.

.

quinta-feira, 10 de março de 2016

COELHO NETO JÁ TEM CASO DE MICROCEFALIA

Foi confirmado, pelo menos, um caso de criança com microcefalia em Coelho Neto.  A criança vai completar 06 (seis) meses e os exames comprobatórios começaram a ser realizados em outubro de 2015 em Teresina-PI.

A confirmação veio com exames de eletroencefalograma, que detectou atividade irritativa focal e alteração do sono, e o de ressonância magnética do crânio, que detectou microcefalia com padrão giral simplificado. Os exames foram realizados em janeiro desde ano na Clinica Lucídio Portela em Teresina-PI.

Depois de vários exames na mãe e na criança é quase certeza que a transmissão deu-se através do vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. O caso de Coelho Neto ainda não consta das estatísticas do Ministério da Saúde e Secretária de Saúde do Estado do Maranhão.

Segundo a Pediatra, Beatriz Beltrame, a microcefalia é uma doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade, o que prejudica o seu desenvolvimento mental, porque os ossos da cabeça, que ao nascimento estão separados, se unem muito cedo, impedindo que o cérebro cresça e desenvolva suas capacidades normalmente.

A criança com microcefalia pode precisar de cuidados por toda a vida, mas isso é normalmente confirmado depois do primeiro ano de vida e irá depender muito do quanto o cérebro conseguiu se desenvolver e que partes do cérebro estão mais comprometidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário