.

.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

A ORIGEM E O BUMBA-MEU-BOI EM COELHO NETO


A essência da lenda enlaça a sátira, a comédia, a tragédia e o drama, e demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi. Esta essência se originou da lenda de Catirina e Pai Francisco,origem nordestina, que sofreu adaptação à realidade amazônica. Dessa forma, reverencia o boi livre e nativo da floresta Amazônica, bem como a alegria, sinergia e força das festas coletivas indígenas.

A festa do Bumba-meu-Boi surgiu no nordeste do país, mais especificamente no Estado do Piauí, pois a região onde hoje se situa o Piauí começou a ser povoada por vaqueiros que vinham da Bahia em busca de novas pastagens para o gado. Ainda hoje a figura do vaqueiro é marcante e faz parte da cultura piauiense, além de ser uma personagem típica no estado. Mas foi no Estado do Maranhão que o Bumba-meu-Boi foi mais popularizado e exportado para o Estado do Amazonas com o nome de Boi-Bumbá, visitado anualmente por milhares de turistas que vão para conhecer o famoso Festival Folclórico de Parintins, realizado desde 1913.

Fonte: Wikipédia

O público que compareceu ao Corredor da Alegria, ontem (28), encantou-se com a beleza das apresentações de bumba-meu-boi: Império do Amanhã (crianças), Império do Luar, Brilho da Lua e Boi Majestoso de Duque Bacelar-Ma. Sinceramente, e sem desmerecer as outras apresentações, mas o Boi Majestoso levou o público ao delírio. A seguir algumas imagens que mostram quão bela foi a noite. Veja:


Nenhum comentário:

Postar um comentário