.

.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

DUQUE BACELAR: 59 ANOS DE FUNDAÇÃO


O Município de Duque Bacelar-Ma completa, em 01 de janeiro, 59 anos. Desmembrado do Município de Coelho Neto, de acordo com a Lei Estadual nº 1.294 de 07 de dezembro de 1954, assinada pelo Governador Eugênio Barros. A decisão governamental foi publicada no Diário Oficial nº 275 de dezembro de 1954. A instalação do Município aconteceu às dez horas do primeiro dia de 1955.

Com uma população de 10.634 hab. (censo de 2010) numa área de 317.924 km², o Município localiza-se na Mesorregião do Leste Maranhense, Microrregião de Coelho Neto e faz limite com os municípios de Coelho Neto, Chapadinha, Buriti e com o Estado do Piauí, através do Rio Parnaíba.

A povoação do Município de Duque Bacelar aconteceu, presumivelmente, a partir do Rio Parnaíba. Cita-se, ainda, sem nenhuma prova material concreta, que os primeiros habitantes foram os Índios da etnia Pimenteiras. Originalmente, as terras que formavam o território foram designadas pelo rei de Portugal, D. João V (1706-1750), através de carta de sesmaria.

A primeira denominação do povoado foi Garapa. Segundo o pesquisador Francisco Carlos, para se chegar à estrada que começava nas margens do Rio Parnaíba até a Fazenda Santana passava-se por um vale que recebia água de dois riachos. A travessia pelo vale enlameado originou o nome da povoação.

O nome Duque Bacelar foi uma homenagem ao Coronel Raimundo de Melo Bacelar, representante da oligarquia vitorinista e sucessor dos Nunes em Coelho Neto, assassinado em 21 de junho de 1954. Um acordo político entre o Governador Eugênio Barros, o deputado Raimundo Bacelar (filho do coronel) e José Ribamar Oliveira-representante de importante família da região- selou o pacto para a atual denominação do Município. 

Foto: facebook de Beto Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário