.

.

sábado, 16 de maio de 2020

A DIFERENÇA ENTRE ESQUERDA, DIREITA, LIBERAL E CONSERVADOR

As principais diferenças entre as ideologias de esquerda e de direita se centram em torno dos direitos dos indivíduos e o papel do governo. Já os termos liberal e conservador são utilizados na definição das pautas apoiadas.

A esquerda acredita que a sociedade fica melhor quando um governo tem um maior papel, garantindo direitos e promovendo a igualdade entre todos. Por sua vez, as pessoas de direita acreditam que a sociedade progride quando os direitos individuais e as liberdades civis têm prioridade, e o poder do governo é minimizado.

Enquanto os liberais possuem uma visão mais progressista e a favor de mudanças, os conservadores possuem uma visão mais tradicional da ordem social existente. É necessário ressaltar que os conceitos direita, esquerda, liberal e conservador mudaram bastante desde sua criação e que hoje a linha entre eles é muito tênue.

O que é a Esquerda?

A ideologia de esquerda defende que o governo deve garantir o bem dos cidadãos. Para isso, ele deve ser grande e forte, controlando todos os setores da sociedade, regulando as empresas e cobrando impostos. Suas ideias são inspiradas no socialismo e no comunismo.

O que é a Direita?

A ideologia defende uma menor participação do governo na sociedade, deixando que o próprio mercado dite suas regras. A direita defende uma maior responsabilidade individual das pessoas e autonomia das empresas, com menos impostos e regulamentação. Seu embasamento teórico vem do liberalismo.

Principais diferenças

A esquerda acredita que deve haver um sistema de pagamento de impostos adequado, onde todos devem pagar uma quantia específica de tudo o que ganham. Por outro lado, a direita acredita que deve haver menor pagamento de impostos para as pessoas que produzem mais, pois assim poderiam contribuir para o bem-estar da sociedade.

No caso da saúde e educação, a esquerda acredita que o governo deve ter um maior papel, fornecendo instalações de cuidados e um sistema educacional gratuito e acessível para todos. Por outro lado, a direita pensa que esses devem ser fornecidos por entidades privadas.

Como surgiram os termos esquerda e direita?

Os termos políticos esquerda e direita se originaram no século XVIII durante a Revolução Francesa e são baseados nos arranjos de assentos na Assembleia Nacional Francesa.

Aqueles que se sentaram à esquerda do presidente parlamentar apoiaram a revolução, se opondo à monarquia. Elas eram favoráveis à uma mudança radical, que iria levar ao fim da monarquia e dar mais poder ao povo. Por isso, essa ideologia é relacionada com a luta dos trabalhadores.

Aqueles que se sentaram à direita apoiaram o antigo regime monarquista. Quanto mais forte a sua oposição à mudança e seu desejo de preservar a sociedade tradicional, mais à direita eles estariam. A tradição, a religião institucional e a privatização da economia foram considerados os valores fundamentais da direita.

Esquerda e Direita na política atual

Com o passar dos anos, essa divisão entre direita e esquerda foi ficando mais complexa, pois novas demandas e interesses foram surgindo. Assim, os conceitos de direita e esquerda já não eram suficientes para definir os ideais políticos dos partidos.

Então foi necessária a criação de outras divisões para explicar os diferentes partidos e suas reivindicações. As mais utilizadas são: extrema esquerda, esquerda, centro-esquerda, centro, centro-direita, direita e extrema direita.

Os grupos com ideias mais radicais e extremistas ficam nas pontas, enquanto no centro ficam os partidos que atuam de forma mais moderada e que possuem um maior apelo eleitoral.
Além dessa divisão, alguns grupos que costumam ser considerados de esquerda são: progressistas, ambientalistas, social-democratas, sociais-liberais, libertários-socialistas, comunistas e anarquistas.
Por sua vez, na direita nós podemos encontrar os capitalistas, neoliberais, conservadores, econômico-libertários, anarcocapitalistas, neoconservadores e nacionalistas.

Liberal e Conservador

Antigamente, os conceitos de liberal e conservador estavam ligados à permanência ou não do sistema político vigente. Enquanto os conservadores desejavam um governo central forte, os liberais queriam sua descentralização.

Porém, com a instauração da democracia, os termos liberal e conservador passaram a ser mais utilizados para definir outras pautas dos grupos, sejam elas no contexto social ou econômico.

Quando se trata do contexto social, os conservadores têm uma visão mais tradicional, se opondo a pautas como o casamento homossexual, legalização das drogas, aborto e migração. Enquanto isso, os liberais costumam apoiar essas pautas.

Em questões como a pena de morte e legalização das armas, geralmente são apoiadas pelos conservadores e refutadas pelos liberais.

Fonte: Diferença.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário