.

.

quinta-feira, 12 de abril de 2018

DEFESA CIVIL ALERTA SOBRE RISCO DE INUNDAÇÃO EM 9 CIDADES DO PIAUÍ

A Defesa Civil do Piauí emitiu alerta de risco de inundação para seis cidades e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais alertou sobre outros três municípios, devido à rápida elevação do nível de rios próximos. Em quatro delas, PiracurucaEsperantina, Barras e Batalha, o risco é alto. Nas outras, Buriti dos Lopes e Luzilândia, moderado. Em TeresinaFloriano e Prata do Piauí, a situação também é de risco.

O alerta não tem relação com a situação da Barragem do Bezerro, que corre risco de rompimento na cidade de José de Freitas. Devido à situação, o estado emitiu estado de alerta para oito cidades. Elas são: José de Freitas, Luzilândia, Joca Marques, Madeiro, Esperantina, Cabeceiras, Barras e Batalha. Pelo menos 320 famílias foram retiradas de casa por precaução.

Quanto às nove cidades, o alerta foi emitido devido às fortes chuvas no estado, depois de uma orientação do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) e da CPRM. Em Luzilândia, Buriti dos Lopes, Teresina e Floriano, o risco acontece por conta da cheia do rio Parnaíba. Nessa terça-feira, o nível do rio encontrava-se em 5,30 m sendo que o nível de transbordamento, de acordo com o Cemaden, é de 5,60 m.

Além das chuvas, que concentraram em apenas 10 dias 75% do total previsto para abril, acumulando 200 mm de água, a Chesf informou ainda que abriu as comportas da Barragem de Boa Esperança. A previsão é de que o rio Parnaíba receba cerca de 1000 m³ de água por segundo.

Por fim, uma rápida elevação do nível da água do rio Poti oferece riscos para as comunidades ribeirinhas de Teresina e de Prata do Piauí, atingindo a cota de 875 cm. Segundo o CPRM, o rio ainda está em processo de elevação, correspondendo a um aumento de 1,86 m nas últimas 24 horas. A CPRM solicitou atenção das autoridades em Teresina quanto ao reflexo da elevação.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário