Uma campanha contra a construção da Usina de Belo Monte ganhou força nas redes sociais nos últimos dias. O vídeo conta com a participação de 19 atores da Rede Globo. Puxado pelo “Movimento Gota Dágua,” pretende sensibilizar e conscientizar a população sobre os impactos ambientais provocados pela construção do que seria a terceira maior hidrelétrica do mundo no estado do Pará.
A hidrelétrica está sendo construída no Rio Xingu e vai custar cerca de 30 bilhões de reais, sendo 24 bilhões recursos públicos e 6 bilhões contrapartida da iniciativa privada. A empresa Norte Energia é a responsável pela construção da usina. Formada por um consórcio de 18 empresas ganhou, como contrapartida, o direito de explorar a venda de energia durante 35 anos. Depois de construída, a usina vai alagar 640 km2 de área dentro do Parque Nacional do Xingu. A concessão foi assinada em 2010, no governo do presidente Lula.
Os atores pedem para a população assinar uma petição que vai ser entregue a presidente Dilma Rousseff e ao Congresso Nacional pedindo a interrupção imediata da obra.
PROTESTOS EM BRASILIA
Na campanha os atores questionam que a Belo Monte vai se tornar mais um “elefante branco” pelo fato da usina funcionar apenas com 1/3 de sua capacidade. A campanha alerta que a região onde está sendo construída passa 8 meses sem chuva. Portanto inviabilizando o projeto.
Fonte: Blog do Varão
Nenhum comentário:
Postar um comentário