.

.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

O DEPUTADO CASSADO POR POSAR DE CUECA

1949. Foi neste ano que a Câmara cassou, pela primeira vez, um mandato por falta de decoro parlamentar.

Por que o deputado foi cassado? Será que ele roubou, matou, foi corrupto? Não! Apenas posou de cueca (que ia até o joelho) para uma foto. “Nudes” era vetado!

O deputado Edmundo Barreto Pinto, do PTB, resolveu ceder entrevista para a revista O Cruzeiro, de grande popularidade naquele tempo. A foto que ilustrou a matéria, por sua vez, foi "inusitada": usando fraque e cueca samba-canção.

Intitulado "Barreto Pinto sem máscara", o ensaio ganhou fama. À época, a pose de cueca foi considerada um escândalo e maculou a imagem do parlamento.

Em própria defesa, o deputado teria dito que foi enganado pelo jornalista David Nasser, e que pensou que a foto seria publicada apenas da cintura para cima.

Mas não foi o suficiente para sair ileso desta história: Barreto Pinto acabou sendo o primeiro deputado na história a ter o mandato cassado. Mesmo com pressão do partido para levar o caso ao Judiciário, a decisão foi tomada na própria Casa Legislativa, em 27/5/1949, em sessão secreta da Câmara dos Deputados.

Edmundo Barreto Pinto era advogado e jornalista, nasceu em Vassouras/RJ no dia 15 de abril de 1900. Morreu aos 71 anos, sem nunca ter conseguido desvencilhar sua imagem do incidente.

 

Fonte: História do Brasil – Júlio Olivar

Nenhum comentário:

Postar um comentário