.

.

terça-feira, 25 de setembro de 2018

FILHO QUE ESPANCOU A MÃE IDOSA MORRE EM HOSPITAL DE SÃO LUÍS

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que o interno Roberto Elísio Coutinho de Freitas, de 53 anos, faleceu, no início da tarde de hoje (24), no Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão 2), onde estava internado desde a noite da última sexta-feira (21).

A SEAP comunica que Roberto Elísio estava recluso em cela apropriada a internos com curso superior, na Penitenciária Regional de São Luís (PRSLZ), onde o interno teve um ‘mal-estar’, e foi verificada a necessidade de atendimento médico, procedimento este realizado prontamente pela segurança interna prisional.

Roberto Elísio foi preso, em maio de 2017, por agredir física e psicologicamente a mãe, a professora aposentada Joseth Coutinho Martins de Freitas, de 84 anos de idade.

As agressões foram flagradas em vídeos, que foram publicados na internet, e chocaram a população de São Luís. Em sua defesa, Roberto Elísio disse que sofre de problemas mentais e que pretendia buscar ajuda profissional.

Em outubro de 2017, Roberto Elísio foi condenado a 10 anos de reclusão pelos crimes de tortura, apropriação indébita e por retardar a assistência à saúde da vítima. Em todos eles a juíza da 8ª Vara Criminal de São Luís, Oriana Gomes, aumentou a pena por se tratar de crime de tortura contra idoso e pela continuidade delitiva. Roberto também foi condenado a pagar R$ 2 milhões como efeito da condenação pelos danos causados à vítima. 

A juíza não aceitou a defesa do Roberto, que alegava problemas com alcoolismo, esquizofrenia e atipicidade, e também discordou do laudo pericial apresentado pelo denunciado, de que o réu, antes de ser preso, deveria ser internado em clínica particular por 90 dias. 
        
A esposa de Roberto Elisio, identificada como Danny, assumiu a autoria dos vídeos que levaram o agressor da própria mãe à prisão. Nos vídeos, divulgados nas redes sociais e em blogs, na noite de quinta-feira (25/05/2017), ele aparece submetendo a idosa a uma verdadeira sessão de tortura e espancamento. Ela é professora aposentada da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), e vinha sendo agredida há bastante tempo.


Fonte: Blog do Gilberto Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário