.

.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

QUE FEDOR É ESTE EM COELHO NETO?

Nos últimos dias, e anualmente, a população de Coelho Neto e adjacências tem sentido um enorme fedor vindo das lagoas de decantação da Usina ITAJUBARA. A “catinga” é intensa, principalmente, de manhã (cedo) e no final da tarde. Dor de cabeça, náuseas e vômitos são alguns dos sintomas reclamados pelos moradores em função da situação fétida.

O resíduo conhecido como vinhaça é utilizado nas indústrias modernas sendo reutilizado na fertilização do solo. A ITAJUBARA S/A, de Coelho Neto, não possui um sistema que reutilize todo esse resíduo, ficando estocado em lagoas de decantação, sendo liberado apenas na moagem do ano subsequente, exalando um cheiro forte e concentrado.

A vinhaça também é conhecida pelos nomes de vinhoto, tiborna ou restilo. Ele representa o resíduo pastoso e malcheiroso que sobra após a destilação fracionada do caldo de cana-de-açúcar (garapa) fermentado para a obtenção do etanol ( álcool etílico). Para cada litro de álcool produzido, 12 litros de vinhaça são deixados como resíduo, segundo o site www.novacana.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário