.

.

domingo, 3 de janeiro de 2021

BRASIL, TERRA LINDA... NÃO POSSO LÁ VOLTAR.

 Foram estas as últimas palavras de quem se despedia do mundo, era a última Imperatriz de fato do Brasil, dona Teresa Cristina de Bourbon. A saudosa Imperatriz veio a falecer no dia 28 de dezembro do mesmo ano do golpe da proclamação da república, sendo a primeira vítima fatal do ato de crueldade contra a família imperial. A idosa Imperatriz teve um ataque cardiorrespiratório às 14h no hotel Bragança, na cidade do Porto.

Suas últimas palavras de fato foram: "Sinto a ausência de minhas filhas e de meus netos. Não posso abençoar pela última vez o Brasil, terra linda... Não posso lá voltar".

Dom Pedro II ficou inconsolável com a morte de sua santa. A princesa Isabel desmaiou ao saber da morte da mãe. Dona Teresa Cristina foi sepultada com todas as honras de Imperatriz do Brasil no Panteão de São Vicente de Fora, mausoléu dos reis de Portugal. Em 1921 seus restos mortais foram transladados para o Brasil junto com os do Imperador. Em 1939 foi finalmente sepultada na Catedral de Petrópolis onde repousa ao lado de dom Pedro II, da filha dona Isabel e do genro, conde d'Eu.

A Imperatriz arqueóloga ficou eternamente na mente e no coração dos brasileiros como a "Mãe dos Brasileiros".

Fonte: Artigos Históricos- Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário