.

.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

UMA DATA PARA SER ESQUECIDA

 
Nesta segunda-feira, 28 de julho, "comemora-se" o dia da adesão do Maranhão a independência do Brasil, que ocorreu em 1823. A data é tão importante que é considerado feriado estadual. Porém, convenhamos, existe algo a ser comemorado nesta data?


Para entender: o Maranhão só veio aderir a independência do Brasil em 1823, quase um ano depois, foi o último estado do país a se declarar livre das amarras portuguesas. No meu ponto de vista, este 28 de julho deveria ser esquecido e ser eternizado apenas pelos livros de história.

A data desta segunda-feira, só retrata o quanto o Maranhão sempre foi atrasado em relação aos demais estados. Forças do Ceará e Piauí tiveram que intervir no Maranhão, para que este declarasse sua independência e não se mantivesse subserviente a coroa portuguesa.

O Maranhão será independente quando sua população não viver mais na extrema pobreza. Quando não formos dependentes de uma economia que gira em torno da agricultura de subsistência. Quando tivermos um governo que tenha voz altiva para discutir com o governo federal e demais nações.

Por isso o feriado desta segunda-feira, da "Adesão do Maranhão a Independência do Brasil" - que nome pomposo - deveria ser utilizado mais para essa reflexão do que para um simples gozo de um feriado que não deveria existir e muito menos ser comemorado.

Nota do Blog: Concordamos em gênero, número e grau com Diego Emir, autor do texto. Transformar a data em feriado é uma afronta aos trabalhadores, e um prêmio aos que preferem à vida mansa dos feriados! Nada temos para comemorar, até porque a tardia adesão do Maranhão à Independência do Brasil deveria servir para nos envergonhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário