.

.

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

COELHO NETO- 128 ANOS: UMA HISTÓRIA DE AMOR, SUOR E LÁGRIMAS

 

Ainda não se havia servido tanta informação histórica sobre o Município de Coelho Neto como em 2021, em face da passagem do aniversário de 128 anos de liberdade política. As redes sociais foram abastecidas com relevantes fatos históricos, biografias de personagens ilustres, fotografias de diversas épocas (de lugares e pessoas) que nos fizeram voltar no tempo ou conhecer um pouco mais da História política, econômica, social, religiosa e cultural do antigo Curralinho. Foi um resgate histórico pujante liderado, principalmente, por Samuel Bastos e José Sampaio, e outros (em menor proporção).

Seguramente, a iniciativa aguçou a curiosidade e suscitará novas buscas pelo conhecimento da História dos homens e mulheres desta terra, que passou pela fundação do Sítio Curralinho de Paulo Vaz Freire (em 1738), emergindo para a Vila de Sant’ Anna do Curralinho (em 1874), chegando ao Município de Sant’Anna do Curralinho (em 31 de outubro de 1893) até o batizado pelo topônimo Coelho Neto (em 1934) e os fatos decorridos nas décadas subsequentes.

É uma História longeva permeada de importantes mudanças-avanços e recuos- repletas de admiráveis feitos humanos, mas que também anotam uma acirrada luta entre mandantes e mandados, baseada na usurpação violenta de direitos e bens e na exploração dos menos favorecidos. A História de Coelho Neto não foi feita só de glórias. É uma História de amor, suor e lágrimas. Conhecê-la, num passado remoto ou não, é fascinante. E, estamos extasiados e agradecidos pelo conhecimento adquirido neste outubro de 2021.

Felicitações aos coelhonetenses pelos 128 anos de emancipação política.

 

Imagem: internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário