.

.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

RELATOR QUER FIM DA REELEIÇÃO E UNIFICAÇÃO DAS ELEIÇÕES

No parecer que apresentou, terça-feira (12), à comissão especial da reforma política na Câmara, o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) incluiu alterações como o estabelecimento de eleições unificadas, fim da reeleição para cargos do Executivo e estabeleceu que os prefeitos eleitos em 2016 ficarão apenas dois anos no poder. Apesar da pressão de seu partido, a proposta que Castro entregou aos membros da comissão que discute a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) não é a do distritão, defendida pelos caciques de seu partido, o vice-presidente Michel Temer (SP) e pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ).
Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, ele defendeu o sistema distrital misto. Neste modelo que combina o voto proporcional e o voto majoritário, os eleitores têm dois votos: um para candidatos no distrito e outro para os partidos (legendas).
Castro anunciou alguns outros pontos da reforma. As eleições passariam a ser unificadas a partir de 2018 e os mandatos teriam cinco anos. Os prefeitos eleitos em 2016 teriam um mandato de apenas dois anos, mas poderiam tentar a reeleição (a última da história do Brasil) e, se reeleitos, teriam um total de sete anos de mandato.
As regras mudam também para a suplência de senadores. Cada Estado elegeria os três senadores mais bem votados. Os três seguintes com maior número de votos seriam eleitos suplentes.

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário