Todo trabalhador com carteira
assinada tem direito ao depósito mensal do FGTS sem que o salário seja
descontado. O depósito deve ser feito até o dia 7 de cada mês.
Para conferir se a empresa está
fazendo os depósitos corretamente, existem três formas:
1) verificar o extrato que a Caixa
Econômica Federal envia para o trabalhador a cada dois meses;
2) conferir os depósitos via SMS
(mensagens enviadas ao celular);
3) conferir os depósitos via
aplicativo FGTS no celular.
Caso não esteja recebendo o extrato
ou o SMS, o trabalhador deverá informar seu endereço completo em uma agência da
Caixa, pelo telefone 0800 726 0207 ou pela internet.
Se optar por receber o SMS, o
contribuinte deixa de receber o extrato a cada dois meses em casa.
Para se cadastrar pela internet para
receber o SMS, é preciso informar o número do PIS, Pasep ou o NIT, que é código
de identificação que a Previdência Social fornece a quem não tem inscrição no
PIS ou Pasep (como nos casos dos empregados domésticos).
É possível encontrar esses números no
cartão PIS/Pasep ou na carteira de trabalho. Caso não encontre, contate o
atendimento da Previdência Social — pelo telefone 135, opção 5 —, que funciona
das 8h às 23h, de segunda-feira a sábado. É preciso informar alguns dados
pessoais, como nome completo, nome da mãe, número do CPF e data de nascimento.
Outra maneira de obter o extrato do
FGTS é baixando o aplicativo disponível para Google Play, Android e IOS. Por
meio desta opção, também é necessário ter o número do NIS (Número de Inscrição
Social), que é o número do PIS, Pasep ou NIT, além de cadastrar uma senha.
E se o depósito não estiver sendo
feito?
Nesse caso, procure primeiro o RH da
empresa. Caso não tenha uma resposta satisfatória, informe a Delegacia Regional
do Trabalho e denuncie a empresa.
Fonte: Portal R7
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