.

.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

CASO PETROLÃO: O POVO PRECISA SE INDIGNAR

Lamentavelmente, a corrupção é endêmica no Brasil e acontece em todas as esferas: Federal, Estadual e Municipal e, ainda, nas fundações, ONG’s, iniciativa privada, etc. Enfim, o Brasil é um verdadeiro mar de corrupção. Aqui, no País do jeitinho, todo mundo quer se dar bem à custa do dinheiro público, sem querer generalizar, evidentemente!

O caso Petrobrás-lava jato- é só mais um caso de corrupção. Infelizmente, o maior de que se têm notícia em um País democrático. Entretanto, diariamente, a roubalheira “corre frouxa” em todos os rincões do Brasil. A fragilidade das leis, o pequeno contingente de pessoas qualificadas para investigar, a interferência das forças políticas nos Tribunais e a pressão exercida nos agentes fiscalizadores, somadas a falta de uma reforma política e fiscal e, também, à falta de punição exemplar para corruptos e corruptores transformam o Brasil em um campo aberto para o crime de corrupção.

A retirada de recursos-via corrupção- dos investimentos sociais na Educação, Saúde, Segurança Pública, Transporte, Lazer e outros contribuem, decisivamente, com a tamanha desigualmente e empobrecimento da população, principalmente daqueles que mais precisam do apoio e ajuda do Estado.

Em suma, o esquema de corrupção montado na maior Empresa brasileira nos remete à necessidade de maior participação da sociedade civil no quesito indignação. São as manifestações de repúdio, aliadas a reformas políticas, a um Poder judiciário eficiente e leis punitivas mais rígidas que, talvez, inibam à ação de corruptores e corruptos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário