.

.

sábado, 28 de dezembro de 2024

É SÉRIO ISSO?? BRANDÃO É APROVADO POR MAIS DE 60% DOS MARANHENSES, SEGUNDO PESQUISAS

 

Dois institutos de pesquisa divulgaram levantamentos nesta sexta-feira (27) que apontam a popularidade de Carlos Brandão (PSB). Segundo os dados, o governador encerra os primeiros dois anos de mandato com aprovação de dois a cada três maranhenses. 

De acordo com o Instituto Opinião, do Paraná, 61% dos entrevistados aprovam a gestão de Brandão, enquanto 25% desaprovam e 14% não opinaram. Considerando apenas aqueles que responderam, o governador alcança 70,9% de aprovação. A pesquisa diz, ainda, que 42,3% dos entrevistados acreditam que o Maranhão está melhor do que há dois anos; 36,9% dizem que está igual e 15,2% consideram que piorou.  

O instituto Econométrica também registrou resultados positivos para Brandão, com quase 61,7% de aprovação. 35,3% dizem desaprovar o governo, enquanto 3% não souberam responder ou não responderam. A empresa fez questão de destacar que o município de Colinas, cidade natal do governador, não foi sorteado para a amostra.

O Instituto Opinião entrevistou 22.650 pessoas nos 217 municípios maranhenses entre 21 de novembro e 8 de dezembro. Já a Econométrica ouviu 1.355 pessoas em 50 municípios entre 15 e 18 de dezembro. As margens de erro das pesquisas são de 1% (Opinião) e 2,7% (Econométrica). 

Fonte: Marrapá


segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

QUEDA DA PONTE DE ESTREITO ERA SÓ QUESTÃO DE TEMPO...

 

Estrutura estava colapsada há pelo menos quatro anos sem que os alertas de deputados federais e vereadores maranhenses e tocantinenses fossem sequer averiguados pela superintendência do DNIT em Tocantins

Vídeos de bem antes da queda da ponte Presidente Juscelino, que desabou neste domingo, 22, nos municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, em Tocantins mostram claramente a estrutura absolutamente em colapso, com riscos claros de desabamento.

segundo informações, a Superintendência do DNIT em Tocantins havia sido alertada há pelo menos quatro anos sobre os riscos de desabamento;

membros das bancadas do Maranhão e do Tocantins, assim como vereadores das duas cidades, já haviam alertado, também, o DNIT nacional sobre os riscos da ponte.

A tragédia estava anunciada; e só não há mais vítimas por que, felizmente, não haviam ônibus na travessia no momento do desabamento”, lamentou o deputado federal Hildo Rocha (MDB).

Além da dor para duas famílias de vítimas fatais – e dos que ainda estão hospitalizados, a queda trouxe um problema no transporte da região e e um problema ambiental, uma vez que um dos caminhões que caíram no rio estava transportando ácido.

Senadores, deputados e políticos dos dois estados estão sob pressão pela solução urgente na estrutura da ponte.

 

Fonte: Marco Aurélio D’Eça


quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

SENADO APROVA PROIBIÇÃO DE CELULARES NAS ESCOLAS

 

O Senado Federal aprovou o projeto de lei que proíbe o uso de celulares nas escolas, inclusive em recreios e intervalos entre as aulas. Pelo texto aprovado, os alunos poderão levar os aparelhos na mochila, mas o uso será proibido, salvo em casos específicos, como situação de saúde. A restrição é válida para todos os níveis de educação básica.

Os senadores destacaram as dificuldades dos professores em atrair a atenção dos alunos nas salas de aula com o uso de celulares liberado.

O uso do celular será permitido para fins educacionais ou quando houver necessidade de garantir acessibilidade, inclusão, atender a condições de saúde do aluno ou garantir os direitos fundamentais.

A medida deve valer já para o ano letivo de 2025.


quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

BÍBLIA SEGUE COMO O LIVRO MAIS LIDO NO BRASIL, MOSTRA PESQUISA

 

A sexta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), revelou que a Bíblia segue sendo o livro mais lido no país.

No entanto, o número geral de leitores caiu nos últimos anos: de 52% da população em 2019, para 47% em 2024. A publicação mostra que 93,4 milhões de brasileiros leram pelo menos um livro nos últimos três meses, uma redução de quase 7 milhões em relação à edição anterior. Além disso, a média de livros lidos por ano caiu de 4,95 em 2019 para 3,96 em 2024.

Entre os leitores, 62% afirmaram não ler livros com frequência. As justificativas para a baixa leitura variam desde a falta de tempo (46%) até preferência por outras atividades (9%). Realizada entre abril e julho deste ano, a pesquisa entrevistou 5.504 brasileiros em 208 Municípios.

 

Fonte: Revista Oeste


terça-feira, 10 de dezembro de 2024

UMA TRAGÉDIA SEM DESCULPAS

 

Quem presenciou ou viu as imagens e vídeos da tragédia que abalou Coelho Neto, no último sábado, 7 de dezembro, continua traumatizado. O ocorrido angustia a alma de qualquer ser humano que tenha um mínimo de empatia.

As vidas de Luciano, 27 anos, Ana Cláudia, 26, e da pequenina Eloá, de cinco meses, esvaíram-se em mais um fatídico acidente envolvendo animais soltos nas vias públicas da cidade.

Infelizmente, ainda existem pessoas que defendem a gestão municipal atribuindo culpa a outros. Mas, eximir da governança o seu quinhão de responsabilidade revolta, ainda mais, os familiares, os amigos das vítimas e a quem tem um pingo de bom senso.

Os que fazem esse tipo de defesa, para salvaguardar o emprego ou quem sabe consegui-lo, ou sabe-se lá o quê, deveriam ficar calados. Podem até ampliar o leque de culpados, mas, por favor, não culpem o boi.

 

Imagens: Portal da Cidade