.

.

terça-feira, 27 de março de 2018

ESTUDO COLOCA EM XEQUE POLÍTICA DE TRANSPARÊNCIA DA COCA-COLA

Um estudo que acaba de ser divulgado coloca em xeque a política de transparência da Coca-Cola em relação ao financiamento de estudos científicos. Artigo publicado na última semana pela revista Public Health Nutrition mostra que a maior parte dos pesquisadores com trabalhos financiados pela empresa ficou de fora das listas divulgadas desde setembro de 2015.

Paulo Serôdio, do Departamento de Sociologia da Universidade de Oxford, Martin McKee, da London School of Hygiene and Tropical Medicine, e David Stuckler, da Universidade de Bocconi, na Itália, encontraram 471 autores e 128 estudos que não foram divulgados pela empresa. O levantamento foi feito a partir de bases de dados científicas.
A fabricante de refrigerantes está no centro das atenções desde 2015, quando a mídia dos Estados Unidos revelou uma série de questões obscuras envolvendo a Rede Global de Balanço Energético, uma iniciativa científica financiada pela Coca para jogar luzes sobre a atividade física. O caso ajudou a elucidar como a empresa se vale desse assunto para desviar o foco sobre o papel dos produtos que fabrica na epidemia global de obesidade.
Frente a isso, a Coca-Cola decidiu divulgar uma lista com 115 profissionais de saúde e 43 projetos de pesquisa por ela financiados. Engarrafadoras da empresa no Reino Unido, na França, na Alemanha, na Nova Zelândia e na Espanha seguiram essa atitude. No Brasil, como mostramos, a empresa se recusa a adotar a mesma medida. Revelamos também como a empresa realiza encontros com influenciadores digitais nos quais cientistas tentam atenuar o papel dessas bebidas como causadoras da obesidade.

O que o novo estudo revela é que há uma diferença muito grande entre o que a Coca divulga e o que de fato ocorre. “Demonstramos que mesmo depois de um importante passo adiante em transparência adotado pela empresa, ainda sabemos muito pouco sobre a real escala dos esforços de financiamento da Coca”, concluem os autores.
Fonte: Revista Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário