.

.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

COM EXCEÇÃO DE DOIS QUEM VAI MUDAR DE LADO?

Não é novidade vereador dizer que sem o apoio do prefeito não faz nada e que precisa do apoio da máquina (prefeitura) para atender aos anseios de seus eleitores (e os dele). Os compromissos assumidos durante a campanha ficam impossíveis de serem cumpridos sem a ajuda do executivo.

Os vereadores que dão sustentação ao mandatário têm a possibilidade de receber os mais variados benefícios, dentre eles o de indicar apadrinhados para cargos, coisa que se promete demais em campanha. Diante disso, a debandada de eleitos, em palanques diferentes, para os braços do prefeito eleito é dada como certa e na maior tranquilidade.

Em Coelho Neto essa mudança de lado é fato corriqueiro, pois as possibilidades de manutenção do mandato do vereador, com as “boquinhas”, parecem ser imprescindíveis. Passados os primeiros dias (e os comentários), com o passar do tempo e com o esquecimento do eleitor a mudança se transforma em algo natural.

No palanque do Prefeito eleito dois vereadores se elegeram: Osmar Aguiar e Liza Pires. Dos candidatos Jademil Gedeon: Cará, Júnior Santos, Sillas do Louro, Rafael Cruz, João Paulo e Camila Liz, e Luís Serra: Wilson Vaz, Dr. Ricardo, Marcos Tourinho, Mohabe Branco e Luiz Ramos.

Para governar sem contratempos o prefeito precisa de maioria simples, (7). Para ficar de “cabeça fria”, (9). Assim sendo, Américo de Sousa vai precisar arrebanhar 7 (sete) vereadores que foram eleitos em hostes contrárias. Informações não oficiais dão conta que a bancada de parlamentares já saltou de 2 para 6, (4 já mudaram de lado (????)), faltando 3 (três) para fechar o grupo de apoio na Câmara.

Nada contra a mudança de lado, de opinião, de ideologia, de planos e projetos de quem não pediu votos para o prefeito que vai assumir em janeiro. Entretanto, também, não sou contra atitudes coerentes, neutralidade, posicionamento favorável às questões benéficas e contrárias ao jogo sujo. O respeito ao eleitor tem sido algo raro por essas bandas, talvez tenha chegado a hora de olhar com outros olhos essa questão.

Imagem: Blog do Samuel Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário