.

.

domingo, 23 de abril de 2017

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

A espinha dorsal arrepia todos as vezes que releio a Revolução dos Bichos, de George Orwell, publicado em 1945.  É uma obra completa e complexa que trata da ganância pelo poder e como as pessoas (ou bichos) mudam de comportamento quando o adquirem.

A partir de uma revolta em que as armas usadas foram, principalmente, coices e bicadas os bichos tomam uma fazenda em que eram escravizados pelo humano Sr. Jones passando a administrá-la. Inicialmente, tudo parecia o paraíso, mas com o decorrer do tempo os porcos, liderados por Napoleão, implantaram uma terrível ditadura oprimindo de forma severa os demais animais.

O Comportamento, as atitudes e as ideias revolucionárias que serviram de base para a revolução deixam de existir sendo substituídas pela arrogância, a prepotência, pela mudança das leis para beneficiar os dominadores. Os dominados, sem poder de reação, passam a amargar uma vida de sofrimento, exploração e sem direitos.

Napoleão, os Cachorros ferozes, Garganta, Sansão, bola de neve, o desconfiado burro Benjamim e tantos outros personagens do livro de Orwell podem estar enrustidos na pele de humanos, atualmente, bem perto, e qualquer semelhança com algum coelhonetense será mera coincidência.  Leia o livro e tire suas conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário