.

.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

CONGRESSO, TCU E TSE PODEM COMPLICAR DILMA NESTA SEMANA

O Palácio do Planalto enfrente uma semana decisiva de votações no Congresso Nacional. Na tarde desta segunda-feira (5), a presidente Dilma Rousseff dá seguimento ao acordo costurado com o PMDB e empossa 10 novos ministros. O novo desenho ministerial foi anunciado na última sexta-feira (2), 8 das 39 pastas da Esplanada foram cortadas.
A prova de fogo de Dilma Rousseff é nesta terça-feira (6), quando senadores e deputados analisam seis vetos presidenciais. A sessão foi convocada pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), para às 11h30. No dia 30 de setembro houve uma tentativa de apreciação dos vetos, mas uma manobra do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), inviabilizou a votação.
O tema mais polêmico que deve ser analisado amanhã é o veto nº 26, que trata sobre o plano de carreira de servidores do Judiciário. O reajuste no salário dos servidores varia entre 53% e 78%. Nas contas do Ministério do Planejamento, o impacto da proposta nos cofres públicos é de R$ 5,3 bilhões, em 2016, e chega a R$ 36,2 bilhões em quatro anos.
No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há previsão que sejam apreciadas duas ações de investigação da campanha da presidente Dilma Rousseff. O processo foi proposto pelo PSDB e pede a impugnação do mandato da presidente. Há no TSE quatro processos que podem gerar a cassação de Dilma e do vice-presidente Michel Temer.
Na quarta-feira (7), o governo deve acompanhar a análise das contas presidenciais de 2014 feita pelo Tribunal de Contas da União. O relator do processo das pedaladas fiscais, ministro Augusto Nardes, vai recomendar a rejeição das contas. A recomendação de rejeição das contas é a aposta da oposição para levar adiante o processo de impeachment de Dilma afastando a tese de “golpe” levantada pelo governo.


Fonte: Blog do Noblat

Nenhum comentário:

Postar um comentário