberia dizer com que Prefeitura de Coelho Neto gastou quase R$ 32 milhões na Educação, considerando que as escolas ficaram 06 meses fechadas, e quando as aulas voltaram foi pela metade?”


sexta-feira, 15 de outubro de 2021

VEREADORES SAEM NO TAPA APÓS DISCUSSÃO EM SESSÃO NA CÂMARA

 

Na manhã desta sexta-feira (15), dois vereadores saíram aos tapas em uma sessão na Câmara de Santa Helena, região da baixada maranhense.

Antes de ir às vias de fatos, os parlamentares discutiram e após um chamar o outro de assassino, começaram as agressões. O presidente da Casa Legislativa tentou conter os ânimos, mas foi em vão.

Veja abaixo:



 Fonte: Blog do Neto Ferreira


quarta-feira, 13 de outubro de 2021

MUITO BEM, VEREADOR!

Em 16 de março de 2021, publicamos em nosso blog: Vila Pimenteiras: um caso de insensibilidade. Veja aqui. A repercussão da postagem foi enorme com compartilhamentos, comentários e curtidas de centenas de internautas. Saudosismo e indignação tomaram conta das pessoas ao verem tantas casas sendo devastadas pelo abandono, enquanto o Município detém um elevado déficit habitacional.

Para nossa grata surpresa fomos informados que o vereador Júnior Santos (PC do B), na sessão ordinária da última terça-feira, (05), fez a solicitação de uma indicação coletiva dirigida ao executivo municipal pedindo que seja criado um projeto habitacional para as quase 200 casas abandonadas da Vila Pimenteiras. A citada indicação do vereador, que poderá ser coletiva, será apresentada no plenário da Câmara na quinta-feira (14).

Desejamos que a proposta tenha êxito em todas as suas fases.  

 

Imagem: facebook

 

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

COELHO NETO: TCHAU CORONAVÍRUS

 

Os eventos festivos voltaram com força total em Coelho Neto. Também, depois de tanto tempo de paralisação, motivada pelo coronavírus, seria natural um retorno apoteótico da população jovem as festas, e são muitas em vários locais da cidade e zona rural.

Porém, algo não condiz com a realidade dos fatos: segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, datado de 8 de outubro, tínhamos 74 casos de infectados pela Covid-19, sendo que naquela data 3 estavam em leitos de enfermaria e 1 em UTI. Isso significa que ainda não estamos livres do vírus e que os cuidados preventivos precisam ser mantidos.

As autoridades de saúde e vigilância do Município não podem baixar a guarda e cair na onda do “liberou geral”, quando em nenhum lugar do mundo isso está acontecendo. As medidas protetivas nesses eventos precisam ser mantidas: uso de máscara, álcool em gel e a limitação do número de participantes para evitar aglomeração.

Se a liberação das festas não vier acompanhada da exigência de medidas protetivas, não vai tardar para que Coelho Neto volte a ter um número assustador de mortes. Até agora são 102 famílias enlutadas, que choram e sentem a dor de perder um ente querido. Esse número absurdo de mortes justifica a continuidade das ações governamentais e o cuidado individual, que cada um precisa manter.

 

Foto: Euclides Filho


sábado, 9 de outubro de 2021

COELHO NETO: CADÊ O DINHEIRO QUE TAVA ALI?

 

O prefeito Bruno Silva (PP) anunciou que vai concluir a obra inacabada do posto de saúde, próximo a capela de São Raimundo, no largo dos Coutos. A unidade receberá o nome do saudoso médico Dr. Fernando Couto, numa justa homenagem.

O prefeito, pelo visto, está determinado em concluir as obras que foram iniciadas no governo do pai, o ex-prefeito Soliney Silva. Ambos estão ligados umbilicalmente nessa herança maldita, que consta de creches, postos de saúde, escolas, e outras, cujos recursos foram devorados pela ganância que a justiça não combate.

Nada contra a conclusão da Unidade de Saúde, mas é imperioso saber (embora seja perda de tempo) se o digníssimo gestor tomou alguma providência para recuperar o dinheiro que foi surrupiado, pois é doloroso para o contribuinte pagar duas vezes pela mesma obra.

Para que a homenagem ao inestimável médico Fernando Couto, que tanto fez pela comunidade, seja imaculada seria imprescindível a aparição dos recursos desaparecidos, pois “bufunfa” não cria asas e nem some sem deixar rastros. Certamente, alguém viu o dinheiro que tava ali.


sexta-feira, 8 de outubro de 2021

POLÍCIA FEDERAL PODE PEDIR A PRISÃO DE SECRETÁRIA DE SAÚDE E PREFEITO DA REGIÃO DOS COCAIS

 

Segundo o blog do Minard, uma secretária e um prefeito da Região dos Cocais já prestaram depoimento na sede da Polícia Federal, a respeito de compras com indícios de fraude, utilizando dinheiro da COVID.

As investigações já se encontram em fase avançada, tendo a PF provas suficientes para a deflagração de uma operação que irá abalar toda a região dos cocais.

No depoimento da Secretária, era nítido a aflição da gestora quando perguntada sobre as irregularidades, motivo pelo qual deixaram os federais bastante intrigados no assunto.

O blog aguarda ter acesso ao depoimento completo, tanto da secretária quanto do prefeito, para poder revelar com mais detalhes suas identidades e quanto aos possíveis pedidos de prisão dos envolvidos.

Para sua informação: a Região dos Cocais é composta por 17 municípios: Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti Bravo, Caxias, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Duque Bacelar, Fortuna, Lagoa do Mato, Matões, Parnarama, Peritoró, São João do Soter, Senador Alexandre Costa, Timbiras e Timon.

 



sexta-feira, 1 de outubro de 2021

COELHONETENSES ESTÃO “RESPIRANDO NOS APARELHOS”

 

O IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- revelou, na semana passada, que aumentou o número de maranhenses vivendo na extrema pobreza. O aumento foi de quatrocentas mil pessoas nos últimos 5 anos.

A ONU- Organização das Nações Unidas- apontou nessa semana que, no Brasil, o Maranhão é o estado com o maior número de pessoas vivendo na extrema pobreza. São 19,9% de maranhenses levando uma vida, extremamente, miserável.

Quanto a Coelho Neto, apesar da inexistência de dados estatísticos, mas observando a realidade nua e crua verifica-se que a situação não é diferente do restante do Maranhão. Por aqui, nada para amenizar a fome do povo, não se tem notícia da implementação de nenhum projeto consistente de geração de emprego e renda por parte da gestão municipal, nada que traga alento a curto, médio ou longo prazo.

E, para piorar, o prefeito, de forma insana, está pondo no olho da rua centenas de mães e pais, que não eram lagartas da folha de pagamento, e que tinham como única fonte de renda um emprego na prefeitura.

O que está salvando, paliativamente, são as cestas básicas que o Governo do Estado doou e que estão sendo distribuídas com festa e foguetório na zona rural. E, nem precisa de tanto foguete para enganar o “bucho” de quem está com fome, sofrendo na pobreza e com a esperança respirando por aparelhos.

Imagem da internet