.

.

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

AS PALAVRAS FINAIS DE JOHN LENNON, SEGUNDO YOKO ONO

 A noite de 8 de dezembro de 1980 ficou marcada na história por um dos mais trágicos assassinatos da história da música mundial. Aquele tinha sido um dia comum para o ex-beatle John Lennon, que participou de uma sessão de fotos, uma entrevista e ia em direção ao estúdio Record Plant quando foi abordado por um fã.

O cantor e sua esposa, Yoko Ono, estavam indo ao local com o objetivo de mixar a música Walking on Thin Ice, canção realizada em parceria pelo casal, com Lennon na guitarra. O admirador em questão era Mark Chapman, um 'fã' incondicional do músico, que pediu um autógrafo em seu disco ‘Double Fantasy’, lançado no mês anterior.

Antes de entrar na limusine, o ex-Beatle lhe escreveu: “John Lennon. Dezembro, 1980” no álbum. Era uma cena que parecia corriqueira, extremamente comum na vida de alguém tão famoso quanto o cantor, acabou sendo fotografada e entrou para a história por um motivo triste.

A segunda vez que Lennon viu Chapman foi a última. Voltando para o seu apartamento em Manhattan depois de um dia cheio de compromissos, o cantor andava com Yoko na rua. Ele ouviu um grito, que foi dado pelo fanático, com o intuito de chamar sua atenção. Foi aí que tudo se tornou caos: o homem começou a atirar.

O “fã” efetuou 4 disparos e Lennon foi atingido por três projéteis. Ele ainda errou um tiro, acertando na janela do edifício Dakota, antes de ser desarmado pelo porteiro. Uma investigação realizada sobre o crime revelou que as balas usadas eram de ponta oca, ou seja, que se expandem quando atingem um tecido.

A consequência disso é um dano ainda maior em quem é atingido. Nesse caso, a conclusão foi a morte do ex-Beatle aos apenas 40 anos de idade. Ele até foi levado ao Hospital Roosevelt na cidade de Nova York. No entanto, o homem foi declarado morto quando chegou ao local, às 23h.

Palavras finais

Como todas as pessoas importantes da história, muito se questiona sobre as últimas palavras do icônico cantor John Lennon. Por ter sido morto em uma situação tão dramática e trágica, é possível que ele não tenha dito nada antes de ser atingido pelos tiros do lunático homicida.

Ao longo da história, algumas pessoas sugeriram que talvez ele tenha exclamado o fato de que levou um tiro, e outros ainda disseram que ele pode ter falado um simples “sim” antes de ter sido atingido pelas balas. 

Essas questões, no entanto, puderam ser solucionadas por um fato simples: ele não estava sozinho quando foi assassinado. Yoko acompanhou toda a cena que tirou a vida de seu marido e, mesmo que raramente, ainda falou sobre o que aconteceu de fato naquela noite sombria da história da música.

Em entrevista ao Desert Island Discs, o programa de rádio da BBC Radio 4, em 2007, a mulher falou sobre o incidente. “Eu disse, 'Vamos jantar antes de ir para casa?' e John disse: 'Não, vamos para casa porque quero ver Sean antes que ele vá dormir'”, explicou Yoko. 

Essa provavelmente foi a última frase dita por ele porque, segundo ela, Lennon não disse nada depois de ter sido atingido com tiros. Em um sussurro, ela respondeu à pergunta com um simples “não”.

O dia seguinte do assassinato foi marcado pelo não-acesso público. A esposa divulgou um comunicado afirmando que "não haverá funeral para John" e acrescentando que ele amava e orava pela raça humana. "Por favor, faça o mesmo por ele", concluiu a nota. O corpo do cantor foi cremado, e as cinzas foram espalhadas pela viúva no Central Park, em Nova York.

Fonte: AH

Nenhum comentário:

Postar um comentário