.

.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

36 ANOS PRESO POR UM CRIME QUE NÃO COMETEU: O CASO ARCHIE WILLIAMS

 

Em 1983, Archie Williams, na época com 22 anos, foi condenado injustamente por estupro, ataque agravado e tentativa de homicídio de uma mulher. Durante 36 anos, o rapaz negro e de origem humilde ficou preso, até que sua história tomou outros rumos.

Na noite do crime, Archie Williams estava dormindo em sua casa. Na época, tanto sua mãe quanto irmã comprovaram a alegação durante o depoimento. Além disso, segundo as investigações, nenhuma prova contra Williams foi encontrada na cena do crime.

No entanto, sem condições de lutar contra o sistema judicial da Louisiana, o rapaz foi condenado à prisão perpétua sem direito a condicional. Contudo, em 1995, viu uma oportunidade de mudar o desfecho da sua história. 

Na época, o homem conheceu a ONG Innocence Project, que desde 1992 revisa processos judiciais e utiliza exames de DNA para provar a inocência de condenados.

Assim que soube sobre a existência do projeto, Williams escreveu uma carta aos advogados da ONG, pedindo ajuda para provar sua inocência.

Entretanto, devido a legislação atrasada de Louisiana, o homem teve que aguardar 10 anos para que o Estado permitisse que fizessem um exame de DNA.

Em 2009, o resultado alegou que Williams era inocente: o material encontrado era compatível com o do marido da vítima, não com o do acusado. 

Mais 10 anos se passaram até que as autoridades pudessem ligar as digitais encontradas na cena do crime com as de Stephen Forbes — acusado de outros estupros e morto em 1996. Contudo, somente em 21 de março de 2019, Archie Williams foi inocentado do crime.

O Innocence Project, no qual Williams recorreu para provar sua inocência, já reverteu cerca de 375 casos, dentre eles 21 de condenados que estavam no corredor da morte. Após conseguir sua liberdade, o homem, que agora tem 60 anos, decidiu recuperar o tempo perdido.

Após sair da prisão, o ex-condenado publicou um vídeo em uma rede social, afirmando que sempre tentou manter a consciência o mais centrada possível, e que nunca deixou sua “mente ir para a prisão".

Em 2019, tornou-se um dos finalistas da 15ª edição do programa America 's Got Talent, conquistando milhares de fãs pelo mundo — incluindo a duquesa de Sussex, Meghan Markle.

Tanto a sua bela voz quanto a história de vida cativaram, ainda, o jurado Simon Cowell, que decidiu se tornar um dos embaixadores do projeto responsável por mudar o desfecho de Archie Williams.

Fonte: AH


Nenhum comentário:

Postar um comentário