.

.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

1959 – 1966: COELHO NETO NO CONTEXTO HISTÓRICO


Na historiografia brasileira uma época rica em fatos e acontecimentos que, decisivamente, mudaram a vida e a história do povo brasileiro.

A república viveu um período de grande instabilidade politica. A tentativa de golpe contra Juscelino Kubitschek em 1959, a euforia e otimismo no reconhecido plano de metas (“50 anos em 5”) e a construção de Brasilia.

 O célere governo de Jânio Quadros e sua renúncia seis meses depois da posse, a celeuma para que o vice João Goulart assumisse o governo, a implantação do parlamentarismo, o Golpe de 1964 e a implantação do famigerado militarismo no Brasil.

O Estado do Maranhão vivencia os últimos suspiros da Oligarquia comandada por Vitorino Freire e a ascensão das Oposições Coligadas que levariam ao triunfo o jovem José Sarney, esperança de mudanças e de novos tempos para um povo extremamente pobre e que, fatalmente, viu surgir uma nova oligarquia tão decepcionante quanto à vitorinista.
O domínio da Oligarquia Bacelar se fazia presente na região dominada por Coelho Neto. Os herdeiros de Raimundo de Melo Bacelar (Duque Bacelar), assassinado em 1954, detinham o poder politico (controle do executivo, legislativo e judiciário) e econômico consumado com a implantação da CEPALMA - celulose e papéis do maranhão em 1966.

Diante deste tumultuado quadro político no Brasil, do surgimento da Oligarquia Sarney no Maranhão e do crescimento político e econômico da Oligarquia dos Bacelar, qual será o comportamento do Poder Legislativo de Coelho Neto? Acompanhe as próximas postagens sobre o tema.

Extraído do trabalho: Atos da Câmara Municipal de Coelho Neto - Legislaturas: 1959 a 1966.

Fotos: Nonato Sampaio- a inauguração da CEPALMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário