quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

DUQUE BACELAR: PREFEITO É INVESTIGADO POR IRREGULARIDADES EM REPASSES FINANCEIROS

O prefeito do município de Duque Bacelar, Flávio Furtado, do PL, voltou a ser investigado pelo MPMA – Ministério Público do Maranhão - após denúncias sobre irregularidades envolvendo falta de repasses financeiros às instituições que protegem os direitos dos servidores públicos municipais.

Conforme a denúncia protocolada na Promotoria de Justiça, trata-se do atendimento ao Público nº 000307-275/2020, em que constam informações de que o município de Duque Bacelar estaria deixando de realizar os repasses relativos à contribuição dos servidores municipais à FAPEDUQUE – Fundo de Pensão e Aposentadoria de Duque Bacelar.

O MPMA – Ministério Público do Maranhão informou que o caso está sendo apurado e que tomará todas as medidas necessárias para sanar as irregularidades cometidas pelo gestor.

 

Fonte: Blog do Werbeth Saraiva

 

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

ABSURDO: PARA TRABALHAR NO MATEUS PRECISA DO AVAL DE BRUNO SILVA

 

Se você sonhava em conseguir uma vaga de emprego no supermercado Mateus, mas não reza na cartilha do prefeito Bruno Silva, adeus esperança. Algo inédito está acontecendo em Coelho Neto: a indicação dos funcionários de uma empresa privada feita pelo poder político local.

Segundo anunciado pelo próprio Bruno Silva, nas redes sociais, o supermercado da rede Mateus, que está sendo implantado na cidade, irá oferecer cerca de trezentas vagas diretas e trezentas indiretas.

Não se sabia, entretanto, que os currículos teriam de passar pelo crivo do pessoal da prefeitura- via Secretaria de Assistência Social. E, assim sendo, obviamente, que os selecionados terão de ser “simpáticos” ao prefeito ou no mínimo terão que implorar a algum figurão da prefeitura ou vereador aliado do mandatário para conseguir a vaga.

Segundo informações de populares, pessoas ligadas ao prefeito estão trocando vaga pela transferência do título de eleitor para uma cidade vizinha e que cada vereador aliado pode indicar duas pessoas.

Um absurdo, sem precedentes...  

 



Mateus: imagem ilustrativa-facebook


quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

COELHO NETO: PROFESSORES COBRAM SOBRAS DO FUNDEB E SÃO CHAMADOS DE BADERNEIROS

 

Um grupo de servidores da educação municipal realizou, nesta quinta-feira, (05), uma manifestação para cobrar do prefeito, Bruno Silva (PP), o rateio da sobra do FUNDEB/2022. Segundo os manifestantes o valor ultrapassa os 20 milhões de reais.

Em depoimentos em frente à sede da prefeitura, os servidores alegaram que, também, não receberam o rateio da sobra de 2021, algo em torno de 23 milhões de reais. Querem saber do poder executivo o que foi feito com tanto dinheiro de sobras nos últimos dois anos.

Foi divulgado, nos últimos dias, pela mídia estadual que parte significativa dos municípios do Maranhão e, também, os vizinhos a Coelho Neto, como: Timon, Caxias, Buriti, Anapurus, Brejo, Chapadinha, para citar alguns, já efetuaram o rateio da sobra com os servidores.

A Secretaria de Educação de Coelho Neto em parceria com o Sindicato da categoria (que os manifestantes chamam de “puxadinho” da prefeitura) apresentaram uma pauta de benefícios que inclui o reajuste do piso do magistério, determinado pelo Governo Federal, em 14,95%, a partir deste mês.

A linha de defesa do prefeito acusa o movimento de “politiqueiro, baderneiro e de agrupar figuras carimbadas da antiga panelinha de Coelho Neto” justificando que o município gastou os 70% do FUNDEB com folha de pagamento em 2022.

Segundo a Lei do Novo FUNDEB, as sobras de recursos devem ser rateadas entre os servidores da Educação: professores, motoristas, zeladores, copeiras, vigias e demais integrantes do setor.

Se não há sobra de recursos por que a prefeitura de Coelho Neto faz tanto mistério? Será se os manifestantes são tão desinformados que iriam para as ruas protestar sem razão? O que dizem os servidores da educação, aliados do prefeito (com exceção da diretoria do Sindicato), sobre o caso? O movimento é justo ou é só uma forma disfarçada de oposição ao prefeito? Aguardemos os próximos capítulos...  


quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

COELHO NETO: PRÉ-MATRICULA EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL COMEÇA SEGUNDA-FEIRA (09).

 

A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) lançou, ontem terça-feira (03), os Editais de pré-matrícula da Rede Estadual de Ensino para o ano letivo de 2023. A pré-matrícula acontecerá no dia 09/01/2023, a partir das 9h até as 23h50 do dia 13/01/2023, e deverá ser realizada pelo endereço eletrônico: www.educacao.ma.gov.br/


Fonte: SEDUC

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

COELHO NETO: DE NOVO, PREFEITO?

 

No início de 2022, profissionais da Educação de Coelho Neto, rotulados como oposicionistas ao prefeito Bruno Silva (PP), foram as ruas cobrar as sobras do FUNDEB de 2021, algo em torno de 23 milhões de reais.

Apoiado pelo Sindicado da categoria, sob o silêncio tumular dos vereadores e uma campanha difamatória, nas redes sociais, contra os professores, tudo deu em nada. O prefeito safou-se, não explicou nada com nada e a coisa caiu no esquecimento.

Início de 2023, novamente, os profissionais da categoria cobram do poder executivo explicações, agora sobre as sobras de 2022. Segundo eles, o Município recebeu no ano passado pra mais de 90 milhões de reais.

Enquanto em outros municípios a sobra já foi paga, aqui, até o momento, nada foi dito. A Secretaria de Educação e o Sindicato da categoria fazem ouvido de mercador. E os profissionais, mais uma vez, terão que recorrer aos órgãos fiscalizadores para obterem informações.

Qual foi a sobra de 2022? Se somada à de 2021, que não saiu, vai dar uma grana extra e tanto. E a coisa fica assim: os professores alinhados ao prefeito, que não podem se manifestar, rezam no escurinho de suas alcovas e o movimento dos professores não alinhados terão que arrochar Bruno Silva. Afinal, já é de conhecimento público que o brinquedo preferido do “menino” é dinheiro do FUNDEB.

 

Foto: Facebook