.

.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

PLM: UMA ANÁLISE DESCONECTADA DA REALIDADE

Causou estranheza a matéria paga, publicada, no portal leste maranhense, com o título: Flávio Furtado: um homem forte do Governo Flávio Dino no Baixo Parnaíba.

É incontestável que o Prefeito de Duque Bacelar está forte no próximo governo. É incontestável, também, que os aliados de Dino e o Próprio ficarão com um olho aberto e outro fechado para o Prefeito. O porquê: Flávio Furtado foi aliado de primeira hora da governadora Roseana. Aproveitou tudo que tinha que aproveitar, sugou tudo que tinha que sugar e na hora “H”, por causa dos elevados índices de Flávio Dino nas pesquisas de opinião pública, pulou fora do barco da governadora.

Esse tipo de atitude, no meio político, é imperdoável. O indivíduo que trai pode até ter um pouco de credibilidade, mas não tem a confiança. E é justificável: quem garante que no futuro o prefeito não faça o mesmo com Flávio Dino? Se foi capaz de passar a rasteira em quem tanto lhe ajudou, quem garante que não fará de novo? Ou seja, o grau de confiança fica abaixo de todas as expectativas.

Mas, estranha mesmo, é a afirmativa exposta no post sobre a posição do Prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva. Diz de forma despudorada que Soliney não pulou fora do barco de Roseana porque o grupo de Flávio Dino não quis. Haja paciência! Somente uma pessoa sem conhecimento político faria uma afirmação tresloucada como essa. O que não é o caso do blogueiro.

Nem se compara a liderança política de Soliney Silva no Estado com a do Prefeito de Duque Bacelar. Qualquer grupo político faz questão de ter Soliney em seus quadros. E nem vou elencar os motivos. Se Soliney quisesse ter dado uma de “traíra”, certamente, teria mudado de lado e sido recebido com festa e foguetório. Mas, manteve-se coerente, fiel aos princípios éticos da moral e da gratidão. E, na política este tipo de atitude não tem preço.

A posição de Soliney Silva ao apoiar a candidatura de Lobão Filho, apesar das pesquisas que apontavam a vitória de Flávio Dino, foi um exemplo de retidão política. Ele mostrou que merece confiança porque não abandona os companheiros na hora das adversidades. Atitudes assim fortalecem qualquer político. Se perdeu aliados importantes, mas ganhou na ética e na confiabilidade.

A vitória maciça dos candidatos indicados por Soliney em Coelho Neto, com exceção do candidato a governador, mostra de forma incontestável a enorme liderança política do Prefeito. A vitória de Dino no Município foi uma tendência estadual e não se reflete no posicionamento do Prefeito.

Futuramente, faremos uma análise do desempenho dos demais grupos políticos de Coelho Neto nas eleições 2014. E, para finalizar: causa estranheza, também, o nobre “cientista político” não ter escrito uma linha, sequer, sobre a pífia votação que os candidatos do grupo politico do qual faz parte receberam em Coelho Neto. Entendo que “a justiça para ser boa deve começar em casa”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário