.

.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

DUQUE BACELAR: CÂMARA MUNICIPAL DISCUTE PROJETO QUE RENEGOCIA DIVIDAS PREVIDENCIÁRIAS DO FAPDUQUE

 

Na 19ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Duque Bacelar, ocorrida ontem, 25, estiveram presentes os vereadores: Fernando da Idalice, Toinho da Gracinha, Carreta, Deusaniro, Betim do Sacolão, Neto Chagas e Lino dos Empréstimos.

O presidente da Câmara Municipal, Fernando da Idalice, fez a abertura dos trabalhos agradecendo a todos pela presença e solicitou do vice-presidente, Toinho da Gracinha, que fizesse a leitura da ordem do dia:

Projeto-de-Lei nº 010/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o parcelamento e o reparcelamento de débitos previdenciários patronais do FapDuque;

Projeto-de-Lei nº -011/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera o art. 27 da Lei nº 70/2010 para adequar a composição dos conselhos de administração e fiscal do FapDuque;

Indicação nº 031/2025, de autoria do vereador Deusaniro Araújo Santos, solicitando que o Poder Executivo realize a perfuração de poço artesiano no povoado Sambaibal;

Indicação nº 032/2025, de autoria do vereador Deusaniro Araújo Santos, que solicita do Poder Executivo a recuperação da estrada vicinal que liga o Antônio Rosa (Torrões) a Linha de Pau;

Indicação nº 033/2025, de autoria do vereador Deusaniro Araújo Santos, que solicita do Poder Executivo a recuperação da estrada vicinal que liga a Taboquinha ao Mocambo Velho pelo trajeto interno.

Após a leitura do expediente, o Presidente agradeceu a presença do Prefeito Municipal, Flávio Furtado, dos representantes do fundo previdenciário, secretários municipais, representantes do sindicato dos professores e servidores da educação presentes no auditório.

Em seguida foi iniciada a discussão do Projeto-de-Lei nº 010/2025, com a explicação dos representantes do FapDuque sobre o projeto. A discussão teve a participação dos servidores que externaram dúvidas, a explanação do Secretário de Educação, do Prefeito Municipal e de todos os vereadores presentes, sendo que o vereador Betim do Sacolão questionou a dívida do sistema previdenciário do Município afirmando ser grande o prejuízo para os aposentados e pensionistas bacelarenses.

Concluído os debates, ficou acertada uma reunião entre os representantes do sistema previdenciário, sindicato dos professores e vereadores para fazerem alterações no projeto.


quinta-feira, 18 de setembro de 2025

DUQUE BACELAR: VEREADORES APROVAM INDICAÇÃO QUE CRIA ‘’O BOLSA UNIVERSITÁRIA’’


Na 18ª sessão ordinária desta quinta-feira, 18, estiveram reunidos no plenário da Câmara Municipal de Duque Bacelar os Vereadores: Fernando da Idalice, Toinho da Gracinha, Professor Mimi, Neto Chagas, Venício Alencar, Betim do Sacolão, Deusaniro e Carreta.

O presidente da Câmara, Fernando da Idalice, fez a abertura dos trabalhos invocando a Deus e agradecendo a presença de todos, passando a palavra ao 1º secretário (Prof. Mimi) para fazer a leitura dos assuntos pautados.

Em seguida, o vereador Toinho da Gracinha usou a tribuna para apresentar a indicação de nº 030/2025, que indica ao prefeito municipal a criação do programa, ‘’Bolsa Universitária’’, que visa ajudar financeiramente os estudantes de Duque Bacelar que ingressam nas universidades, mas que não tem condições de custear a integralidade das despesas. A indicação supracitada foi aprovada por unanimidade.

O vereador Betim do Sacolão informou sobre visita que fez a uma escola que foi revitalizada pela gestão, mas que não foi construído banheiro, sendo utilizado pelas crianças um banheiro de palha sem as mínimas condições sanitárias.

O vereador Venício Alencar informou que antes da denúncia já havia conseguido material para construir o banheiro na escola e cobrou responsabilidade na hora de denunciar.

Os demais vereadores presentes reconheceram a gravidade do caso, mas questionaram a forma como a denuncia foi feita, enquanto as providências já estavam sendo tomadas.

Após intenso debate sobre a questão e não havendo mais nada a tratar, o presidente declarou encerrada a sessão.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

CÂMARA MUNICIPAL DE DUQUE BACELAR QUER PROIBIR, NO SERVIÇO PÚBLICO, QUEM PRATICA VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

 

Na sessão da Câmara Municipal de Duque Bacelar de ontem quinta-feira, 11, estiveram presentes os vereadores: Fernando da Idalice, Toinho da Gracinha, Professor Mimi, Lino dos Empréstimos, Deusaniro, Venício Alencar e Betim do Sacolão.

Na pauta de discussões a Resolução de nº 04/2025, que modificou o Regimento Interno da Casa Legislativa determinando novo horário das sessões ordinárias para as quintas-feiras, às 9h. – A indicação foi apresentada pelo vereador Lino dos Empréstimos e aprovada por unanimidade.

Foi discutida a indicação nº 022/2025, de autoria do vereador Venício Alencar que propõe a proibição de nomeações no Poder Executivo Municipal de pessoas condenadas pela justiça por violência contra mulheres e meninas, além da criação do canal telemático “Linha Viver Sem Medo” para receber denúncias sigilosas. A indicação a ser encaminhada ao Poder Executivo para elaboração de projeto foi aprovada por unanimidade.

Foi discutida a indicação nº 029/2025, de autoria do vereador Josemir Ribeiro da Costa (Prof. Mimi), que solicita a reforma e empiçarramento da estrada vicinal que liga os povoados Água Azul e São João dos Matildes. A indicação foi aprovada com unanimidade dos vereadores presentes.

Ainda no âmbito das discussões, o vereador Betim do Sacolão questionou a qualidade das estradas vicinais, alegando que o governo municipal recebe milhões e oferece para a população estradas de péssima qualidade, no que foi rebatido pelos vereadores: Toinho da Gracinha, Fernando da Idalice, Professor Mimi, Lino dos Empréstimos e Deusaniro.

Após as deliberações legislativas, o presidente da Câmara, Fernando da Idalice, autorizou o escritor Carlos Machado a fazer uma explanação sobre o livro: “Origem e Emancipação Política de Duque Bacelar” e em seguida sessão de autógrafos da obra.



Fotografias: Davi Machado


segunda-feira, 8 de setembro de 2025

LANÇAMENTO DE LIVRO NA CÂMARA MUNICIPAL DE DUQUE BACELAR

 

Realizaremos na próxima quinta-feira, 11, às 9h, um bate-papo sobre o nosso livro: “Origem e Emancipação Política de Duque Bacelar”. O evento será no plenário da Câmara Municipal de Duque Bacelar, com o apoio do presidente da Instituição, Fernando da Idalice, e do vice-presidente, Toinho da Gracinha.

A História da origem e emancipação política de Duque Bacelar, antigo Garapa, apresentada no livro foi construída, basicamente, a partir de fontes orais e da literatura existente sobre o assunto. Esperamos, assim, contribuir para que a História dos homens e mulheres que construíram esta terra seja mantida viva.

Contamos com a presença de todos!


sexta-feira, 5 de setembro de 2025

VEREADORES DE DUQUE BACELAR APROVAM MUDANÇA NO HORÁRIO DAS SESSÕES E APRESENTAM DEMANDAS AO EXECUTIVO

 

Na 16ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Duque Bacelar, ontem, 4, estiveram presentes os vereadores: Fernando da Idalice, Toinho da Gracinha, Professor Mimi, Lino dos Empréstimos, Carreta, Deusaniro e Neto Chagas.

Após a abertura da sessão o presidente, Fernando da Idalice, concedeu a palavra as autoridades presentes:

O ex-vereador Ocean usou a tribuna para anunciar a inauguração da Sala do Empreendedor de Duque Bacelar e elencou uma série de vantagens para os microempreendedores do Município;

A Secretária de Administração do Município, Gabriela Furtado, anunciou a criação da coordenação da mulher, sendo indicada para ocupar a função de coordenadora, Francisca Selma, mais conhecida como Rosa do Bolo.

O vereador Lino dos empréstimos defendeu a indicação 027/85, que solicita a construção de uma quadra de esportes Society, com iluminação, no Bairro Vargem Redonda; e a indicação nº 028/25, que altera o horário das sessões da Câmara Municipal para os dias de quinta-feira, às 9h.

O vereador Toinho da Gracinha elogiou as duas escolas que foram premiadas, após resultado do SEAMA, e o prêmio professor alfabetizador, relacionando as conquistas ao trabalhado educacional sério desenvolvido no Município e parabenizou os profissionais que desempenham suas funções com dedicação e esmero; lamentou os homicídios ocorridos na cidade e denunciou a estrutura policial minguada, sugerindo a formação de uma comissão para tratar do assunto com as autoridades competentes; anunciou um projeto que visa premiar os estudantes, que se destacarem, com ajuda financeira do município; criticou indivíduos que utilizam as redes sociais para denegrirem a administração e os profissionais da educação sem base e sem conhecimento de causa, convidando-os para participarem das sessões da Câmara.

Após ouvidas as opiniões dos vereadores as propostas foram colocadas em votação, sendo aprovadas por unanimidade.

O presidente da Câmara parabenizou a gestão municipal pelos avanços e conquistas, elogiou seus pares pelo trabalho continuo em prol da população e declarou encerrada a sessão.

 

                               15ª SESSÃO ORDINÁRIA – 28.08.2025

Indicações apresentadas:

Vereador Venício Alencar

Indicação 022/2025

Solicita do Poder Executivo um Projeto de Lei vedando a nomeação, no âmbito do Município, de pessoas condenadas por decisão judicial pela prática de violência contra a mulher, bem como a abertura de canal para denúncias.

Vereador Neto Chagas

Indicação 023/2025

Solicita a perfuração de um poço artesiano no povoado Baixa Grande-Tabuleiro;

Indicação 024/2025

Solicita reforma e manutenção da estrada vicinal que liga o povoado Paissandu ao Olho D’Água da Onça;

Indicação 025/2025

Solicita reforma e manutenção da estrada vicinal que dá acesso ao povoado Engenho Lagoa (Nena);

Indicação 026/2025

Solicita reforma e manutenção da estrada da Mangueira, no povoado Olho D’Água.

 

 


quinta-feira, 4 de setembro de 2025

O DESMORONAMENTO DO PPROJETO DE FUFUCA AO SENADO

 

O futuro político do ministro dos Esportes, André Fufuca (UP), entrou em xeque após a decisão da federação PP União Brasil de desembarcar do governo Lula. A medida praticamente enterra o plano do deputado maranhense de usar o ministério como trampolim para disputar o Senado em 2026 e o força a recalcular sua rota, mirando agora a reeleição para a Câmara dos Deputados.

Na tentativa de se projetar ao Senado em 2026, Fufuca já fechou R$ 157 milhões em convênios do Ministério dos Esportes com municípios maranhenses”, a estratégia era evidente. Fufuca utilizava a estrutura federal para irrigar prefeituras aliadas no Maranhão, tentando consolidar sua imagem de pré candidato ao Senado. Com a decisão partidária, porém, a fonte secou e o projeto maior se inviabilizou.

A determinação da federação é clara: até 30 de setembro, todos os filiados que ocupam cargos no governo federal devem entregá-los. Quem resistir poderá sofrer punições que vão desde o afastamento até a expulsão da legenda. No caso de Fufuca, o risco é ainda mais sério, pois a perda do mandato de deputado federal é possível, já que a vaga pertence ao partido e não ao parlamentar.

Apesar disso, fontes em Brasília apontam que Fufuca resiste a deixar a Esplanada, a exemplo do ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil PA). O apego ao prestígio do cargo pode, no entanto, acelerar sua queda. Entre as consequências possíveis está a perda do comando do UP no Maranhão, posição que lhe garante influência política local. O nome mais cotado para assumir a liderança estadual é o deputado federal Pedro Lucas, visto como favorito da cúpula partidária.

Na prática, a saída do ministério e uma eventual perda de espaço dentro do partido colocariam fim ao projeto nacional de Fufuca e enfraqueceriam seu poder regional. O sonho do Senado, portanto, naufragou antes de se consolidar. Agora, a prioridade passa a ser a sobrevivência política, tentando assegurar uma vaga na Câmara em 2026.

 

 

Fonte: Blog A Fonte