.

.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

POEMA DOS 120 ANOS

Coelho Neto, terra de sonhos e esperança. Nos teus tempos idos, alcançastes a glória através do suor e das mãos fortes de tua gente. A grandiosidade do teu nome atravessou fronteiras voando, docemente, sobre as asas do poeta que encanta a todos com a beleza de suas rimas.
Hoje, te recupera da maldade humana que ao perceber quão reluzente era a tua riqueza, usurparam a tua gente, relegando-os à condição de coadjuvantes. Mas, o teu povo guerreiro e forte não se submeteu às agruras impostas pelos desejos ambiciosos dos que não te veneram.

Nos teus 120 anos, te mostra revigorada. Assim como a fênix, ressurgistes para resplandecer diante dos olhos de todos e mostrar a tua grandeza, a tua soberania e a garra do teu povo. Brilhas, novamente, graças ao esforço daqueles que fazem deste pequeno pedaço de chão um santuário.
Estás sendo preparada para, novamente, ser polo econômico. Geradora de riquezas, de emprego e renda para o teu povo. Serás, também, polo educacional e de saúde e, atenderás a quem de ti precisar. Estás ficando mais bela, com tuas ruas asfaltadas, calçadas e limpas. Darás aconchego, tranquilo, para os teus e aos que te visitam.
As águas murmurantes do “Velho Monge”, que margeiam o nosso chão, não tardarão a entrar em nossos lares pela canalização, trazendo fartura e suavidade nas tardes quentes de verão. A tua história, as tuas tradições culturais e religiosas estão sendo valorizadas e a tua gente percebida e respeitada.
O teu futuro está desenhado no caderno do destino. Está determinado por Deus que a tua gente será, sempre, vitoriosa e alcançarás através dos braços dos que te amam a plenitude de todos os sonhos. Os raios do sol que te iluminam serão sempre reluzentes e te protegerão da escuridão que apavora.
Parabéns, Coelho Neto, pelos 120 anos de emancipação política.


Nenhum comentário:

Postar um comentário