.

.

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

LISA GHERARDINI: A MULHER QUE CARREGA EM SUA HISTÓRIA UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DA ARTE

Lisa Gherardini também conhecida como Lisa del Giocondo, teve seu nome dado à um dos quadros mais famosos da história. Por muitos anos esse foi um dos grandes enigmas da humanidade. Não se sabe ao certo se Gherardini é realmente a Mona Lisa que está atualmente no Museu do Louvre, na França, contudo, seu quadro foi verdadeiramente encomendado para ser pintado por Da Vinci. O pedido partiu do marido de Lisa, Francesco del Giocondo, a revelação dessa história veio à tona somente em 2005, sendo até hoje a hipótese mais aceita pelos historiadores.

Quem foi Lisa Gherardini?

Nascida em 15 de junho de 1479, em Florença na Itália, pouco se sabe sobre a trajetória da mulher, contudo, algumas peculiaridades sobre a italiana ajudam a contar uma história importante para a arte mundial.

A garota veio de uma família influente, entretanto, na época de seu nascimento seus familiares já não usufruíam de muito dinheiro e viviam em sua maioria com renda adquirida no meio agrícola.

Depois de enfrentarem algumas dificuldades, Lisa se mudou com seus parentes para a província italiana atualmente conhecida como Via dei Pepi e depois se mudaram novamente para Santa Croce, onde eram vizinhos de Ser Piro da Vince, pai do artista Leonardo.

Aos 15 anos, a menina se casou com um homem mais velho, Francesco del Giocondo, um comerciante de tecidos e seda, Lisa foi sua terceira esposa e a união rendeu para o homem um belo dote. O casal teve cinco filhos — um deles morreu após complicações no parto.

Ao longo de sua vida, a italiana foi conhecida por seu forte envolvimento com o catolicismo e a tentativa de ser sempre uma excelente mãe e esposa. Em certo ponto de sua jornada, a história de Lisa se cruzou com a do polímata italiano Leonardo da Vinci.

A descoberta

Durante a Renascença italiana, Leonardo da Vinci recebeu um pedido de Francesco para que retratasse sua mulher Mona (como as senhoras eram chamadas na época) Lisa. O fato de da Vinci ter realizado essa obra foi confirmado no ano de 2005, através de cartas reveladoras.

Pesquisadores da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, descobriram evidências de uma nota impressa em 1503, escrita pelo assistente de Leonardo, Agostino Vespucci. Na correspondência, o homem inicia o texto comparando o artista italiano com o renomado pintor grego Apelles e finaliza a carta dizendo que naquele tempo Leonardo estava trabalhando em uma pintura de Lisa del Giocondo. 

O nome de outras quatro mulheres já surgiu como uma possível inspiração de Leonardo para a pintura, contudo, a história de Lisa é a mais aceita pela comunidade artística. Na época da revelação do documento, o representante do Museu Do Louvre se pronunciou: "Leonardo da Vinci estava pintando, em 1503, o retrato de uma senhora florentina com o nome de Lisa del Giocondo. Sobre isso, agora temos certeza infelizmente, não podemos ter certeza absoluta de que este retrato de Lisa del Giocondo seja a pintura do Louvre. "

Especulações à parte, o quadro se tornou um verdadeiro ícone global, além disso é a obra mais conhecida de seu artista, que há muitos anos gera um ar misterioso e enigmático.

Sobre o fim da vida da mulher que possivelmente inspirou a pintura, sabe-se que Lisa foi para um convento após a morte do marido e que faleceu aos 63 anos, em 15 de julho de 1542, em decorrência de uma doença não revelada. Sua história é motivo de estudos e conspirações até os dias atuais.

Fonte: AH 

Nenhum comentário:

Postar um comentário