.

.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

OS RICOS EMPRESÁRIOS DE COELHO NETO PAGAM DIREITO SEUS IMPOSTOS?

É de conhecimento público e notório que a carga tributária brasileira é uma das mais salgadas do mundo. Tanto pessoas jurídicas quanto físicas fazem enormes sacríficos para sustentar os cofres públicos pagando impostos para o fisco.

Os Municípios pobres, que dependem exclusivamente do FPM- Fundo de Participação dos Municípios-, precisam fazer malabarismos para manter suas contas e investimentos em dia, visto que os valores do fundo, nos últimos anos, andam diminuindo drasticamente.

Dois impostos são essências para dar fôlegos aos combalidos cofres públicos municipais: o ICMS- Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços- e o ISS- Imposto Sobre Serviços. O objetivo do ICMS é apenas fiscal, e o principal fato gerador é a circulação de mercadoria, até mesmo as que iniciam no exterior. Todas as etapas de circulação de mercadorias e em toda prestação de serviço estão sujeitas ao ICMS, devendo haver emissão da nota fiscal. Em alguns estados, o ICMS é a maior fonte de recursos financeiros. Mas, os Municípios recebem um percentual do Imposto que é repassado pelos Estados.
O ISS é um tributo de competência dos Municípios e incide sobre a prestação de serviços. É pago pelas empresas prestadoras de serviços e profissionais autônomos. O profissional com curso superior, como advogados, médicos, administradores, entre outros que trabalhem sem vínculo empregatício, devem contribuir.
Existem informações, não oficiais, que a sonegação fiscal em Coelho Neto faz parte do jogo de cintura, de alguns empresários e profissionais liberais, para fugir do pagamento dos aludidos impostos. Mercadorias que entram sem pagamento de ICMS, vendas e serviços sem fornecimento de nota fiscal. Muitos fornecem certificado de quitação, que é ilegal, e não substitui a função de nota fiscal.
A nota fiscal é um comprovante de que a empresa realizou uma venda ou prestou algum serviço. Esse comprovante é fundamental tanto para o cliente — para ter um registro da compra/serviço que recebeu — quanto para a empresa — que precisa da nota fiscal para vender para outra pessoa jurídica e para demonstrar que paga os tributos devidos ao governo de forma correta.
O Setor de tributos da Prefeitura precisa ficar atento, pois no mundo que estamos vivendo e vendo, o que não falta é esperto ficando rico à custa de sonegação. Quanto aos consumidores, é necessário exigir a nota fiscal, pois ela é a comprovação de um negócio bem feito, e uma segurança. Quanto ao título do post, acredito, piamente, que os empresários de Coelho Neto agem dentro da lei.
Foto: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário