.

.

sábado, 15 de agosto de 2020

“A FACE DE DEUS”: ESTUDO ANALISA CABEÇAS DE PEDRA ENCONTRADAS EM JERUSALÉM

 

Em novo estudo, publicado na revista Biblical Archaeology Review, o professor de arqueologia Yosef Garfinkel analisa os achados do templo de Tel Moza, descoberto em Jerusalém em 2012, e conclui que as três cabeças de estatuetas masculinas seriam antigas representações de Deus, ou Yahweh, como os hebreus o chamavam. 

Embora duas das cabeças tenham sido encontradas no templo de Tel Moza, e a última foi encontrada na escavação de Khirbet Qeiyafa, a 32 quilômetros também de Jerusalém, todos os artefatos datariam dos séculos 9 e 10 a.C.. 

Também foram encontradas duas estátuas representando cavalos em Tel Moza. Assim, o pesquisador acredita que as cabeças estariam antes ligadas ao corpo de cavaleiros. Isso porque, na Bíblia, no livro de Salmos, Yahweh seria descrito como “cavaleiro das nuvens” ou “cavaleiro dos céus”. 

Para o autor do estudo, essas representações de Deus em forma humana teriam uma importância fundamental para os antigos povos hebreus. “Assim como o fiel vê a face do ídolo, naquele exato momento o ídolo também olha para o fiel. Este é um momento metafísico, um contato entre a terra e o céu, o cerne da experiência religiosa.”, conclui.

Fonte: AH


Nenhum comentário:

Postar um comentário