.

.

sábado, 31 de dezembro de 2016

UM FELIZ ANO NOVO

Quero desejar um feliz ano novo para todo mundo. Apesar de saber que a passagem de 31 para 1º é pura convenção. As “coisas” não mudarão da noite para o dia, nem tampouco a desigualdade social será extirpada, nem os corruptos desaparecerão da terra, nem os que não têm o que comer na virada do ano, terão no dia seguinte, nem o salário dos professores aumentará como o dos deputados, nem a felicidade para a grande maioria vai chegar, plenamente, na passagem para o novo ano que está chegando, nem todos os sonhos serão realizados... As mudanças de datas são uma forma de atender aos mais diversificados interesses, de povos, sistemas econômicos, religiões e culturas. Os calendários e suas datas festivas representam, sempre, um bom período para se ganhar dinheiro, para os hipócritas fazerem discursos emocionados...

Mas, então o que muda na passagem do último dia do ano velho para o primeiro dia do ano novo? Certamente, são as nossas expectativas com relação ao futuro, pois não se cria expectativas com relação ao passado e sim, ao que nós não conhecemos. A imprevisibilidade do futuro nos enche de medo, medo do amanhã, da incapacidade de não realizar os desejos futuros, todos aqueles que queríamos no ano passado e não conseguimos.

E, então, nos fortalecemos com o espírito da esperança, essa tal esperança que se expressa através da mesa farta, do tilintar de taças ou copos e dos abraços calorosos. Às vezes, olhar para os fogos de artifício ou para o céu já nos dá uma certeza danada de que tudo será diferente. Será? Sim, tudo vai ser diferente! Para tanto, precisamos acreditar fortemente na nossa capacidade de ser e fazer acontecer. Precisamos acreditar na “velha esperança de guerra” que nunca nos larga e sempre mostra a tonalidade para um novo dia, para um novo ano que chega carregado de coisas velhas.

E, é com a esperança latente que me invade o peito que desejo um Feliz Ano Novo aos meus familiares, amigos, colegas, alunos, blogueiros, leitores e, por fim, para todos aqueles que lutam e que acreditam e que não deixam nunca a chama da esperança apagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário