.

.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

HENRIQUE ALVES É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS


Deputado há 42 anos e exercendo seu 11º mandato consecutivo, o peemedebista Henrique Eduardo Alves (RN), 64 anos, é o novo presidente da Câmara dos Deputados. Ele ocupará o cargo pelos próximos dois anos.

Sua chegada ao posto consolida o PMDB no controle do Congresso, já que na semana passada Renan Calheiros (PMDB-RN) foi eleito para o comando do Senado.

Henrique Alves foi eleito com 271 votos, contra 165 de Júlio Delgado (PSB-MG), 47 de Rose de Freitas (PMDB-ES) e 11 de Chico Alencar (PSOL-RJ). Ao todo, 497 dos 513 deputados participaram da votação. Três deputados votaram em branco.

A eleição do peemedebista faz parte de um acordo costurado com o PT para os dois maiores partidos da Casa se revezarem na presidência da Câmara, que nos últimos dois anos esteve nas mãos do petista Marco Maia (RS).

Parceiro do vice-presidente da República, Michel Temer, a candidatura de Henrique Eduardo Alves recebeu o aval do Planalto.

Foi eleito com o apoio oficial de 20 partidos dos 24 com representatividade na Câmara.

Henrique Alves tem como ponto a seu favor a facilidade com a qual transita entre os partidos, tanto da base quanto da oposição, mas enfrenta resistência do chamado baixo-clero, parlamentares com menor expressão na Câmara.

Assim como Renan Calheiros, o deputado também resistiu às acusações de suspeita de ilegalidades.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário