.

.

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

DUQUE BACELAR: VEREADORES DISCUTEM SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA COM O COMANDANTE DO 44º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR

 

Na 25ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Duque Bacelar, ocorrida ontem, 6, estiveram presentes os vereadores: Fernando da Idalice, Toinho da Gracinha, Professor Mimi, Neto Chagas, Lino dos Empréstimos, Venício Alencar, Betim do Sacolão, Carreta e Deusaniro.

O presidente da Câmara, Fernando da Idalice, abriu a sessão rogando a intervenção Suprema na vida de todos e agradeceu pela presença. Passou, então, a palavra ao 1º secretário, Professor Mimi, para a leitura da ordem do dia:

Discussão e votação do Projeto de Lei nº 014/2025, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre a vedação de nomeação, no âmbito do Poder Executivo Municipal, de pessoas condenadas por decisão judicial, transitada em julgado, pela prática de violência contra mulheres e meninas e dá outras providências.

Discussão e votação do Projeto de Lei nº 015/2025, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre os critérios de repasse e rateio de créditos futuros de precatórios judiciais do antigo FUNDEF aos profissionais da educação básica e dá outras providências.

Discussão e votação do Projeto de Lei nº 016/2025, de autoria do Poder Executivo Municipal, que institui normas gerais sobre concursos públicos no âmbito do Município de Duque Bacelar/MA e dá outras providências.

Indicação nº 041/2025, de autoria do vereador Toinho da Gracinha, que indica ao Poder Executivo Municipal que desconsidere a Indicação nº 040/2025, mantendo a denominação do logradouro José Bandeira da Silva, e que a praça e o campo de futebol a serem construídos no povoado Órfão passem a denominar-se Praça e Campo de Futebol Efigênio Machado de Almeida.

Indicação nº 045/2025, de autoria do vereador Carreta, que indica ao Poder Executivo Municipal a construção de uma quadra poliesportiva no povoado Poço de Pedras, obra de anseio da comunidade local.

Indicação nº 046/2025, de autoria do vereador Professor Mimi, que indica ao Poder Executivo Municipal que o ginásio poliesportivo do povoado Mocambo da Belinha passe a denominar-se Ginásio Poliesportivo Gerônimo Marques da Costa em homenagem a um cidadão de reconhecida contribuição à comunidade local, como forma de preservar a memória e história da localidade.

O vereador Neto Chagas indicou que fosse expedido convite ao gerente responsável pela balsa de travessia entre Duque Bacelar e Miguel Alves-PI, para comparecer à sessão ordinária de 13/11/2025, a fim de que seja tratada a questão de horário de funcionamento do serviço da balsa, principalmente no horário noturno.

O Projeto de Lei nº 014/2025, surgiu de uma indicação do vereador Venício Alencar, acolhida pelo Poder Executivo Municipal; e o Projeto de Lei nº 016/2025, surgiu de uma indicação do vereador Toinho da Gracinha.

Os projetos de Lei nº 014, 015 e 016 e as indicações da ordem do dia foram aprovadas por unanimidade dos vereadores presentes.

A pedido do vereador Neto Chagas, compareceu ao plenário da Câmara Municipal o comandante do 44º Batalhão de Policia Militar, Major Ramalho. Foram discutidos diversos assuntos sobre a segurança pública no Município de Duque Bacelar, inclusive o uso irregular de escapamentos cadron em motocicletas.

Fotografia: Lorenzo Machado


domingo, 2 de novembro de 2025

DUQUE BACELAR: CÂMARA MUNICIPAL APROVA LOA DE 116 MILHÕES PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DO MUNICÍPIO EM 2026


 Na 24ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Duque Bacelar, ocorrida quinta-feira, 30 de outubro, estiveram presentes os vereadores: Fernando da Idalice, Toinho da Gracinha, Professor Mimi, Neto Chagas, Lino dos Empréstimos, Venício Alencar, Betim do Sacolão e Deusaniro.

O presidente da Câmara, Fernando da Idalice, abriu a sessão rogando a intervenção Suprema na vida de todos e agradeceu pela presença. Justificou a ausência do vereador Carreta, por motivo de saúde. Em seguida, informou que a presente sessão visava a apreciação do Projeto de Lei nº 13/2025, que trata da Lei Orçamentária Anual - LOA para discussão e aprovação ou não em primeiro turno, que logo após haveria outra sessão para discussão do projeto em segundo turno. Passou, então, a palavra ao 1º secretário, Professor Mimi, para a leitura da ordem do dia:

Discussão e votação em 1º turno do Projeto de Lei nº 13/2025, de autoria do Poder Executivo Municipal, que estima a receita e fixa a despesa do Município de Duque Bacelar para o exercício financeiro de 2026 (Lei Orçamentária Anual – LOA 2026).

O Projeto foi devidamente analisado pelas comissões permanentes de Constitucionalidade, Legalidade e Justiça (CCJ) e de Orçamento e Finanças (COF), tendo recebido parecer favorável à aprovação integral, em consonância com os arts. 165, III, da CF 88, e 128 da Lei Orgânica Municipal.

Após discussão, o projeto da Lei Orçamentária Anual – LOA, no valor de R$ 116.902,464,98 (cento e dezesseis milhões, novecentos e dois mil, quatrocentos e sessenta e quatro reais e noventa e oito centavos) para o exercício financeiro do ano de 2026 foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes.

Na sequência, foi feita a leitura da ordem do dia da sessão extraordinária, convocada pelo Poder Executivo Municipal, para aprovação, em segundo turno, do Projeto de Lei nº 13/2025 que foi aprovado por unanimidade. Não havendo mais nada a ser tratado o presidente declarou encerrada a sessão.


sexta-feira, 31 de outubro de 2025

PARABÉNS COELHONETENSES PELOS 132 DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA (1893-2025)


                     À DIGNISSÍMA COELHO NETO – TERRA CORAÇÃO DE MÃE

De mãos fortes na terra fincada, das gotas de suor derramadas molhando o fio da coragem desmesurada, surgiu próxima de um rio, no meio da mata, nossa terra abençoada.

Terra de índios, vaqueiros e sertanejos, de homens e mulheres de todas as cores, curtidos de dores e amores que povoaram este chão pueril num canto leste maranhense do Brasil.

O sacrífico desbravador abriu trincheiras, no cobiçar da terra in natura, surgiu o sítio que se emancipou quando vila, transmutando-se numa bela cidade, paixão de todas as idades.

De centro produtor e comercial, brotou polo industrial de renome nacional, sofreu infortúnios, mas manteve-se em pé singrando sua história de peleja e fé.

Ah, Coelho Neto, minha amada, minha morada! Torrão secular, de gente aguerrida, és como coração de mãe que a todos dá guarida.

Carlos Machado – membro fundador da Academia Coelhonetense de Letras e Artes

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

DUQUE BACELAR: CÂMARA MUNICIPAL APROVA PLANO PLURIANUAL PARA O QUADRIÊNIO 2026-2029

 

Na 23ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Duque Bacelar, ocorrida ontem, 23, estiveram presentes os vereadores: Fernando da Idalice, Toinho da Gracinha, Professor Mimi, Neto Chagas, Lino dos Empréstimos, Carreta, Deusaniro e Betim do Sacolão.

O presidente da Câmara, Fernando da Idalice, abriu a sessão rogando a intervenção Suprema na vida de todos e agradeceu pela presença. Em seguida, informou que a presente sessão tinha pauta única, pois visava a apreciação do Projeto de Lei nº 12/2025, que trata do Plano Plurianual para discussão e aprovação ou não em primeiro turno, que haveria uma sessão extraordinária, na parte da noite, para discussão do projeto em segundo turno. Passou, então, a palavra ao 1º secretário, Professor Mimi, para a leitura da ordem do dia:

- Discussão e votação, em primeiro turno, do Projeto de Lei nº 12/2025, de autoria do Poder Executivo Municipal, que institui o Plano Plurianual – PPA para o quadriênio 2026-2029.

O projeto define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal para as despesas de capital e programas de duração continuada, sendo apreciado em dois turnos de votação, conforme o Regimento Interno da Casa Legislativa.

No uso da palavra, o vereador Carreta explicou a importância do projeto para a comunidade e declarou voto a favor;

O vereador Neto Chagas, em seu manifesto, salientou que o projeto precisava ser aprovado para que a população bacelarense não fosse prejudicada;

O vereador Lino dos Empréstimos, hipotecou total apoio ao projeto;

O vereador, Professor Mimi, destacou que projetos que vierem para beneficiar a população terão sempre o seu aval;

O vereador Toinho da Gracinha, informou que o projeto já havia sido tratado em audiência pública, em que ficou clara a importância do PPA. Informou que a sua proposição que beneficia estudantes universitários precisaria de uma emenda ao projeto. Deixou claro que a sua indicação não beneficia, somente, estudantes de medicina e odontologia, como alguns sugeriram, mas a todos os estudantes que se enquadrarem no planejamento do Poder Executivo.

O vereador Betim do Sacolão questionou se no aludido projeto poderia ser colocada indicação sobre a guarda municipal, no que foi informado pelo presidente que essa questão já estava inserida na LOA. Pediu explicação, também, sobre a Banda Municipal- indicação de autoria do vereador Neto Chagas- sendo informado que essa questão estava sob a alçada da Secretaria de Educação.

O presidente colocou o projeto em votação, sendo aprovado, em primeiro turno, por unanimidade dos vereadores presentes.

O Projeto de Lei nº 12/2025, foi votado, em segundo turno, em sessão extraordinária, sendo aprovado por unanimidade dos vereadores presentes.

Fotografia Davi Machado


sexta-feira, 17 de outubro de 2025

DUQUE BACELAR: TCE/MA ENVIA PRESTAÇÃO DE CONTAS DA PREFEITURA PARA A CÂMARA MUNICIPAL

 

Na 22ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Duque Bacelar, ocorrida ontem, 16, estiveram presentes os vereadores: Toinho da Gracinha, Lino dos Empréstimos, Carreta, Deusaniro, Venício Alencar e Betim do Sacolão.

O presidente em exercício, Toinho da Gracinha, fez a abertura dos trabalhos agradecendo a presença dos vereadores e do público e justificou as ausências do presidente da casa, Fernando da Idalice, e dos edis Professor Mimi e Neto Chagas.

Em seguida informou sobre o envio, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), das prestações de contas da prefeitura municipal referentes aos exercícios dos anos de 2011, 2012, 2021 e 2022, para serem analisadas pelos vereadores e comissões legislativas. Convidou o 2º secretário, vereador Lino dos Empréstimos, para compor a mesa diretora.

A secretária da Casa fez a leitura da ordem do dia:

Ofícios oriundos do TCE/MA – Tribunal de Contas do Estado-sobre a prestação de contas da prefeitura municipal:

1059/2025 – TCE/MA – parecer prévio – abstenção prescrito;

1066/2025 – TCE/MA - parecer prévio – aprovação com ressalvas;

1122/2025 – TCE/MA – parecer prévio – aprovação com ressalvas

1138/2025 – TCE/MA – parecer prévio – com aprovação.

Ofício 035/2025 – Câmara Municipal encaminha à Comissão de Orçamento e Finanças os ofícios (descritos acima) oriundos do TCE/MA para as devidas providências.

Indicação nº 040/2025, de autoria do vereador Toinho da Gracinha, que solicita do poder executivo a oficialização da denominação da quadra poliesportiva do povoado Órfão para Efigênio Machado de Almeida, como forma de homenagear um cidadão de destacada relevância para o município. Na defesa da indicação, o aludido vereador elencou a participação ativa do homenageado na vida da comunidade bacelarense, principalmente nos aspectos esportivos e políticos, incluindo as candidaturas ao cargo de vereador.

O vereador Betim do Sacolão se pronunciou apoiando a indicação do colega vereador, Toinho da Gracinha, destacando a importância do homenageado para o município de Duque Bacelar. Em seguida, informou que esteve em São Luís mantendo contato com autoridades onde solicitou benefícios para a população de Duque Bacelar, como: a carreta da mulher, a recuperação da MA-034, trecho Coelho Neto a Buriti e solicitou o título de cidadão bacelarense ao deputado Hildo Rocha pelos relevantes serviços prestados ao município. Para finalizar, agradeceu à gestão municipal pela conclusão do poço artesiano do povoado Cercado.

O vereador Carreta, usou o expediente para informar a conclusão do poço artesiano do Povoado João Dias, o que deixou os moradores bastante satisfeitos. Solicitou do Poder Executivo melhorias na estrada que liga os povoados Bom Gosto ao Olho D’Água da Onça.

O presidente interino, Toinho da Gracinha, colocou em votação a indicação nº 040/2025, que foi aprovada por unanimidade dos vereadores presentes. Não havendo mais nada a ser tratado, declarou encerrada a sessão.

 

Fotografia: Davi Machado


sexta-feira, 10 de outubro de 2025

INTELIGÊNCIA DA POLÍCIA CIVIL EVITA ATENTADO TERRORISTA EM ESCOLA DE TUNTUM

 

Uma ação conjunta entre a inteligência da Polícia Civil do Maranhão, a Força de Segurança do Estado e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil impediu um atentado terrorista planejado contra uma escola na cidade de Tuntum.

Segundo informações, dois estudantes menores estavam arquitetando uma ação violenta contra a direção e os alunos da unidade escolar. A polícia chegou aos possíveis autores após a Embaixada dos Estados Unidos compartilhar com a embaixada brasileira indícios de conversas preocupantes entre os dois adolescentes, que detalhavam o plano para o ataque.

De acordo com as investigações, os jovens pretendiam invadir a escola armados e matar os professores na direção. Posteriormente, planejavam assassinar os alunos e, caso fossem surpreendidos pela polícia, pretendiam tirar a própria vida. Diante da gravidade do caso, o delegado de Tuntum, Marcelino, e o comandante Elias, acompanhados por uma equipe da Polícia Civil, realizaram diligências na escola e nas residências dos suspeitos. Durante as buscas, foram encontrados materiais relacionados a atos terroristas em ambiente escolar.

 

Fonte: Wilque Gomes


DUQUE BACELAR: VEREADORES APROVAM INDICAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO

 

Na 21ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Duque Bacelar, ocorrida ontem, 9, estiveram presentes os vereadores: Fernando da Idalice, Toinho da Gracinha, Professor Mimi, Lino dos Empréstimos, Deusaniro, Carreta, Venício Alencar, Neto Chagas e Betim do Sacolão.

O presidente da Câmara Municipal, Fernando da Idalice, fez a abertura dos trabalhos agradecendo a todos pela presença e solicitou do primeiro secretário, Professor Mimi, que fizesse a leitura da ordem do dia.

Em destaque a discussão e votação dos projetos de lei nº 010 e 011/2025, de autoria do Poder Executivo. O primeiro tratando da renegociação e parcelamento da dívida previdenciária do Município e o segundo alterando o art. 27 da Lei nº 70/2010 que adequa a composição dos conselhos administrativo e fiscal do Fapeduque. Também, de parte do Poder Executivo foi feita a Solicitação de dispensa de interstício para que os projetos nº 010 e 011/2025 fossem votados em 2º turno, na mesma sessão, considerando a relevância de ambos.

O Presidente da Câmara Municipal suspendeu a votação dos projetos em epígrafe por ausência de assinaturas no parecer da Comissão de Finanças e Orçamento.

Foi apresenta a indicação nº 035/2025, de autoria do vereador Toinho da Gracinha, solicitando do Poder Executivo a realização de concurso público para o provimento de vagas no serviço público do Município de Duque Bacelar. Na sua argumentação, o vereador salientou a necessidade de fortalecimento do fundo de previdência do Município, assim como o oferecimento de oportunidade de emprego com estabilidade para a população bacelarense. A indicação foi aprovada por unanimidade.

O vereador, Fernando da Idalice, apresentou as indicações nº 037 e 038/2025, a primeira, designando a denominação da quadra de esportes do povoado Tabuleiro para homenagear o saudoso cidadão Antenor Ribeiro do Nascimento; a segunda, solicitando do poder executivo a implantação de uma biblioteca pública municipal. Na argumentação o vereador supracitado informou que Antenor foi um dos fundadores da povoação do Tabuleiro (entre outros atributos), portanto sendo merecedor da deferência. Com relação a implantação da biblioteca pública, argumentou que o espaço servirá para a promoção do conhecimento, fortalecimento da educação, incentivo à leitura e cultura do Município. Sendo aparteado pelo vereador Toinho da Gracinha, que aplaudiu a iniciativa e indicou o nome da saudosa professora Francisca Leal Castelo Branco para denominar a biblioteca.  As indicações foram aprovadas por unanimidade.

Além dos temas da ordem do dia, outros assuntos de relevância foram discutidos pelos vereadores.

 

Fotografia: Davi Machado


sexta-feira, 3 de outubro de 2025

DUQUE BACELAR: CÂMARA MUNICIPAL ADIA VOTAÇÃO DO PARCELAMENTO DA DÍVIDA DO FAPEDUQUE

 

Na 20ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Duque Bacelar, ocorrida ontem, 2, estiveram presentes os vereadores: Fernando da Idalice, Toinho da Gracinha, Professor Mimi, Lino dos Empréstimos, Deusaniro e Carreta.

O presidente da Câmara Municipal, Fernando da Idalice, fez a abertura dos trabalhos agradecendo a todos pela presença e solicitou do primeiro secretário, Professor Mimi, que fizesse a leitura da ordem do dia:

Como primeira discussão, a votação, em 1º turno, do projeto de lei complementar nº 010/2025, de autoria do Poder Executivo que autoriza o parcelamento e reparcelamento do débito previdenciário patronal do Município de Duque Bacelar;

Em segunda discussão, a votação, em 1º turno, do projeto de lei complementar nº 011/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera o art. 27 da Lei nº 70/2010 para adequar a composição dos conselhos de Administração e fiscal do Fapeduque;

Solicitação de dispensa de interstício para que os projetos nº 010 e 011/2025 fossem votados em 2º turno, na mesma sessão, considerando a relevância de ambos;

Indicação nº 034/2025, do vereador Toinho da Gracinha, que solicita do Poder Executivo a instalação de câmeras de vigilância nos ônibus escolares;

Indicação nº 035/2025, do vereador Fernando da Idalice, que indica o nome do bacelarense Chiquinho Macário na areninha da Rua Vicente Vilar.

O vereador Professor Mimi fez pedido de vista aos projetos nº 010 e 011, solicitando mais tempo para análise. O presidente da Câmara colocou em votação, sendo aprovado pelos vereadores presentes.

Em seguida, o presidente anunciou a criação do projeto da Associação de Mães e Amigos de Autistas de Duque Bacelar (AMA) e convidou para fazer a apresentação a coordenadora de educação especial, Ana Machado, e a coordenadora de educação infantil, Suane Oliveira.

Após as explicações das coordenadoras, os vereadores presentes se manifestaram em apoio ao projeto de criação da AMA.

Para finalizar, o presidente Fernando Oliveira, colocou em votação as indicações de nº 034 e 035, ambas recebendo apoio unânime dos vereadores presentes.


sexta-feira, 26 de setembro de 2025

DUQUE BACELAR: CÂMARA MUNICIPAL DISCUTE PROJETO QUE RENEGOCIA DIVIDAS PREVIDENCIÁRIAS DO FAPDUQUE

 

Na 19ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Duque Bacelar, ocorrida ontem, 25, estiveram presentes os vereadores: Fernando da Idalice, Toinho da Gracinha, Carreta, Deusaniro, Betim do Sacolão, Neto Chagas e Lino dos Empréstimos.

O presidente da Câmara Municipal, Fernando da Idalice, fez a abertura dos trabalhos agradecendo a todos pela presença e solicitou do vice-presidente, Toinho da Gracinha, que fizesse a leitura da ordem do dia:

Projeto-de-Lei nº 010/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o parcelamento e o reparcelamento de débitos previdenciários patronais do FapDuque;

Projeto-de-Lei nº -011/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera o art. 27 da Lei nº 70/2010 para adequar a composição dos conselhos de administração e fiscal do FapDuque;

Indicação nº 031/2025, de autoria do vereador Deusaniro Araújo Santos, solicitando que o Poder Executivo realize a perfuração de poço artesiano no povoado Sambaibal;

Indicação nº 032/2025, de autoria do vereador Deusaniro Araújo Santos, que solicita do Poder Executivo a recuperação da estrada vicinal que liga o Antônio Rosa (Torrões) a Linha de Pau;

Indicação nº 033/2025, de autoria do vereador Deusaniro Araújo Santos, que solicita do Poder Executivo a recuperação da estrada vicinal que liga a Taboquinha ao Mocambo Velho pelo trajeto interno.

Após a leitura do expediente, o Presidente agradeceu a presença do Prefeito Municipal, Flávio Furtado, dos representantes do fundo previdenciário, secretários municipais, representantes do sindicato dos professores e servidores da educação presentes no auditório.

Em seguida foi iniciada a discussão do Projeto-de-Lei nº 010/2025, com a explicação dos representantes do FapDuque sobre o projeto. A discussão teve a participação dos servidores que externaram dúvidas, a explanação do Secretário de Educação, do Prefeito Municipal e de todos os vereadores presentes, sendo que o vereador Betim do Sacolão questionou a dívida do sistema previdenciário do Município afirmando ser grande o prejuízo para os aposentados e pensionistas bacelarenses.

Concluído os debates, ficou acertada uma reunião entre os representantes do sistema previdenciário, sindicato dos professores e vereadores para fazerem alterações no projeto.


quinta-feira, 18 de setembro de 2025

DUQUE BACELAR: VEREADORES APROVAM INDICAÇÃO QUE CRIA ‘’O BOLSA UNIVERSITÁRIA’’


Na 18ª sessão ordinária desta quinta-feira, 18, estiveram reunidos no plenário da Câmara Municipal de Duque Bacelar os Vereadores: Fernando da Idalice, Toinho da Gracinha, Professor Mimi, Neto Chagas, Venício Alencar, Betim do Sacolão, Deusaniro e Carreta.

O presidente da Câmara, Fernando da Idalice, fez a abertura dos trabalhos invocando a Deus e agradecendo a presença de todos, passando a palavra ao 1º secretário (Prof. Mimi) para fazer a leitura dos assuntos pautados.

Em seguida, o vereador Toinho da Gracinha usou a tribuna para apresentar a indicação de nº 030/2025, que indica ao prefeito municipal a criação do programa, ‘’Bolsa Universitária’’, que visa ajudar financeiramente os estudantes de Duque Bacelar que ingressam nas universidades, mas que não tem condições de custear a integralidade das despesas. A indicação supracitada foi aprovada por unanimidade.

O vereador Betim do Sacolão informou sobre visita que fez a uma escola que foi revitalizada pela gestão, mas que não foi construído banheiro, sendo utilizado pelas crianças um banheiro de palha sem as mínimas condições sanitárias.

O vereador Venício Alencar informou que antes da denúncia já havia conseguido material para construir o banheiro na escola e cobrou responsabilidade na hora de denunciar.

Os demais vereadores presentes reconheceram a gravidade do caso, mas questionaram a forma como a denuncia foi feita, enquanto as providências já estavam sendo tomadas.

Após intenso debate sobre a questão e não havendo mais nada a tratar, o presidente declarou encerrada a sessão.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

CÂMARA MUNICIPAL DE DUQUE BACELAR QUER PROIBIR, NO SERVIÇO PÚBLICO, QUEM PRATICA VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

 

Na sessão da Câmara Municipal de Duque Bacelar de ontem quinta-feira, 11, estiveram presentes os vereadores: Fernando da Idalice, Toinho da Gracinha, Professor Mimi, Lino dos Empréstimos, Deusaniro, Venício Alencar e Betim do Sacolão.

Na pauta de discussões a Resolução de nº 04/2025, que modificou o Regimento Interno da Casa Legislativa determinando novo horário das sessões ordinárias para as quintas-feiras, às 9h. – A indicação foi apresentada pelo vereador Lino dos Empréstimos e aprovada por unanimidade.

Foi discutida a indicação nº 022/2025, de autoria do vereador Venício Alencar que propõe a proibição de nomeações no Poder Executivo Municipal de pessoas condenadas pela justiça por violência contra mulheres e meninas, além da criação do canal telemático “Linha Viver Sem Medo” para receber denúncias sigilosas. A indicação a ser encaminhada ao Poder Executivo para elaboração de projeto foi aprovada por unanimidade.

Foi discutida a indicação nº 029/2025, de autoria do vereador Josemir Ribeiro da Costa (Prof. Mimi), que solicita a reforma e empiçarramento da estrada vicinal que liga os povoados Água Azul e São João dos Matildes. A indicação foi aprovada com unanimidade dos vereadores presentes.

Ainda no âmbito das discussões, o vereador Betim do Sacolão questionou a qualidade das estradas vicinais, alegando que o governo municipal recebe milhões e oferece para a população estradas de péssima qualidade, no que foi rebatido pelos vereadores: Toinho da Gracinha, Fernando da Idalice, Professor Mimi, Lino dos Empréstimos e Deusaniro.

Após as deliberações legislativas, o presidente da Câmara, Fernando da Idalice, autorizou o escritor Carlos Machado a fazer uma explanação sobre o livro: “Origem e Emancipação Política de Duque Bacelar” e em seguida sessão de autógrafos da obra.



Fotografias: Davi Machado


segunda-feira, 8 de setembro de 2025

LANÇAMENTO DE LIVRO NA CÂMARA MUNICIPAL DE DUQUE BACELAR

 

Realizaremos na próxima quinta-feira, 11, às 9h, um bate-papo sobre o nosso livro: “Origem e Emancipação Política de Duque Bacelar”. O evento será no plenário da Câmara Municipal de Duque Bacelar, com o apoio do presidente da Instituição, Fernando da Idalice, e do vice-presidente, Toinho da Gracinha.

A História da origem e emancipação política de Duque Bacelar, antigo Garapa, apresentada no livro foi construída, basicamente, a partir de fontes orais e da literatura existente sobre o assunto. Esperamos, assim, contribuir para que a História dos homens e mulheres que construíram esta terra seja mantida viva.

Contamos com a presença de todos!


sexta-feira, 5 de setembro de 2025

VEREADORES DE DUQUE BACELAR APROVAM MUDANÇA NO HORÁRIO DAS SESSÕES E APRESENTAM DEMANDAS AO EXECUTIVO

 

Na 16ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Duque Bacelar, ontem, 4, estiveram presentes os vereadores: Fernando da Idalice, Toinho da Gracinha, Professor Mimi, Lino dos Empréstimos, Carreta, Deusaniro e Neto Chagas.

Após a abertura da sessão o presidente, Fernando da Idalice, concedeu a palavra as autoridades presentes:

O ex-vereador Ocean usou a tribuna para anunciar a inauguração da Sala do Empreendedor de Duque Bacelar e elencou uma série de vantagens para os microempreendedores do Município;

A Secretária de Administração do Município, Gabriela Furtado, anunciou a criação da coordenação da mulher, sendo indicada para ocupar a função de coordenadora, Francisca Selma, mais conhecida como Rosa do Bolo.

O vereador Lino dos empréstimos defendeu a indicação 027/85, que solicita a construção de uma quadra de esportes Society, com iluminação, no Bairro Vargem Redonda; e a indicação nº 028/25, que altera o horário das sessões da Câmara Municipal para os dias de quinta-feira, às 9h.

O vereador Toinho da Gracinha elogiou as duas escolas que foram premiadas, após resultado do SEAMA, e o prêmio professor alfabetizador, relacionando as conquistas ao trabalhado educacional sério desenvolvido no Município e parabenizou os profissionais que desempenham suas funções com dedicação e esmero; lamentou os homicídios ocorridos na cidade e denunciou a estrutura policial minguada, sugerindo a formação de uma comissão para tratar do assunto com as autoridades competentes; anunciou um projeto que visa premiar os estudantes, que se destacarem, com ajuda financeira do município; criticou indivíduos que utilizam as redes sociais para denegrirem a administração e os profissionais da educação sem base e sem conhecimento de causa, convidando-os para participarem das sessões da Câmara.

Após ouvidas as opiniões dos vereadores as propostas foram colocadas em votação, sendo aprovadas por unanimidade.

O presidente da Câmara parabenizou a gestão municipal pelos avanços e conquistas, elogiou seus pares pelo trabalho continuo em prol da população e declarou encerrada a sessão.

 

                               15ª SESSÃO ORDINÁRIA – 28.08.2025

Indicações apresentadas:

Vereador Venício Alencar

Indicação 022/2025

Solicita do Poder Executivo um Projeto de Lei vedando a nomeação, no âmbito do Município, de pessoas condenadas por decisão judicial pela prática de violência contra a mulher, bem como a abertura de canal para denúncias.

Vereador Neto Chagas

Indicação 023/2025

Solicita a perfuração de um poço artesiano no povoado Baixa Grande-Tabuleiro;

Indicação 024/2025

Solicita reforma e manutenção da estrada vicinal que liga o povoado Paissandu ao Olho D’Água da Onça;

Indicação 025/2025

Solicita reforma e manutenção da estrada vicinal que dá acesso ao povoado Engenho Lagoa (Nena);

Indicação 026/2025

Solicita reforma e manutenção da estrada da Mangueira, no povoado Olho D’Água.

 

 


quinta-feira, 4 de setembro de 2025

O DESMORONAMENTO DO PPROJETO DE FUFUCA AO SENADO

 

O futuro político do ministro dos Esportes, André Fufuca (UP), entrou em xeque após a decisão da federação PP União Brasil de desembarcar do governo Lula. A medida praticamente enterra o plano do deputado maranhense de usar o ministério como trampolim para disputar o Senado em 2026 e o força a recalcular sua rota, mirando agora a reeleição para a Câmara dos Deputados.

Na tentativa de se projetar ao Senado em 2026, Fufuca já fechou R$ 157 milhões em convênios do Ministério dos Esportes com municípios maranhenses”, a estratégia era evidente. Fufuca utilizava a estrutura federal para irrigar prefeituras aliadas no Maranhão, tentando consolidar sua imagem de pré candidato ao Senado. Com a decisão partidária, porém, a fonte secou e o projeto maior se inviabilizou.

A determinação da federação é clara: até 30 de setembro, todos os filiados que ocupam cargos no governo federal devem entregá-los. Quem resistir poderá sofrer punições que vão desde o afastamento até a expulsão da legenda. No caso de Fufuca, o risco é ainda mais sério, pois a perda do mandato de deputado federal é possível, já que a vaga pertence ao partido e não ao parlamentar.

Apesar disso, fontes em Brasília apontam que Fufuca resiste a deixar a Esplanada, a exemplo do ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil PA). O apego ao prestígio do cargo pode, no entanto, acelerar sua queda. Entre as consequências possíveis está a perda do comando do UP no Maranhão, posição que lhe garante influência política local. O nome mais cotado para assumir a liderança estadual é o deputado federal Pedro Lucas, visto como favorito da cúpula partidária.

Na prática, a saída do ministério e uma eventual perda de espaço dentro do partido colocariam fim ao projeto nacional de Fufuca e enfraqueceriam seu poder regional. O sonho do Senado, portanto, naufragou antes de se consolidar. Agora, a prioridade passa a ser a sobrevivência política, tentando assegurar uma vaga na Câmara em 2026.

 

 

Fonte: Blog A Fonte


domingo, 31 de agosto de 2025

JUIZ CONCEDE MEDIDA PROTETIVA CONTRA O EX-PREFEITO SOLINEY SILVA, APÓS AMEAÇAS A EX-MULHER

 

A Justiça da Comarca de Coelho Neto/MA concedeu medidas protetivas de urgência contra o ex-deputado estadual e ex-prefeito Soliney Silva, pai do atual prefeito da cidade, Bruno Silva. A decisão foi tomada após representação apresentada pelo delegado de Polícia Civil e garante proteção à ex-companheira de Soliney, Mara Suely Almeida e Silva, que relatou ter sofrido ameaças.

De acordo com a determinação do juiz Manoel Felismino Gomes Neto, Soliney Silva deve manter distância mínima de 200 metros da vítima, de seus familiares e testemunhas, além de estar proibido de manter contato por qualquer meio de comunicação.

A medida, baseada na Lei Maria da Penha, busca resguardar a integridade física, moral e psicológica da vítima. O magistrado destacou que, em casos de violência doméstica, a palavra da vítima tem grande relevância, considerando que tais crimes muitas vezes ocorrem sem testemunhas.

O juiz ainda advertiu que o descumprimento da decisão poderá resultar na prisão preventiva do ex-prefeito e configurar crime previsto no artigo 24-A da Lei Maria da Penha.

O revés na justiça ocorre após a ex-primeira dama de Coelho Neto, Suely Silva, ganhar judicialmente o direito de gerir os bens da família. Por conta disso, o ex-prefeito aumentou a dose de ataques a ex-mulher.

 

Fonte: Blog do Domingos Costa


sexta-feira, 29 de agosto de 2025

DUQUE BACELAR: CÂMARA DE VEREADORES DEBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

 

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Duque Bacelar ontem,28, foi dedicada a conscientização pelo fim da violência contra a mulher, enfatizando a importância do agosto Lilás, e contou com a presença de autoridades, representantes da sociedade civil e convidadas especiais.

O presidente da Câmara, Fernando da Idalice, pontuou que a comunidade precisa ser conscientizada sobre esse tema que entristece a sociedade, alertando para os números de feminicídios que só crescem no Brasil e que Duque Bacelar não pode ficar de fora da discussão, que as políticas públicas precisam ser fortalecidas para que as mulheres se sintam seguras.

A ex-vereadora, Meire Moraes, parabenizou a iniciativa da Câmara Municipal por trazer a discussão para o local apropriado, elogiou as demais mulheres convidadas exaltando o potencial de cada uma e afirmou que enquanto vereadora o assunto foi uma de suas bandeiras de luta.

O nível do debate, com as convidadas se revezando nas falas, demonstrou que as mulheres de Duque Bacelar estão conscientes dos seus direitos e dispostas a irem à luta para que o combate à prática da violência seja constante e envolva todas as camadas sociais.

O agosto Lilás, este ano tem como tema “não deixe chegar ao fim da linha” reforçando o papel da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e transformação de vidas.




terça-feira, 26 de agosto de 2025

QUE LAPADA! CONTA DE LUZ VAI AUMENTAR 17,46% NO MARANHÃO

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (26) um reajuste de 17,46% na tarifa residencial de energia elétrica cobrada pela Equatorial Maranhão.

A nova tarifa entra em vigor já na próxima quinta-feira, 28 de agosto, e alcança aproximadamente 2,2 milhões de unidades consumidoras em todos os 217 municípios do estado.

O aumento decorre da Revisão Tarifária Periódica (RTP), realizada a cada cinco anos, que leva em conta custos de distribuição, transporte e compra de energia, além da remuneração de investimentos da concessionária e encargos que financiam políticas públicas do setor elétrico.

De acordo com a ANEEL, o índice médio de reajuste projetado para este ciclo chega a 21,85%, sendo 23,20% para consumidores de alta tensão e 21,61% para baixa tensão.

Fonte: Gilberto Léda



sexta-feira, 22 de agosto de 2025

DUQUE BACELAR: VEREADORES REINICIAM OS TRABALHOS NO 2º SEMESTRE

 

Após o recesso legislativo, os vereadores de Duque Bacelar reiniciaram ontem, 21, as atividades do 2º semestre. A sessão solene de reabertura dos trabalhos contou com a presença dos edis: Fernando da Idalice (presidente), Toinho da Gracinha (vice-presidente), Professor Mimi (1º secretário), Lino dos Empréstimos (2º secretário), Venício Alencar, Neto Chagas, Carreta, Deusaniro e Betim do Sacolão.

Estiveram presentes na sessão o prefeito Flávio Furtado e os secretários Léo Jaime (Obras), Alex (Gabinete) e Luís Henrique (Comunicação), além de um número significativo de ouvintes.

O presidente da Câmara, Fernando da Idalice, deu boas-vindas aos nobres vereadores desejando sucesso no segundo semestre e que todos continuem ativos na fiscalização e cobrança das ações que beneficiem a população; ressaltou a importância do agosto lilás e as campanhas que visam conscientizar a população sobre a violência contra a mulher, além de destacar diversas iniciativas do executivo que estão em andamento.

Os vereadores, de forma unânime, reafirmaram o compromisso de continuar trabalhando forte para atender as necessidades do povo, diuturnamente, cumprindo o papel para o qual foram eleitos.

Após o encerramento da sessão, houve uma confraternização em comemoração ao aniversário do vereador Deusaniro.

 


Fotografias: Davi Machado


quarta-feira, 20 de agosto de 2025

APOSTA DE CAXIAS (MA) LEVA PRÊMIO DE R$ 63 MILHÕES DA MEGA-SENA

 

O concurso 2.093 da Mega-Sena teve suas dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal na noite desta terça-feira (19/8), no Espaço da Sorte, em São Paulo. O grande vencedor foi um bolão de 15 cotas, registrado em Caxias (MA), que acertou os seis números e vai levar para casa o prêmio de R$ 63.090.150,60.

Os números sorteados foram: 20 – 24 – 27 – 46 – 50 – 54.

Além do prêmio principal, 51 apostas em todo o Brasil acertaram a quina, cada uma levando R$ 52.488,22. Entre elas está uma aposta simples registrada na lotérica Boa Sorte 1, em Parnaíba (PI). Já a quadra foi acertada por 3.737 apostas, com prêmio individual de R$ 1.180,75.

 

Fonte: Portal 180 graus


segunda-feira, 18 de agosto de 2025

O ESTADO DO MARANHÃO É CAMPEÃO EM BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA

 

Em mais um ano, o Maranhão aparece em primeiro lugar no ranking de estados com maior dependência do Bolsa Família em relação ao emprego formal. Dados tabulados em julho deste ano, divulgados pelo Poder360, apontam que há 521,6 mil famílias a mais recebendo o benefício do que trabalhadores com carteira assinada.



sexta-feira, 15 de agosto de 2025

VÍDEO: ANTES DE MATAR SECRETÁRIO DE OBRAS, GUARDA MUNICIPAL DEU UM SOCO NO ROSTO DA VÍTIMA

 

O Secretário Municipal de Obras da cidade de Buriti, no interior do Maranhão, foi assassinado na manhã desta quinta-feira (14) por um Guarda Municipal. Antônio José Ferreira da Silva, conhecido como “Toinho Francês”, foi atingido com um tiro na região do peito.

O Guarda Municipal estava fazendo o monitoramento da portaria do Hospital Municipal Benedito Machado, quando avistou Toinho Francês, ex-vereador, em uma motocicleta realizando uma contramão de cerca de 5o metros.

O Guarda assim que olhou o secretário, correu e com a mão na arma, parou a motocicleta, em seguida, o Guarda tentou arrancar a chave da moto e, simultaneamente, desferiu um soco no rosto no rosto do secretário municipal, que desceu da motocicleta e ainda tentou revidar, mas foi atingido covardemente com um disparo de arma de fogo no peito por parte do guarda municipal.

Tudo foi gravado por uma câmera que fica em frente ao Hospital Municipal Benedito Machado, na avenida Candoca Machado, em Buriti.

 

Fonte: Domingos Costa


quinta-feira, 14 de agosto de 2025

POLÍCIA CIVIL REALIZA BUSCAS INTENSAS POR VEREADOR DE TIMON ACUSADO DE PLANEJAR HOMICÍDIO

 

Polícia Civil do Maranhão realiza intensas buscas pelo vereador de Timon, Luis Carlos da Silva Sá, mais conhecido como Kaká do Frigo Sá (AGIR), considerado foragido da Justiça do Estado. Ele é alvo de um mandado de prisão expedido pela Justiça, decorrente de investigações sobre um homicídio ocorrido no município de Matões, em 2023, no qual o parlamentar é acusado de ser o mandante. Nesta quarta-feira (13), o filho dele foi preso pela corporação.

Segundo informações do delegado George Marques, titular da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), o levantamento da corporação reuniu elementos robustos que indicam a participação de Kaká do Frigo Sá no assassinato. “A vítima já estava sendo ameaçada por ele, pelo vereador, e pelo irmão. A motivação, como o inquérito está em curso, não gostaríamos de comentar agora, mas existem elementos probatórios suficientes que o apontam como mandante do crime”, declarou o delegado.

Conforme o superintendente, a investigação sobre o crime avançou a partir deste mês e, diante dos indícios de autoria e materialidade relacionados ao parlamentar, foi solicitada ao Judiciário a expedição do mandado de prisão contra ele. O pedido foi acatado, razão pela qual o vereador é agora considerado foragido da Justiça.

Embora Kaká do Frigo não tenha sido localizado pela autoridade policial, durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão nos endereços ligados ao parlamentar, foi encontrada uma arma de fogo em posse do filho do vereador, que acabou sendo preso por porte ilegal de arma. Ele foi solto após pagar fiança.

O delegado George Marques destacou que o filho do parlamentar não tem envolvimento com o homicídio ocorrido em Matões. “Aparentemente, o filho dele [Kaká do Frigo] não tem envolvimento com a investigação do homicídio; porém, foi preso no momento do cumprimento do mandado de busca e apreensão, pois estava com uma arma”, ressaltou o superintendente.

Fonte: GP1 Maranhão


quarta-feira, 13 de agosto de 2025

VICE-PREFEITO DE AFONSO CUNHA NEGA ACUSAÇÕES E DIZ SER VÍTIMA DE TRAMA POLÍTICA


Em entrevista ao jornalista Jonas Filho, ainda na noite desta terça-feira (12), o vice-prefeito do município de Afonso Cunha, Floriano Pereira, repudiou veementemente as acusações de tentativa de estupro e agressão física feitas pela vereadora Júlia Rodrigues, presidente da Câmara Municipal.

Em sua versão, Floriano contou em detalhes tudo que aconteceu e disse que em nenhum momento agrediu ou tentou violentar sexualmente a vereadora, ao contrário disso, o vice-prefeito afirmou que está sendo vítima de uma trama criminosa para lhe prejudicar, visto que existe um acordo do grupo político o qual faz parte para ele ser o próximo prefeito do município.

 

Fonte: Domingos Costa


AFONSO CUNHA: B.O E LAUDO APONTAM AGRESSÕES A VEREADORA EM CASO DE TENTATIVA DE ESTUPRO

A presidente da Câmara de Afonso Cunha, Júlia Maria Rodrigues Silva, registrou boletim de ocorrência acusando o vice-prefeito Floriano Pereira da Costa de tentativa de estupro, injúria e lesão corporal. O caso, segundo o registro policial, ocorreu por volta das 10h desta terça-feira (12) no gabinete da vereadora, no prédio da Câmara Municipal.

No depoimento, Júlia relatou que Floriano tentou manter relações sexuais contra sua vontade, puxou seu cabelo, jogou-a no sofá e desferiu um soco, além de proferir “palavras de baixo calão”. O documento aponta que o vice-prefeito só não consumou o ato por “circunstância alheia à sua vontade” e que também a ameaçou de morte caso o fato fosse divulgado. O exame de corpo de delito, assinado por dois peritos, confirma “lesão compatível com trauma externo” e atesta ofensa à integridade corporal da vítima.

A vereadora, que estava no momento acompanhada de assessores e servidores da Câmara, afirmou ao Marrapá que já havia recebido investidas e comentários inapropriados do vice-prefeito em outras ocasiões. Até a publicação desta matéria, Floriano Pereira não havia se pronunciado sobre as acusações.

Fonte: Marrapá

 

terça-feira, 12 de agosto de 2025

AFONSO CUNHA: VEREADORA ACUSA VICE-PREFEITO DE TENTATIVA DE ESTUPRO

 

A presidente da Câmara de Vereadores de Afonso Cunha, Júlia Rodrigues, denunciou o vice-prefeito Floriano Pereira por tentativa de estupro e agressão física dentro de seu gabinete, na manhã desta terça-feira (12). Em entrevista exclusiva ao Marrapá, a parlamentar relatou que o vice-prefeito já havia feito investidas anteriores e que, no episódio mais recente, fechou a porta da sala e tentou tocá-la nas partes íntimas.

Segundo Júlia, Floriano Pereira afirmou que ela poderia “ficar com ele” e ser sua “amante”, alegando que isso lhe traria benefícios. A vereadora contou que recusou o convite e insistiu para que qualquer reunião ocorresse apenas em seu gabinete, onde o crime teria sido tentado. “Que ele respeite não só a mim, mas todas as mulheres. Ele acha que, por ser vice-prefeito, pode assediar qualquer uma”, disse.

A vereadora afirmou que estava na delegacia registrando boletim de ocorrência no momento do contato telefônico e que refletirá sobre sua relação com a atual administração municipal após o ocorrido. Vereadora mais votada do município, a parlamentar integra a base do governo. Até o momento, Floriano Pereira não se pronunciou sobre a acusação.

 

Fonte: Marrapá