.

.

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

ÓRGÃOS DA ONU E A OEA DENUNCIAM MASSACRE DE INDÍGENAS ISOLADOS NO BRASIL

Órgãos da ONU e da OEA denunciaram nesta quinta-feira, 21, um “possível massacre” dos indígenas em isolamento no território Vale do Javari (Amazonas). Num comunicado, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e o Escritório Regional para América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) se dizem "preocupados" e pedem que o governo adote "medidas imediatas" para frear os ataques contra povos indígenas. 

Segundo as entidades, cerca de dez indígenas em isolamento, incluindo mulheres e crianças, foram assassinadas. De acordo com os órgãos, a região está enfrentando “um aumento das incursões e de atos de violência contra as comunidades indígenas em isolamento voluntário e contato inicial na região do Vale do Javari”.
O comunicado público das organizações internacionais vem num momento em que o governo de Michel Temer está sendo questionado por governos e ONGs estrangeiras sobre a política de proteção aos povos indígenas. Agora, a cobrança pública das entidades promete incrementar a pressão sobre a Funai.


Fonte: Diário do Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário