.

.

quinta-feira, 30 de março de 2017

O DESMANCHE DO CENTRO DE IMAGEM E O ENGODO DA NOVIDADE

Passou a circular desde ontem pela rede social, o “projeto mirabolante” anunciado pelo prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT) e pela secretária de Saúde Cristiane Bacelar: a transferência da unidade do SAMU para as dependências do Centro de Imagem.
Os governistas festejaram o anúncio como se fosse uma grande coisa, mas quem conhece um pouco mais a fundo a política de saúde sabe que a medida é na verdade, a assinatura de um grande atestado de burrice e amadorismo.
O Centro de Imagem foi projetado pelo ex-prefeito Soliney Silva para ser uma referência, já que é o único público em sua modalidade em toda a região. A unidade cuja construção se deu com recursos ainda do governo Roseana e erguida toda dentro dos padrões da Vigilância Sanitária, possui uma área de 617m² e foi projetado para ofertar gratuitamente exames como mamografia, raio X, ultrassonografia, eletroneuromiografia, teste ergométrico, tomografia, endoscopia e eletroencefalograma, tudo de forma gratuita.
Depois de inaugurado o Centro foi colocado em funcionamento, mas não funcionou em sua totalidade porque não houve a parceria com o Governo do Estado para custear sua operacionalização. Mesmo sendo mantido apenas com recursos próprios, evitou que muitos pacientes se deslocassem para a Teresina para realizar um exame de imagem.
O prefeito Américo de Sousa ao invés de aproveitar a boa relação que “diz ter” com o governador Flávio Dino e propor um Plano Operativo para disponibilizar as cotas de atendimento para os municípios da região, está fazendo o contrário e decidiu promover um verdadeiro desmanche no Centro de Imagem para transformá-lo em sede do SAMU. Alguém que tem noção do que está fazendo, teria coragem de tomar uma medida tão absurda?
Só para se ter uma idéia, na cidade de Tuntum o prefeito Cleomar Tema também entregou no ano passado um Centro de Imagem construído pela Prefeitura com quase as mesmas especialidades de Coelho Neto para ser referência no centro/sul do Estado. Lá na parceria estabelecida com o Governo do Estado foi possível assinar um convênio de quase R$ 5 milhões e contabilizar mais de 9 mil atendimentos apenas nos três primeiros meses de atendimento.
Como é que vamos aplaudir uma patacoada dessas que só confirma que essa gestão da saúde está perdida como num mar à deriva? Os “apaixonados” que não conseguem enxergar um palmo adiante do nariz podem até achar que mudar as cores de um prédio para descaracterizar um projeto do governo anterior é algo para se comemorar, mas basta usar o raciocínio logico para perceber que essa será mais uma das grandes burradas dessa gestão.
O lamentável disso tudo é que a população da cidade e região é que sai como a grande prejudicada, em decorrência de um governo que anda em descompasso com a realidade.
Infelizmente!

Do Blog do Samuel Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário