.

.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

CONFIRMADOS DEZ CASOS DE MICROCEFALIA NO MARANHÃO

O Maranhão já registrou, desde o início do ano, sete casos de microcefalia no estado. As notificações foram registradas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que informou, por meio de nota, que recebeu, por volta das 17h, à atualização total de 10 casos confirmados de microcefalia, nos seguintes municípios: Coroatá (1), São Francisco do Brejão (1), Buriticupu (1), São José de Ribamar (1), Barra do Corda (1), Chapadinha (1), Dom Pedro (1), São Luís (1) e Santa Inês (2). A SES ressaltou ainda que a última atualização de casos ocorreu no último dia 16 de novembro. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, existe uma probabilidade muito grande de que doenças como dengue, zika vírus ou febre chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedys aegypti durante a gestação, estejam ligadas à microcefalia.

A superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Léa Márcia Costa, esclarece a preocupação do caso. “É um fato que nos preocupa mais ainda em relação ao controle das larvas e de ovos do Aedys aegypti. O controle deve ser feito em busca de reduzir o número de caso de dengue, zika e de chikungunya. Ainda não há uma associação muito grande, mas existem fortes indícios de que o vírus é diretamente ligado à microcefalia”, afirmou a superintendente.
Alerta
Léa Márcia Costa revelou que o Maranhão está em alerta e o aumento da doença está sendo monitorado diretamente pelo Ministério da Saúde. Segundo a superintendente, o Ministério da Saúde estuda se há relação entre o zika vírus e o crescimento dos casos de microcefalia na região Nordeste. Mas, é comprovado que doenças virais podem ser causadoras de má formação dos fetos. “O clima quente e úmido do Maranhão é um ambiente favorável para a proliferação desses vírus, portanto, o estado deve sempre permanecer em alerta”, explicou Léa Márcia.


Fonte: Marcial Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário