.

.

sábado, 12 de dezembro de 2020

MAIS ANTIGA IMPRESSÃO EM SELO DE ARGILA É ENCONTRADA EM ISRAEL

Há quase 40 anos, o professor Yigal Ronen, da Universidade Ben-Gurion do Negev (BGU), comprou um antigo selo em um mercado beduíno em Beersheba, em Israel. Ele pagou muito pouco e, por isso, acreditava que o item era falso. Mas não poderia estar mais errado em sua análise.

Depois de anos de estudo no objeto, pesquisadores agora afirmam que aquele é a mais antiga impressão feita em um selo de argila já encontrada na região. Para os arqueólogos, o selo encontrado há décadas pelo professor foi um dos primeiros a serem produzidos daquela maneira.

Afirmado como “o selo mais antigo descoberto em Israel”, acredita-se que o item remonte à Idade do Ferro, tendo pelo menos 2.300 anos de idade. Ele é muito pequeno, medindo apenas 23,4 milímetros por 19,3 mm. 

Além de ser excepcionalmente antigo, os especialistas também afirmaram que é muito provável que o selo tenha origens reais. Eles supõem que o item foi

Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história. 

Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas.  

Fonte: AH

Nenhum comentário:

Postar um comentário