.

.

domingo, 25 de junho de 2017

COLUNA DO LÁZARO ALBUQUERQUE: A EXPLOSÃO CULTURAL DA EXPLODE CORAÇÃO

A EXPLOSÃO CULTURAL DA EXPLODE CORAÇÃO
Lázaro Albuquerque Matos

“A fogueira está queimando
Em homenagem a São João
O forró já começou
Vamos, gente, rapa-pé nesse salão... 
Olha pro céu, meu amor
Veja como ele está lindo
Olha pra que balão multicor
Como no céu vai sumindo”...
A quadrilha é uma invenção francesa que Deus – brasileiro que é – abençoou no Brasil, ainda Colônia. Ela chegou ao Brasil para animar as festas-baile da corte portuguesa em terras brasileiras. Firmou-se no Império de Pedro I e no de II, e tornou-se republicana com Deodoro da Fonseca, até cair nas graças de Luiz Gonzaga, nas festas juninas do Nordeste.
Ainda com o “anarriê” francês, as quadrilhas brasileiras tomaram conta das festas de Santo Antônio, São João e São Pedro. E Luiz Gonzaga direciona muitas de suas músicas, por meio de sua sanfona, para os festejos juninos, e fez do Nordeste do Brasil um grande arraial colorido, arretado de bom, com as quadrilhas dançando, as fogueiras queimando e os balões subindo: um milho debulhado na cuité, como se dizia antigamente de uma coisa boa. Do milho, vêm ainda a pamonha, a canjica, o bolo, o chá-de-burro e o aluá com rapadura, para as noites de festa dos santos juninos.
As quadrilhas matutas e tradicionais modernizaram-se, com dança e coreografia diferentes, sem o pra frente e pra trás do anarriê francês. De passos novos, e com a indumentária modificada, as quadrilhas de hoje perderam o aspecto do matuto caboclo nordestino. O vestuário policromado, de material sintético, substituiu a estampa da chica e do chitão na roupa dos brincantes das quadrilhas tipicamente caipiras de antigamente.
No entanto, o que era doce não acabou; ficou mais doce. As açucaradas quadrilhas de hoje têm origem nas antigas de sabor matuto e caipira, que, por serem muito gostosas, transpuseram para os dias de hoje o bom gosto e a doçura para que as festas juninas mostrem suas quadrilhas modernas.
A doçura da modernidade das quadrilhas – como não poderia deixa de ser – chegou a Duque Bacelar e nos deu a monumental e moderna “EXPLODE CORAÇÃO”. Jovens – rapazes e moças – bacelarenses, unidos por um só objetivo, criaram o grupo cultural Explode Coração. A quadrilha bacelarense, de doçura invejável, espoca corações Brasil afora com sua explosão dançante e multicolorida. Isso implodiu Duque Bacelar de orgulho. O orgulho do bacelarense posto aí: o encanto da quadrilha explode é seu.
Os jovens da Explode levam a cultura de Duque Bacelar, de forma brilhante e contagiante, com muito destaque, para ser vista e encantar nos centros de cultura mais avançados do Maranhão e do Brasil. Lá, a cultura junina de Duque Bacelar, levada pela Explode, mostra que existe. E faz bonito. É isso aí, Explode!
As festas juninas do Nordeste e suas quadrilhas são traços fincados na raiz cultural do povo. Tudo que vem do povo é cultura. E nada mais cultural do que as manifestações expressas pelo povo nas festas juninas e suas quadrilhas. A porção nordestina de Duque Bacelar inseriu-se no contexto cultural do Nordeste, por meio da nossa quadrilha “EXPLODE CORAÇÃO”, que abrilhanta qualquer ambiente festivo e cultural com o folguedo de sua explosiva alegria. É isso aí, Explode!
De coração bacelarense explodido, eis-me um grande admirador da cultura de Duque Bacelar, exibida pela nossa quadrilha.
Vamos pular a fogueira cultural da EXPLODE CORAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário