.

.

sábado, 17 de março de 2018

TÚMULO DE 3,6 MIL ANOS É ENCONTRADO EM ISRAEL

Considerada estratégica por conta de sua posição privilegiada entre o Oriente e o Ocidente, Canaã é mais conhecida por conta de sua descrição histórica no Antigo Testamento da Bíblia— o território compreende atualmente parte de Israel.
Para além da relevância religiosa, entretanto, a riqueza arqueológica da região chama a atenção: arqueólogos localizaram uma tumba intocada de 3,6 mil anos que teria pertencido à uma família nobre canaanita. 
O sítio arqueológico é localizado próximo a Megido, que foi uma antiga cidade-estado conhecida por conta de uma citação na Bíblia cristã: de acordo com o livro do Apocalipse, escrito por João, seria na colina de Megido onde ocorreria o Armagedom — a batalha final entre as forças da luz contra as forças das trevas. 
Na tumba os arqueólogos encontraram os restos mortais de um homem que teria idade estimada de 40 a 60 anos, além de uma mulher que teria cerca de 30 anos, e uma criança de 8 a 10 anos. Todos eles estavam acompanhados de joias de ouro e prata, junto de potes de cerâmicas, artigos de marfim e jarras de pedra.
Como o túmulo está localizado próximo a um palácio que faz parte do sítio arqueológico, os pesquisadores acreditam que essas pessoas faziam parte da nobreza local ou mesmo eram membros da realeza — os esqueletos serão submetidos a testes de DNA. 
De acordo com a tradição narrada na Bíblia, os canaanitas foram expulsos pelos israelitas antes do período em que os hebreus foram submetidos à escravidão no Antigo Egito. Pesquisas realizadas recentemente indicam que o reino de Israel teve grande influência cultural e linguística dos canaanitas. Fonte: Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário