.

.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

EM 1233, O PAPA DECRETOU QUE GATOS ERAM DEMONÍACOS-DANDO INÍCIO A UM MASSACRE DE SÉCULOS

O Papa Gregório IX (1145-1241) será sempre lembrado em grande parte por lançar a Inquisição Papal, que daria origem a várias outras, com seus infames e letais efeitos. Quando, em 1227, subiu ao trono papal como sucessor de Honório III, havia perdido a paciência com as políticas conciliadoras de seu antecessor, que julgava responsáveis pela sobrevivência de diversas heresias - em particular o catarismo, que só teve fim em seu mandato, com o encerramento da Cruzada Albigenense que vinha desde 1209.
O papa instituiu os Decretales, que punia todos que fossem acusados de heresia. E não seriam humanos a ser vítimas da perseguição. Em 1232, o pontífice deu início a um massacre de gatos que duraria seis séculos.

Então, ele emitiu a bula papal Vox em Rama que discutia o uso de gatos pretos em ritos satânicos e hereges. Assim o ritual era descrito:
Os hereges fazem reuniões secretas. Quando um postulante deseja se tornar um membro da congregação, ele é levado para o centro do local. O diabo aparece sob a forma de um sapo, ganso, pato ou como um gato preto, com a cauda ereta. Ele desce em forma de estátua andando para trás para conhecer seus adoradores. O postulante então beija a sua boca ou ânus.  
Após várias orgias pós-jantar (às vezes homossexuais de natureza), um homem num canto escuro da sala sai com a genitália ereta, brilhando como o sol. Sua parte inferior é desgrenhada como um gato.

Assim, Gregório declarou que todos os gatos pretos – que na Antiguidade eram vistos como verdadeiras divindades – eram diabólicos. E o povo entendeu o recado: não demorou muito para que um extermínio em massa dos bichanos — de preferência pretos, mas nem de longe só eles — fosse iniciado. 

Por toda a europa, católicos e, depois, protestantes passaram a fazer "brincadeiras" com gatos. A imaginação era o limite para criar mais uma forma absolutamente brutal de despachar os animais "demoníacos". Gatos eram enfiados em sacos ou cestos, presos em estacas, e queimados vivos ou tratados como pinhatas vivas, apanhando por todos os lados.
Ainda hoje, em Ypres, na Bélgica, no segundo domingo de maio celebra-se o Kattenstoet, "festival dos gatos". É uma parada temática, com carros e pessoas vestidas de felinos. Mas, até 1817, era bem diferente: o festival consistia em atirar um gato em chamas da torre da igreja.

Fonte: Aventuras na História

Nenhum comentário:

Postar um comentário