.

.

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

VEREADOR QUER PROIBIR PRODUÇÃO E VENDA DE COTONETES EM SÃO PAULO

O vereador Toninho Vespoli (PSOL) quer proibir a produção e a venda de cotonetes em São Paulo. A justificativa para o projeto de lei encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal é ambiental: tentar diminuir o uso e o decorrente descarte de material plástico na natureza.

O vereador argumenta que 8,3 bilhões de toneladas de materiais plásticos foram produzidos desde a década de 50, mas apenas 9% disso foi reciclado – 79% restantes teriam sido depositados em lixões e aterros ou descartados na natureza. Ele cita ainda um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que diz que a decomposição total do plástico na natureza pode demorar até 500 anos.
“A poluição dos oceanos tem sido vista como um grande problema em escala global, pois tem causando danos diretos à fauna marinha”, diz o projeto de lei. “Diversas notícias dão conta de animais marinhos sendo encontrados mortos, ou extremamente machucados por terem ingerido materiais plásticos de grande porte. A situação, como se vê, é grave e, tendo-se em conta que os danos à saúde humana causados pelas altas quantidades de plásticos ainda não são plenamente conhecidos, há que se ter muita atenção a este tema.”
Reprodução/fonte: Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário