.

.

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

DE TENTAR SEQUESTRAR MICHAEL JACKSON A TESOURO PERDIDO: 5 HISTÓRIAS INACREDITÁVEIS DE PABLO ESCOBAR

 

Conhecido pelo apelido "El Patrón", Pablo Escobar se tornou um dos nomes mais polêmicos do século 20. Liderando o Cartel de Medellín, o narcotraficante passou a ter bilhões de dólares de maneira descontrolada.

Todavia, como era de se esperar, o dinheiro tem uma origem maldita. Por trás do império corrupto do criminoso, não faltam episódios marcados por sequestros, atentados, violações e homicídios. 

1. Derrubou um avião

Não é novidade que o narcotraficante Pablo Escobar era um homem implacável e sanguinário. Um episódio que aconteceu em 27 de novembro de 1989 foi a prova viva disso. Um avião Boeing 727 fazia um voo da capital Bogotá até a cidade de Cali. Cinco minutos depois da decolagem explodiu no céu colombiano, matando todos os passageiros e três pessoas atingidas no solo.

O objetivo de Escobar era matar o candidato à presidência da Colômbia César Gaviria, que não tinha embarcado no avião. A bomba, acreditam as autoridades, fora implantada pelos traficantes terroristas por meio de uma carga explosiva dentro de uma pequena mala, que um capanga do cartel levava consigo. O atentado horrorizou o país e fez com que as buscas pelo chefe do cartel de Medellín se intensificassem.

2. Sequestro de Michael Jackson

Em 2017, Juan Pablo Escobar revelou em uma entrevista que o pai tinha uma mirabolante ideia para atender um pedido dele e arrecadar mais dinheiro para o cartel. Juan se incomodava com o fato de somente os mesmos artistas tocarem na Hacienda Nápoles, e para seu aniversário queria algo diferente.

Os dois entraram em acordo e concordaram que, se pudessem trazer qualquer artista no mundo todo, o escolhido seria Michael Jackson. Então, Escobar teve a ideia de arquitetar um sequestro após a apresentação, sob o pretexto de uma apresentação na propriedade do colombiano, que tinha espaço de sobra para o show particular. Depois disso, no entanto, os capangas de Pablo iriam somente soltar Jackson se ele pagasse a quantia de 60 milhões de dólares.

O plano, felizmente, nunca foi para frente, especialmente por coincidir com o momento em que o chefe do cartel de Medellín passou a ser procurado pela Polícia Nacional da Colômbia, tratado como inimigo da nação. Com isso, teve não somente que abandonar o bizarro plano, bem como sua gigantesca propriedade.

3. Triângulo amoroso mortal

Pablo Escobar, apesar de casado, se envolvia com as mais belas mulheres graças a sua influência e dinheiro, e foi assim que ficou com Wendy Chavarriaga Gil, uma modelo de beleza exuberante. Para o azar dela, acabou engravidando do traficante, que a obrigou a realizar um aborto forçado.

Como forma de se vingar, passou a trabalhar como informante para a polícia — uma vez que, com o tempo que tinha passado com El Patrón, conhecia algumas operações e diversos contatos do cartel. Não somente isso, seu plano também envolvia seduzir o jovem e leal capanga de Pablo, John Jairo Velásquez Vásquez, o Popeye. Os dois começaram uma relação, no entanto, quando o chefe do crime ficou sabendo, se prontificou de saber se ela estava sendo monitorada pela polícia — e estava.

Depois de descoberto, Escobar nem precisou de detalhes para que Popeye percebesse que tinha que matar a sua amada. Depois de marcar um almoço e não aparecer, Wendy estava sozinha em um restaurante repleto de capangas, que a assassinaram com pistolas e revólveres.

4. Tesouro Perdido

Toda a riqueza de Escobar era baseada na cocaína, portanto ilícita. Porém, mesmo na época de sua morte ele tinha uma fortuna absurda, cerca de 30 bilhões de dólares — tanto que aprecia diversas vezes na lista de pessoas mais ricas do mundo pela revista Forbes. O dinheiro era tanto que o as notas eram espalhadas por toda Colômbia, como revelou o irmão de Escobar, Roberto.

Porém, não existe registro que aponte onde estão todos os esconderijos. A família de Escobar — sua mulher e filho — afirmam que os rivais do cartel de Cali ficaram com maior parte da herança suja da família, mas a quantia que tiveram com certeza não é o valor total. Por isso, existem milhares de dólares perdidos pelo país, em geral enterrados, para que a polícia não pudesse encontrá-los, deu certo.

5. Hipopótamos

Essa história é mais conhecida, mas ainda assim é um grande retrato de como o poder de Escobar era tamanho em seu auge. Na Hacienda Nápoles, o traficante decidiu abrir um zoológico com animais exóticos, entre eles quatro hipopótamos, únicos bichos  ilegais na Colômbia.

Porém, pela fácil adaptação ao ambiente tropical colombiano, e grande taxa reprodutiva da espécie, os paquidermes se fixaram e acostumaram bem ao ambiente. Por isso, depois do confisco da fazenda pelas autoridades nacionais, muitos animais foram resgatados, menos os hipopótamos, que, agressivos, não deixavam ser levados e permanecem até hoje no ambiente.

Fonte: AH

Nenhum comentário:

Postar um comentário