.

.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

ELEIÇÕES 2012: O SUCESSO DA DATA M

                                                                                                  Carlos Machado e José Machado  


Os institutos de pesquisas sempre são muito criticados no período eleitoral.

Há uma relação de amor e ódio entre os candidatos e os institutos: quem aparece bem elogia, quem está atrás critica e questiona os números. É sempre a mesma coisa (ainda mais no Maranhão onde os institutos orbitam próximos aos principais grupos políticos).

Entretanto, há tempos um instituto não tinha sido alvo de tantas críticas em São Luis como o Data M, de propriedade do jornalista José Machado.

O que poucas pessoas sabem é que instituto não é novo, não apareceu nestas eleições, enfim, não é neófito em pesquisas eleitorais. Ele está no mercado desde 1985 e fez o seu primeiro levantamento a pedido do ex-deputado Chico Martins, que na época estava empolgado com o advento das pesquisas de intenção de voto, e contratou o Data M para saber os números para prefeito de Balsas, como contou José Machado ao blog.

“Muitos acham que a Data M surgiu agora, o que é um erro. O Instituto está no mercado desde 1985, quando realizou pesquisas no município de Balsas a pedido do ex-deputado Chico Martins. Os institutos de pesquisas eram uma novidade no Brasil e principalmente no Maranhão. Então o Data M foi contratado para acompanhar o desempenho candidato a prefeito Moizemar Coelho, que começou muito mal nas pesquisas, mas depois cresceu e foi eleito. A história de acertos em campanhas da Data M começa aí”, afirma Machado.

O instituto passou um tempo desativado e voltou a atuar em 2003, fazendo pesquisas principalmente para as campanhas de Jackson Lago, diversos candidatos a prefeito no Maranhão, Pará e Piauí. Machado conta que esteve um tempo na cidade de Recife “numa espécie de estágio em busca de Know-how.

SÃO LUIS

Mas, definitivamente, foi nas eleições municipais deste ano que veio a consagração do Data M.

O instituto de José Machado acertou todas! No segundo turno foi quase o mesmo resultado oficial anunciado pelo TRE-MA. A última pesquisa divulgada pelo instituto foi dia 25 de outubro e os números indicavam vitória do candidato Edivaldo Holanda Jr (PTC) por uma diferença de 13 pontos percentuais. Veja, abaixo, o resulto da Data M e o do TRE-MA:

PESQUISA DATAM 25/10

Edivaldo Holanda Jr (PTC) 56,2%

João Castelo (PSDB) 43,8%

RESULTADO OFICIAL DO TRE

Edivaldo Holanda Jr (PTC) 56,07%

João Castelo (PSDB) 43,93%

CRÍTICAS

José Machado disse ao blog que não se irrita como as críticas quando elas são feitas de forma honestas e sem a tentativa de desqualificar o instituto ou a sua pessoa. O jornalista garante que enquanto determinado candidato aparece na dianteira das pesquisas tudo é festa, mas basta ficar em desvantagem para as criticas começarem. Ele cita o caso do prefeito João Castelo, que só começou a reclamar (chegando a representar judicialmente contra a Data M) no momento que Edivaldo Júnior o ultrapassou nas pesquisas.

“As críticas são naturais, mas não podem tentar desqualificar o instituto ou o seus dirigentes. Nosso trabalho contraria interesses, daí que é natural um candidato, partido ou coligação criticarem o nosso trabalho. O prefeito João Castelo, por exemplo, só começou a reclamar do Data M após ficar em desvantagem em relação ao Edivaldo Júnior, até chegou a entrar com três representação contra o instituto. Hoje posso afirmar que Castelo pode até não me engolir, mas tem que me respeitar e respeitar o trabalho da Data M”, desabafa.

CREDIBILIDADE

José Machado afirma que a credibilidade do Data M reside no fato de que o instituto não aceita a manipulação de dados, e que tem candidato que sugere uma “mexida” nos números, mas sempre se recusou a fazer tal prática, mesmo quando o candidato é um amigo. O jornalista, por razões éticas, não citou nome, mas admite que foi procurado por candidatos para “maquiar” pesquisa.

“Quem já contratou o nosso trabalho sabe que o Data M não aceita manipulação dos números das nossas pesquisas. Avisamos sempre que o os dados, se divulgados, deverão ser fieis ao que foi coletado pela nossa equipe de colaboradores. Pode ser o meu melhor amigo, mas não aceito fazer pesquisa e alterar os resultados. Aliás, quem é meu amigo não deveria nem ter a coragem de me pedir isso”, garante.

A Data M é composta atualmente por um matemático; um estatístico; um auditor; uma equipe de supervisores, além de cerca de 40 coletadores.

Em linhas é esse o instituto campeão de acertos nas pesquisas eleitorais das eleições 2012 em São Luis e outras cidades do interior do estado.

NOTA DO BLOG
Parabéns ao profissional José Machado. Somos de uma família que prima pela honradez. A honestidade é característica peculiar dos membros da família Machado.


Fonte: Blog do Robert Lobato



Nenhum comentário:

Postar um comentário