.

.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

IDOSOS DE COELHO NETO RECEBEM TRATAMENTO DE CATARATA


Muitas pessoas com mais de 60 anos sofrem de catarata – um turvamento progressivo do cristalino, que interfere na absorção da luz que chega à retina, causando perda na qualidade da visão.

Para que esses idosos voltem a enxergar sem dificuldades, a Prefeitura de Coelho Neto através da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma parceria para que estes idosos possam ser encaminhadas á cidade de Caxias e realizar gratuitamente cirurgias corretivas de cataratas.

De acordo com o secretário de saúde Sérgio Guanabara, ontem (25/02), a Prefeitura enviou mais de 30 idosos, que passaram pela cirurgia. Outras cirurgias já estão agendadas as pessoas se consultam com o nosso oftalmologista, que dependendo do caso, as encaminham para o Programa de Cirurgias realizado pela Secretaria em uma Clinica especializada em Caxias - MA.

A catarata é uma doença provocada pela opacidade do cristalino, lente que fica no interior do olho. As imagens passam pelo cristalino e se formam na retina. Se o cristalino está opaco, a imagem fica embaçada. Com o avançar da doença, a imagem fica cada vez pior, culminando na cegueira.

A doença é a principal causa de cegueira no Brasil que pode ser prevenida. É tão comum que é considerada por muitos como parte do envelhecimento. Mas o problema pode ser solucionado com cirurgia. Atualmente, a técnica cirúrgica mais avançada do mundo no tratamento da catarata é a facoemulsificação. Após a cirurgia os pacientes recebiam uma proteção no olho operado para que a visão não fosse prejudicada durante a viagem de retorno até Coelho Neto.

Na manhã desta última segunda –feira, dois micro- ônibus transportaram a serviço da secretaria todos os idosos com cirurgias agendadas, onde foram encaminhados e acompanhados por servidores da secretaria municipal de saúde e recebidos na Clinica onde receberam todos os cuidados necessários.

Fonte: Portal Virou Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário