.

.

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

O QUE PODERIA ACONTECER SE A TERRA PARASSE DE GIRAR?

 

Os pesquisadores não sabem ao certo quais seriam as consequências que os seres vivos enfrentariam caso a Terra parasse de girar — ou seja, deixasse de realizar o movimento de rotação. Mas, certamente, muita coisa mudaria por aqui, e o mais provável é que a vida no planeta fosse extinta.

Se a Terra parasse de girar abruptamente, a atmosfera do nosso planeta continuaria girando, o que causaria ventos extremamente fortes. As placas tectônicas também continuariam em rotação, e colidiriam umas com as outras, produzindo terremotos violentos.

A água dos mares voltaria para os polos, e alguns mares e oceanos se tornariam enormes desertos. Já os planetas localizados acima dos trópicos seriam engolidos pelas águas.

Se o planeta parasse de girar em torno de si mesmo e continuasse o movimento ao redor do Sol, um dia duraria seis meses e uma noite também. Assim, duas situações extremas aconteceriam: durante metade do ano, o planeta enfrentaria um calor escaldante, e, na outra metade, um inverno rigoroso e escuro.

Fonte: AH


Nenhum comentário:

Postar um comentário