.

.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

SENADO APROVA PROIBIÇÃO DE CELULARES NAS ESCOLAS

 

O Senado Federal aprovou o projeto de lei que proíbe o uso de celulares nas escolas, inclusive em recreios e intervalos entre as aulas. Pelo texto aprovado, os alunos poderão levar os aparelhos na mochila, mas o uso será proibido, salvo em casos específicos, como situação de saúde. A restrição é válida para todos os níveis de educação básica.

Os senadores destacaram as dificuldades dos professores em atrair a atenção dos alunos nas salas de aula com o uso de celulares liberado.

O uso do celular será permitido para fins educacionais ou quando houver necessidade de garantir acessibilidade, inclusão, atender a condições de saúde do aluno ou garantir os direitos fundamentais.

A medida deve valer já para o ano letivo de 2025.


quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

BÍBLIA SEGUE COMO O LIVRO MAIS LIDO NO BRASIL, MOSTRA PESQUISA

 

A sexta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), revelou que a Bíblia segue sendo o livro mais lido no país.

No entanto, o número geral de leitores caiu nos últimos anos: de 52% da população em 2019, para 47% em 2024. A publicação mostra que 93,4 milhões de brasileiros leram pelo menos um livro nos últimos três meses, uma redução de quase 7 milhões em relação à edição anterior. Além disso, a média de livros lidos por ano caiu de 4,95 em 2019 para 3,96 em 2024.

Entre os leitores, 62% afirmaram não ler livros com frequência. As justificativas para a baixa leitura variam desde a falta de tempo (46%) até preferência por outras atividades (9%). Realizada entre abril e julho deste ano, a pesquisa entrevistou 5.504 brasileiros em 208 Municípios.

 

Fonte: Revista Oeste


terça-feira, 10 de dezembro de 2024

UMA TRAGÉDIA SEM DESCULPAS

 

Quem presenciou ou viu as imagens e vídeos da tragédia que abalou Coelho Neto, no último sábado, 7 de dezembro, continua traumatizado. O ocorrido angustia a alma de qualquer ser humano que tenha um mínimo de empatia.

As vidas de Luciano, 27 anos, Ana Cláudia, 26, e da pequenina Eloá, de cinco meses, esvaíram-se em mais um fatídico acidente envolvendo animais soltos nas vias públicas da cidade.

Infelizmente, ainda existem pessoas que defendem a gestão municipal atribuindo culpa a outros. Mas, eximir da governança o seu quinhão de responsabilidade revolta, ainda mais, os familiares, os amigos das vítimas e a quem tem um pingo de bom senso.

Os que fazem esse tipo de defesa, para salvaguardar o emprego ou quem sabe consegui-lo, ou sabe-se lá o quê, deveriam ficar calados. Podem até ampliar o leque de culpados, mas, por favor, não culpem o boi.

 

Imagens: Portal da Cidade