.

.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Famem: Soliney Silva e Gil Cutrim preocupados com queda do FPM


Os prefeitos Soliney Silva (Coelho Neto) e Gil Cutrim(São José de Ribamar), candidatos à Presidência da Famem, demonstraram, nesta segunda-feira (12), preocupação com as constantes quedas de repasses oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O principal motivo, aponta Soliney, é a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), prorrogada pelo Governo Federal.

“A situação vivida por grande parte dos municípios é a pior possível. Temos conversado com prefeitos de todo o Estado que estão preocupados com os meios que utilizarão para honrar os compromissos. Só para citar um exemplo, temos prefeitos que estavam com a folha de pagamento atrasada em até três meses e que aguardavam a chegada do final do ano esperando o aumento no repasse, para assim conseguir sanar os débitos. No entanto com a projeção de que os repasses não aumentarão, esses prefeitos nem terão recursos para pagar os atrasados, como estão com as folhas de novembro, dezembro e 13º. salário comprometidas”, disse ele.

Já Gil Cutrim anunciou um pacote de medidas para minimizar os impactos na gestão financeira municipal, dentre elas: devolução de parte da frota alugada de veículos; novo horário de atendimento ao público nas Secretarias Municipais (desde o último dia 05, este trabalho está sendo feito no horário das 13h às 19h e objetiva também otimizar o atendimento à população); corte de horas extras; e diminuição de cargos em comissão.

“Infelizmente, sabemos que algumas destas medidas causam certo desconforto. No entanto, as mesmas foram adotadas em virtude das dificuldades financeiras pelas quais passam São José de Ribamar e os demais municípios do Maranhão e do Brasil”, explicou o prefeito e vice-presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Gil Cutrim (PMDB), que já está em Brasília, onde integrará comitiva de prefeitos de todo o país em nova rodada de negociação com o Governo Federal para que sejam apresentadas soluções para o problema.

Blog do Gilberto Léda

Nenhum comentário:

Postar um comentário